Processo seletivo Aprendiz CPTM oferece 132 vagas

Além de aprender uma nova profissão, o aluno que for aprovado no processo seletivo Aprendiz CPTM irá receber uma bolsa-auxílio.

Foi divulgado o edital n° 01/2019 do processo seletivo Aprendiz CPTMque dará a oportunidade a 132 pessoas, em cargos de Aluno Aprendiz, para os cursos de Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Assistente Administrativo e Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica.

Os candidatos que forem aprovados irão participar do Programa Aluno Aprendiz CPTM. O processo seletivo será realizado pelo SENAI – SP, que também terá a responsabilidade de treinar os Aprendizes, antes de ingressá-los na CPTM.

Os candidatos que forem aprovados irão trabalhar na cidade de São Paulo - SPe na Região Metropolitana, de acordo com a necessidade da CPTM.

As vagas do processo seletivo Aprendiz CPTM

O processo seletivo irá distribuir 132 vagas para Alunos Aprendizes, sendo 64 para Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (quatro exclusivas para PcD), 36 de Assistente Administrativo (duas para PcD) e 32 para Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (duas para PcD), conforme demonstraa tabela a seguir:

CursoVagas de ampla concorrênciaVagas exclusivas para PcDVagas Totais
Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários60464
Assistente Administrativo34236
Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica30232

Como fazer para se inscrever

Para poder participar do processo seletivo Aprendiz CPTM, o interessado deve entrar no site do SENAI - SP e se inscrever. Não existem taxas para poder concorrer a uma vaga, portanto é gratuito. As inscrições vão do dia 9 de dezembro de 2019 ao dia 13 de dezembro de 2019, às 21h.

Remuneração e carga horária

O participante aprovado irá receber uma bolsa-auxílio de um salário-mínimo nos primeiros 12 meses e a partir do 13° mês passará a receber um salário-mínimo e meio.

A carga horária é de 8 horas diárias, sendo cinco dias por semana, totalizando 40 horas semanais. O programa terá duração de 12 meses para o curso de Assistente Administrativo e 24 meses para o Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviáriose Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica.

Éimportante dizer que os aprendizes não serão efetivados na CPTM após o término de seus programas. Além disso, o tempo de contrato não será prorrogado.

Os candidatos aprovados 

Após o candidato ser aprovado no processo seletivo, ele irá obrigatoriamente participar de um curso,chamado de Fase Escolar, que será ofertado gratuitamente pelo SENAI – SP em duas unidades (Escola SENAI Mariano Ferraz e Centro de Formação Profissional Engº James C. Stewart).

As aulas serão ministradas na cidade de São Paulo – SP, cinco dias por semana, com o objetivo de preparar o indivíduo para poder trabalhar na CPTM.Somente após certo período de tempo na Fase Escolar que ele será chamado para trabalhar na CPTM, noque é denominado de Fase Prática Profissional.

Requisitos para se inscrever no processo seletivo Aprendiz CPTM

Os interessados em participar do processo seletivo devem cumprir as seguintes obrigações:

  • Ter no mínimo 18 anos até o dia 3 de fevereiro de 2020;
  • Não ter completado 24 anos até o final do curso de treinamento promovido pelo SENAI;
  • Ter completado o Ensino Médio até o final de 2019;
  • Ter aptidão física e mental para poder desempenhar seu trabalho;
  • Não estar matriculado em algum curso do SENAI;
  • Não ter participado do Programa Aprendiz CPTM;
  • Os candidatos que se inscreverem como Pessoa com Deficiência (PcD) devem preencher os requisitos estabelecidos no edital.

Como vão ser as provas

O processo seletivo Aprendiz CPTM irá contar com uma prova objetiva de 60 questões que está prevista para o dia 12 de janeiro de 2020, em locais que ainda serão divulgados. A avaliação terá uma duração prevista de três horas.

Além da prova, exames médicos irão indicar se o participante possui aptidão física e mental para poder ingressar na CPTM. Essa avaliação será de responsabilidade da CPTM e o dia de sua realização será divulgado posteriormente. Por isso, fique atento ao site da organização do processo seletivo.

O que estudar para prova

Conforme o edital divulgado, o candidato deverá ter conhecimento nas seguintes três áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Mais informações e edital completo

Para saber de mais detalhes, informações do processo seletivo ou mesmo ler o edital completo, entre no endereço eletrônico do SENAI – SP

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em São Paulo diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Banco do Brasil4.480
SEST SENAT
Todos os níveis de escolaridade
66
Câmara de Campos do Jordão
Todos os níveis de escolaridade
9
Câmara de Santa Cruz da ConceiçãoVárias
CIS de Itu2
CISMETRO
Todos os níveis de escolaridade
Várias
Prefeitura de Assis14
Prefeitura de Bauru
Todos os níveis de escolaridade
3
Prefeitura de Bebedouro
Todos os níveis de escolaridade
Várias
Prefeitura de Carapicuíba5
Veja todos » Concursos Abertos

Especial Concurso BB

Veja mais »