Nazismo

Saiba mais sobre o Nazismo e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto.

A palavra Nazismo tem origem a partir da sigla “Nazi”, ela foi utilizada como abreviação para o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, organizado no ano de 1920 por Adolf Hitler.

A Primeira Guerra Mundial chegou ao fim em 1919, nesse período a Alemanha vivenciou os resultados de sua perda através de várias humilhações e cobranças dos países ganhadores.

Os efeitos de sua derrota também se refletiram na economia, cultura e sociedade que acabou marcada pela chacota e também por outros efeitos do pós-guerra.

Nos tópicos a seguir entenda como o Nazismo se originou e quais foram as suas consequências.

Origem do Nazismo

A atmosfera do pós-Primeira Guerra gerou um grande ressentimento dos alemães para com os outros países, o que reforçou o extremismo nacionalista Alemão, com origem na segunda metade do século XIX.

Depois que a Primeira Guerra chegou ao fim o país reorganizou a sua política, ela passou a ser conhecida como a República de Weimar.

O Nazismo se manifestou por meio da República de Weimar junto com diversos outros partidos, facções políticas e paramilitares que unidos pressionaram o novo poder instituído.

Sob o ângulo econômico, a República de Weimar obteve ótimos resultados, ainda mais considerando os investimentos estrangeiros, principalmente aqueles que vinheram dos Estados Unidos.

Contudo, a partir da Grande Depressão Americana e com a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a economia alemã acabou se afundando e gerando um novo declínio na economia que incentivou a radicalização das propostas feitas pelo Nazismo.

No ano de 1920 o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães foi oficializado, e teve como principal figura Adolf Hitler. Esse representante do Nazismo alcançou rapidamente os quadros deste partido, passando a ser líder em 1921.

Quem foi Adolf Hitler?

Adolf Hitler nasceu na Áustria no ano de 1889 e participou da Primeira Guerra como soldado combatente. Depois que a guerra chegou ao fim, Hitler participou de um grupo de trabalhadores, ex-combatentes e membros da classe média alemã que tinha como foco resgatar a dignidade política da Alemanha.

O Partido Nazista foi fundado a partir desse grupo, ele se tornou apoio político para a criação do que Hitler chamou de “Terceiro Império”.

No ano de 1923, os nazistas criaram uma estratégia para dá um golpe no Estado da Baviera, contudo, no fim eles acabaram presos e condenados.

Durante o tempo que Hitler passou na prisão, ele aprimorou a sua ideologia e a registrou no livro “Minha Luta”. Esse livro serviu de direção para que o Partido Nazista executasse todo o seu programa.

Hitler elegeu seus representantes no parlamento da República de Weimar por meio do Partido Nazista e chegou ao posto de chanceler, um dos maiores cargos do país, ficando somente atrás do presidente Von Hindenburg.

Ideologia Nazista

A ideologia nazista envolve os seguintes conceitos:

  • Eugenia;
  • Exaltação da guerra;
  • Exaltação da raça germânica;
  • Racismo;
  • Antibolchevismo;
  • Antiliberalismo;
  • Antissemitismo;
  • Nacionalismo extremo;
  • Desejo de expansão territorial.

Consequências do Nazismo

O Partido Nazista tinha como maior objetivo construir uma nação formada por uma única raça, a chamada raça pura, na qual eles acreditavam ser a sua: a Ariana.

Para os Nazistas a sua raça era a mais pura diante de toda a Europa, por isso, eles alegavam ser mais inteligentes e fortes do que qualquer outro povo.

O Holocausto iniciou-se por Hitler na intenção de solucionar a questão judia, por meio dele seria possível eliminar todos os judeus que se encontravam na Alemanha.

Com o holocausto os nazistas acreditavam que conseguiriam destruir todas as minorias e raças não “dignas” de permanecerem em seu país. O resultado disso foi o assassinato de milhões de judeus.

Outra grande consequência do Nazismo foi o início da Segunda Guerra Mundial que durou por seis anos (1939-1945). A guerra iniciou-se devido questões que envolviam a política de expansão alemã sobre países vizinhos.

Por: Aline Oliveira

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »