Danças Folclóricas

Saiba mais sobre as danças folclóricas e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto.

Origem das danças folclóricas

Elas são realizadas com funções diversas, servem para homenagear, mostrar gratidão, saudar forças espirituais, para comemorar datas importantes. Elas representam uma das principais manifestações culturais.

Sempre são uma representação do estilo de vida de um povo que, na maioria das vezes, usa trajes típicos da sua cultura que é expressada em músicas alegres e de letras simples, podem facilmente ser entendida pelos os que não fazem parte das tradições. Elas são inspiradas em lendas ou fatos reais. Algumas são para cultuar deuses ou santos.

No Brasil, cada estado tem as suas mais conhecidas e populares, algumas delas são: maracatu, quadrilha de festa junina, baião, carimbo, xaxado, frevo, samba de roda catira, macule-te, ciranda, dentre outros infinitos estilos de danças folclóricas.

Principais danças folclóricas no brasil

  • Maracatu: Significa Batuque - É originária da África, muito tradicional no nordeste do Brasil, o Estado de Pernambuco é o que mais pratica este estilo de dança folclórica.É uma saudação aos orixás.

Normalmente acontece durante o Carnaval, as pessoas que dançam o maracatu usam trajes como fantasias de reis, rainhas, princesas, baianas e índios. É uma dança repleta de giros e pulos, é um ritmo agitado típico das festas populares no Brasil.

  • Quadrilha de festa Junina: É um estilo de dança folclórica muito popular em todo o Brasil. Certamente você já viu ou se vestiu de caipira para dançar músicas de raiz e cantigas como: cai, cai balão” capelinha de melão”, escolas de todo o país no mês de junho organizam festivais juninas.

São servidos bolos de milho, pipoca, doces de origem caipira e bebidas como: vinho quente, ou quentão. São realizadas brincadeiras como: pescaria, cadeia, troca de correio elegante. É m festival bastante divertido e que quase todo o país contempla.

  • Ciranda: Mulheres de pescadores de Pernambuco criaram a Ciranda, quando dançavam à beira-mar enquanto ansiosamente aguardavam a chegada de seus amados. É uma enorme cantiga de roda, um lento ritmo embala através de instrumentos como: maracá, tarol, zabumba, ganzá, que regem as mulheres numa dança com passos que podem ser coreografados ou simples.

  • Maculete: Simulando uma luta tribal que são utilizados bastões como se fossem armas, é uma dança folclóricade origem indígena-africana. E seu ritmo é embalado por canto e percussão.

  • Catira: Essa dança folclórica de origem indígena-europeia-africana. Também pode ser conhecida como cateretê, seu ritmo musical é composto pelas batidas das mãos e pés dos dançarinos. São organizadas fileiras duplas com homens de um lado e mulheres do outro que dançam embalados por violas e violeiros cantando.

  • Frevo: É uma dança folclóricaonde o guarda-chuva é um elemento que mais a representa, são influenciadas pela dança do carnaval de salão e de rua do Estado do Pernambuco. É de coreografia e ritmo rápidos que são executados por dançarinos com roupas coloridas e alegres usando o seu guarda-chuvas para dar vida aos movimentos.

  • Carimbó: É o nome do tambor que rege a músicade origem indígena,  tradicional no Estado do Pará. Os índios tupinambás são os precursores desse estilo de dança folclórica. Palmas e pés dos homens que convidam as mulheres para a dança caracterizam o carimbó.

  • Samba de roda: Originalmente o samba de roda é uma dança folclórica que cultua os caboclos e orixás. A era da escravidão o deixou como herança cultural. São conhecidos dois estilos: “samba corrido” e “samba chulo”. Os instrumentos musicais: viola, pandeiro, atabaque, chocalhos e berimbau compõem o ritmo do samba de roda.

  • Bumba meu Boi:  Essa dança folclórica iniciou-se no século XVIII sobre forte influência cultural negra, portuguesa e indígena. Personagens lendários, muitas músicas regionais e uma pessoa vestida de boi compõem essa dança.

São festivais muito esperados e realizados no Nordeste. Público de várias regiões vão prestigiar o evento que tem como principal atração a interpretação da história de um boi que morre e ressuscita após receber um “puxão” em seu rabo.

Conclusões finais

As danças folclóricas são a representação de uma cultura e tradição de povos que expressam suas angustias, agradecimentos e homenagens através de músicas típicas e muita alegria.

Cada estado tem suas danças folclóricas mais populares. A tradição é passada de geração em geração e podem surpreender a cada ano. Algumas são ensinadas nas escolas ou aprendidas na prática em comunidades. As danças folclóricas são então, uma maneira alegre de dar vida à cultura de cada povo.

Por Érica Calefi