Pieter Bruegel

Conheça a biografia do pintor Pieter Bruegel, também conhecido como “o velho”.

Pieter Bruegel, conhecido como o Velho, atuou como pintor na região de Flandres, onde atualmente é a Bélgica. Suas obras apresentavam temas com cenas e personagens da região do campo.

Por causa dos seus temas populares que ele ficou conhecido como "Bruegel, o Camponês", além disso, ele costumava se vestir como tal para se misturar entre as pessoas durante celebrações como casamentos, a fim de captar detalhes e inspiração para suas pinturas.

Ele foi o primeiro membro de uma família de artista com atuação na pintura. Seu trabalho não estava voltado somente a função de pintor, mas também a atividades como arquitetura, escultora e decoração de tapeçarias e vitrais.

Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre a vida pessoal e profissional de Pieter Bruegel.

A vida de Pieter Bruegel

Pieter Bruegel nasceu em Breda, no Ducado de Brabant, localizado nos Países Baixos, atualmente uma província da Bélgica. Ele atuou como pintor, arquiteto, escultor e decorador de tapeçarias e vitrais.

Seus trabalhos envolveram uma rica pintura narrativa, nelas era retratado os costumes vivenciados pelo povo da época. Isso possibilitou que ele se torna um dos maiores pintores flamengos do período chamado de Cinquecento entre os anos de 1500 e 1599.

Bruegel foi discípulo de Coecke Van Aelst, um renomado artista de Antuérpia.

Ele conseguir ser admitido como Mestre na Associação de Pintores de Antuérpia, em 1551. Depois viajou em direção a Itália para criar uma série de pinturas de menor relevância, sendo em grande parte paisagens.

A primeira pintura de Pieter Bruegel datada e assinada foi feita em Roma, ela reproduzia Cristo e os Apóstolos no Mar de Tiberíades, a obra era de 1553.

Posteriormente, ele retornou para Antuérpia onde continuou nos anos seguintes a desenhar paisagens.

Em 1556, Pieter Bruegel começou a se dedicar a temas satíricos, moralistas e didáticos. A influência para esses temas vinha de Hiëronymus Bosch.

No ano de 1563, ele se mudou para Bruxelas, lugar onde conheceu e se casou com a filha de seu professor.

Personalidade, obras e morte de Pieter Bruegel

Infelizmente não existem muitas informações sobre a personalidade de Pieter Bruegel. A única informação sobre esse personagem veio de Carel van Mander, segundo ele, Bruegel era uma pessoa tranquila, discreta e sábia.

Contudo, quando seus amigos estavam por perto, ele se mostrava divertido e as vezes os assustavam com histórias de terror sobre fantasmas e outras criaturas que lhes causassem medo.

Embora fosse evidente seu favoritismo por pinturas de paisagens, ele também pintou quadros que destacavam o absurdo na vulgaridade, revelando as fraquezas e loucuras do ser humano, esses trabalhos lhes proporcionaram fama.

Entre a lista de obras de Pieter Bruegel estão:

  • Torre de Babel (Museu de História da Arte em Viena);
  • Provérbios Neerlandeses (Gemäldegalerie);
  • O triunfo da morte (Museu do Prado);
  • A dança dos camponeses;
  • A Boda Camponesa (Museu de História da Arte em Viena);
  • A luta entre o Carnaval e a Quaresma (Museu de História da Arte em Viena);
  • Paisagem com a Queda de Ícaro (Museu Real de Belas Artes, Bruxelas, Bélgica);
  • Caçadores na Neve (Museu de História da Arte em Viena).

Pieter Bruegel faleceu no auge das suas produções, quando tinha 44 anos de idade, em Bruxelas. O corpo foi sepultado na Igreja de Notre-Dame de la Chapelle, lugar onde havia se casado.

Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!

Por Aline Oliveira