Ciclo da água

O Ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, é a circulação contínua das águas na natureza. Vamos entender como isso acontece.

A água é o bem mais precioso que temos em nossa biodiversidade, essencial para a vida humana e de todos os seres vivos.

Podemos encontrar a água na natureza nas formas líquida, como o caso dos rios, lagos e oceanos. Na forma gasosa, na evaporação e na forma sólida, como o granizo ou as geleiras.

O ciclo da água inicia em seu estado líquido, nos rios e mares, que com a ação do calor do sol evaporam. Dessa forma, a água vai do estado líquido para o estado gasoso.

Na atmosfera o vapor alcança as camadas mais elevadas, onde a temperatura é inferior à da superfície terrestre, assim o vapor condensa-se e volta novamente para o estado líquido, o que faz com que a chuva aconteça.

Quando chega na superfície da terra o ciclo da água é completado, e ela retorna aos lençóis freáticos que ficam no solo ou para os lagos, mares, oceano e rios, reiniciando o ciclo novamente.

Como surgem as nuvens

As nuvens surgem no momento em que acontece a condensação do vapor e a água volta para o seu estado líquido, gerando pequenas gotículas que dão origem as nuvens.

Como a neve se forma

A neve ocorre quando a condensação do vapor nas nuvens ocorre em temperaturas extremamente baixa, assim as gotículas de água congelam e transforma-se em flocos de neve.

Nem sempre a neve chega até o solo, muitas vezes os flocos de neve derretem na trajetória, somente quando a temperatura está muito fria é que a neve consegue chegar até a superfície terrestre.

Como o granizo se forma

O granizo por sua vez se forma com ajuda das correntes de ar, que carregam as gotículas de água no interior das tempestades, fazendo com que a água se transforme em gelo.

Assim como a neve, nem sempre o granizo chega ao solo, normalmente a formação inicial é de bolas de gelo do tamanho de uma bala de tênis, mas que vai descongelando durante a trajetória.

A importância do ciclo da água

Pode-se dizer que todos os seres vivos participam de alguma maneira do ciclo da água, pois necessitamos dela para sobreviver.

A água que utilizamos para nossa sobrevivência é devolvida a natureza pelos processos de respiração, excreção e transpiração.

Quando um ser vivo morre ele também devolve a água para o ambiente através do seu processo de decomposição.

A esse ciclo da água, onde os seres vivos são envolvidos, chamamos de “ciclo da água longo”.

O ciclo da água é um processo natural que nos apresenta o movimento da água em nosso planeta e é essencial para nossa biodiversidade e sobrevivência.

Apenas 4% da água existente em todo o planeta é doce, sendo que os demais 96% são água salgada, se pensarmos no percentual desta água que é potável, veremos que se não cuidarmos da água agora, talvez não á tenhamos no futuro.

Por Franciele Tochetto Pedrozo Ghizzoni