Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher marca as conquistas alcançadas pelas mulheres, o fim da discriminação antes sofrida e o direito da igualdade de gênero.

O Dia Internacional da Mulher é uma data para lembrar a todas as mulheres das lutas e conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Antes de lutarem pelos seus diretos as mulheres sofriam grande discriminação por parte da sociedade, o trabalho muitas vezes não oferecia condições dignas, além de serem vistas como um ser que tinha somente duas funções, criar os filhos e cuidar do marido.

As reivindicações femininas surgiram a partir do momento em que elas se sentiram fartas do abuso moral, físico e sexual, além da desigualdade de gênero.

O histórico da luta das mulheres é longo, no tópico a seguir você entenderá como tudo começou.

O histórico da luta das mulheres

Estima-se que o início das lutas femininas a favor dos seus direitos ocorreu por volta do início do século 20, nessa época as mulheres decidiram se unir e ir as ruas para exigir melhores condições de trabalho e também o direito de votar.

Durante a Revolução Industrial a mulher era uma excelente opção para os donos de fábricas, isso porque elas trabalhavam durante muitas horas e ainda recebiam um valor insignificante como salário.

No ano de 1909, os Estados Unidos foi primeiro país a ter um dia nacional da mulher. O movimento ganhou maior força em torno de 1911 quando um milhão de mulheres se reuniram e realizaram passeatas e comícios na Alemanha, Dinamarca, Áustria e Suíça na busca pelos seus direitos.

Uma das conquistas de maior destaque aconteceu no ano de 1917 por meio de mulheres russas que decidiram ir as ruas de Moscou para realizar um protesto contra a 1º Guerra Mundial, a falta de alimentos e o fim do regime czarista, esse ocorrido marcou o início da Revolução Russa. Após 4 dias do manifesto feminino em Moscou, czar abdicou e o governo provisório permitiu que as mulheres pudessem votar.

Foi no dia 08 de março de 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou oficialmente o Dia Internacional da Mulher, após dois anos todos os países membros da organização adotaram essa data.

Reivindicações das mulheres no Brasil

Assim como em outros países, as mulheres brasileiras também reivindicaram pelos seus direitos.

O voto feminino somente foi aceito no Brasil no ano de 1932. Outra conquista da mulher brasileira ocorreu em 1962 quando a mulher casada não foi mais considerada como incapaz pelo Código Civil Brasileiro.

Por volta de 1970, surgiram organizações que incluíram em suas pautas discussões sobre a igualdade de gêneros, sexualidade e saúde da mulher.

A lei Maria da Penha foi aprovada no ano de 2006, ela defende as mulheres contra a violência doméstica.

Apesar de uma grande parte das mulheres no Brasil possuírem o nível de formação superior se comparadas aos homens, somente uma pequena porcentagem delas ocupam cargos gerenciais nas empresas. Outro fator relevante diz respeito à diferença dos salários entre homens e mulheres, atualmente o público feminino apresenta renda mensal menor que o público masculino.

A data escolhida para ser o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para que todas lembrem que a luta ainda continua, vários direitos puderam ser conquistados, mas ainda existe um longo caminho a ser traçado para o alcance da igualdade total entre homens e mulheres.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade