Concurso Guarda de Palmas - TO: edital para 100 vagas iminente!

Concurso Guarda de Palmas, no Tocantins, disponibilizará 50 vagas imediatas e 50 cadastros de reserva no cargo de Guarda Metropolitano. Vunesp é banca.

Concurso Palmas - TO: Vagas para a Guarda Metropolitana: vista da cidade de Palmas mostrando a mata,alguns prédios e casas e o rio Tocantins ao fundo

Edital da Prefeitura de Palmas, no Tocantins, para Guardas - Foto: Vitória Rodrigues

O concurso Guarda de Palmas, no Tocantins, para reposição do quadro da Guarda Metropolitana (GMP) foi autorizado no final de fevereiro de 2019 a pode ser lançado antes de 2021!

Serão oferecidas 50 vagas para o referido cargo, mas será formado ainda um banco de reservas com outros 50 classificados. A fundação Vunesp foi contratada para realizar o evento. 

Confira a seguir todas as informações necessárias para se preparar! Não se esqueça de acessar nossos artigos e simulados de provas anteriores.

Situação atual do edital do concurso Guarda de Palmas

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, chegou a anunciar em 28 de janeiro de 2020 que o edital da Guarda Metropolitana de Palmas seria divulgado na primeira semana do mês de março. Contudo, veio a pandemia e o edital foi adiado.

Agora, a expectativa é de que, tão logo a situação de saúde seja normalizada, o concurso para a Guarda de Palmas venha a acontecer. Inclusive, é isso que vem prevendo o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), uma instituição ligada à Prefeitura.

"Esse é um momento muito aguardado por todos, e o nosso desejo era que o número de vagas fosse superior ao que ofertamos, mas vamos continuar trabalhando para fortalecer essa instituição que tem quase 27 anos de serviços prestados a comunidade", reforçou a prefeita em janeiro de 2020.

Com o novo concurso, a Guarda será renovada em 25% do efetivo. A Vunesp, organizadora confirmada, possui mais de quarenta anos de experiência na realização de seleções públicas.

Para a secretária da Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, Welere Barbosa, o concurso fortalecerá a instituição porque promoverá a reposição de postos vagos.

“Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição pois, possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população”, ressaltou Welere.

De acordo com informações da Prefeitura, quando o decreto de autorização do certame foi publicado, havia 412 vagas existentes no quadro da GMP. O quadro da ativa possuía até então 188 servidores operacionais.

Vencimento e benefícios do concurso Guarda de Palmas

O valor aproximado do vencimento-base do cargo de Guarda Metropolitano de Palmas é de cerca de R$ 2.709,00.

Os servidores recebem auxílio-alimentação, adicional noturno, adicional de periculosidade e a carreira ainda permite a progressão (por antiguidade, por merecimento, por bravura ou post-mortem).

As servidoras do sexo feminino têm direito ainda a licença à gestante de 120 dias, ou 60 dias para os casos de adoção de criança. Já os servidores homens terão direito a licença-paternidade, de cinco dias, em virtude de adoção de criança ou por filho nascido. 

Fora isso, há férias, 13º salário e garantia de estabilidade empregatícia.

Concurso Guarda de Palmas: requisitos do cargo

Para disputar uma das vagas de Guarda Metropolitano em Palmas, é necessário possuir basicamente o ensino médio completo e idade entre 18 e 45 anos. 

Os outros requisitos previstos na lei complementar 42/2001 são estes:

  • Ter idade entre 18 e 45 anos na data da inscrição;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais;
  • Ter conduta moral ilibada, comprovada por autoridade policial ou judiciária do local de residência do candidato;
  • Ser aprovado nos exames físicos;
  • Ser aprovado nos exames de saúde e psicotécnico;
  • Comprovar que não esteja respondendo a nenhum processo.

Outro detalhe importante é sobre a estatura mínima dos candidatos: para o sexo masculino será de 1,65m, enquanto que as candidatas do sexo feminino devem ter no mínimo 1,60m.

Etapas do concurso Guarda de Palmas

A Fundação Vunesp aplicará prova objetiva como etapa inicial de seleção. Depois serão realizadas as seguintes etapas:

  • Exame físico - flexão abdominal, flexão de braço e corrida aeróbica;
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação médica;
  • Investigação de idoneidade moral; e 
  • Curso de formação, com uma carga horária de 728 horas/aula.

No edital mais recente (2007), os conteúdos de prova cobrados foram das áreas de português, matemática, geografia do Tocantins e conhecimentos específicos.

Último concurso Guarda de Palmas

A Guarda Municipal de Palmas realizou seu último concurso no ano de 2001, ofertando 90 vagas para homens e 10 para mulheres.

No ano de 2007 foi publicado um edital com outras 100 vagas, seguindo a mesma distribuição. Essa seleção foi anulada meses depois.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Palmas diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »