Peixes

Peixes: conceitos, classificações e curiosidades.

Os peixes são animais aquáticos vertebrados (que possuem coluna vertebral), vivem nos rios, mares, lagos e oceanos. Estes animais apareceram no planeta há milhões de anos, antes mesmo de a espécie humana surgir, existindo atualmente mais de 25 mil espécies catalogadas.

Seu corpo é coberto por escamas, possuem respiração branquial e o sangue com temperatura variável. Algumas espécies de peixe podem atingir cerca de 20 metros de comprimento (como o tubarão, por exemplo).  Algumas espécies de peixes são herbívoras, alimentando-se principalmente de algas, já outros possuem hábitos carnívoros, alimentando-se de moluscos, crustáceos, insetos ou outros peixes.

Os peixes são classificados em dois grupos:

Ósseos – peixes que possuem vértebras com boa formação e membros ósseos que são mantidos por raios divergentes, os quais servem como esqueleto para as nadadeiras. Os peixes ósseos se subdividem em dois outros grupos: ósseos de barbatana lisa e ósseos de barbatana espinhosa. Um exemplo deste grupo são as sardinhas.

Cartilaginosos – peixes que não possuem estrutura óssea, apenas cartilaginosa, as quais são responsáveis pela sustentação do corpo. Um exemplo deste grupo são os tubarões.

A reprodução dos peixes é, em sua maioria, feita por meio da desova, quando a fêmea é a responsável pela liberação dos óvulos em águas calmas e o macho é o responsável por lançar sobre estes os espermatozoides para, então, serem formados os ovos (massa que tem textura gelatinosa). Grande parte desses ovos é alimento para outros peixes, sendo assim, apenas uma pequena porcentagem se torna alevinos.

Vale lembrar ainda que há espécies de peixes em que os alevinos se desenvolvem dentro do corpo da mãe e dela recebem todos os nutrientes necessários.

A respiração dos peixes é chamada de branquial, por conta desses seres disporem de órgãos especiais que recebem o nome de brânquias, as quais em geral estão dos dois lados da cabeça em quatro pares no total. As brânquias são cobertas por uma membrana protetora que recebe o nome de opérculo, que abre e fecha com regularidade e está ligada à faringe do animal. Na respiração dos peixes a água passa pela boca e em seguida pelas brânquias, que é de onde o oxigênio é retirado.

A visão dos peixes é de curta distância, mas isso não os impede de enxergar todas as direções. Já a audição não é muito aguçada, porém, eles possuem partes sensíveis que fazem com que percebam o que acontece nas proximidades.

Curiosidades sobre estes animais:

  • Os peixes chamados de “elétricos” possuem capacidade de produzir corrente elétrica através dos músculos que possuem no corpo. A maioria dos peixes elétricos produz uma corrente de baixa potência, mas há alguns que a eletricidade pode causar danos a um homem;
  • Existem aproximadamente 20 espécies de peixes elétricos catalogados no mundo;
  • O tubarão é o peixe que esta no topo da cadeira alimentar;
  • Por estar no topo da cadeia alimentar, a carne de tubarão é rica em mercúrio, não sendo aconselhável o consumo de sua carne (além de ilegal);
  • O  ramo da zoologia que estuda peixes é chamado de Ictiologia;
  • O peixe mais rápido é o agulhão, com velocidade média de 105 km/h.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade