Animais ovíparos

Você sabe o que são animais ovíparos? Descubra tudo aqui!

Animais ovíparos são aqueles que possuem parte de sua reprodução de forma externa. Em outras palavras são os animais que botam ovos.

Na maioria dos casos, a fecundação desses ovos ocorre de forma interna, dessa forma, quando esses animais botam seus ovos, eles já estão fecundados.

Porém, algumas espécies, como alguns peixes e anfíbios possuem também fecundação externa. Ou seja, primeiro a fêmea bota os ovos em algum lugar no meio externo, para que então o macho desta espécie libere os espermatozoides em cima dos ovos.

Animais ovíparos

Alguns exemplos de animais ovíparos são:

  • Aves;
  • Anfíbios;
  • Grande parte das espécies de cobras;
  • Repteis.

Enfim, todos os animais que botem ovos são animais ovíparos.

Como se desenvolve os animais ovíparos

Grande parte desses animais botam seus ovos e os deixam em algum lugar, normalmente protegido, e vão embora depois.

Um dos casos que é mais conhecido da população são as tartarugas marinhas, que veem a terra firme, onde fazem um buraco na areia e colocam centenas de ovos. Na sequência elas enterram esses ovos e vão embora.

Isso acontece para que o embrião se desenvolva dentro do ovo, na maioria dos casos, ele apenas precisará de calor.

Calor esse que pode ser obtido através do meio onde eles estão (nesse exemplo, enterrados), sem necessitar de outra fonte ou de outros cuidados.

Quando o ovo está fecundado, o embrião utiliza dos próprios nutrientes que estão dentro do ovo, para se desenvolver.

Quando os nutrientes acabam, consequentemente eles estão prontos para eclodir, ou seja, quebrar o ovo e sair de lá.

Problemas da oviparidade

Um dos problemas da reprodução externa, que é o caso dos animais ovíparos, é que o número de filhotes que chegam a fase adulta é muito baixo.

Isso acontece por que, como grande parte das espécies ovíparas abandona seus ovos após a postura, muitos deles são comidos por predadores.

O mesmo acontece quando os animais eclodem de seus ovos, uma vez que eles ainda são recém-nascidos, acabam sendo devorados por predadores antes que cheguem a fase adulta.

Ainda utilizando o exemplo das tartarugas marinhas, estimasse que de cada 1000 ovos, apenas 2 chegarão a vida adulta.

Mas esse ‘abandono’ não acontece em todas as espécies. A maioria das aves, anfíbios e repteis cuidam de seus ovos e filhotes até eles terem condições de viverem sozinhos e independentes.

Curiosidades

Existem algumas curiosidades sobre os animais ovíparos.

  1. A quantidade de ovos colocados pela fêmea de cada espécie está ligado diretamente ao quanto que essa espécie se dedica a cuidar de seus ovos e filhotes. Quanto maior o cuidado, menor a quantidade de ovos postos.
  2. Um exemplo disso é a comparação entre tartarugas marinhas e galinhas. As tartarugas (que não cuidam de seus ovos, nem filhotes), colocam em média de 100 a 140 ovos. Já as galinhas (que cuidam dos seus ovos e filhotes), colocam em média 10 ovos.
  3. Existe uma espécie de mamíferos que também põe ovos. Os Ornitorrincos.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Por Vagner Neubert