Cartão de Crédito: O que é e para que serve

O cartão de crédito é uma função disponibilizada por bancos ou instituições financeiras sem a necessidade de ter uma conta.

Você sabe o que é um cartão de crédito? É bem provável que sim, embora talvez nunca tenha utilizado um.

Seu surgimento ocorreu na década de 1920 e eram dados apenas as pessoas de confiança de determinados estabelecimentos. No fim do mês esses clientes de confiança pagavam todo o valor que deviam do mês.

Não era nem de perto como é conhecido hoje o cartão de crédito, uma vez que na prática o que era feito era o famoso ‘fiado’ para a pessoa pagar no fim do mês.

Já na década de 1950, o executivo Frank MacNamara se encontrou em uma ‘saia justa’ ao pagar a conta em um restaurante. Ele percebeu que havia esquecido tanto o seu dinheiro, quanto o seu talão de cheques.

Foi aí que ele teve a ideia de criar o cartão de crédito como conhecemos hoje. Porém, ele, de início, só era permitido em cerca de 27 restaurantes.

Com o tempo e o sucesso do cartão de crédito, milhares de empresas e de pessoas começaram a utilizar cada vez mais o novo método de pagamento.

Já no Brasil, o cartão de crédito surgiu em 1956 o primeiro ‘protótipo’ de um cartão de crédito chega ao Brasil.

Mas ele não era de crédito em si e sim apenas um cartão de compras. Foi apenas em 1968 que o primeiro cartão de crédito brasileiro foi criado, o Credicard.

Como funciona um cartão de crédito

Após você ter um pedido ou proposta aceita pelo banco ou financeira detentora do cartão de crédito, você recebe um limite para gastar em compras.

Esse limite tem como base o seu salário ou rendimentos que apresentou para o banco na hora do pedido.

Com base nesse valor serão estipulados o valor total que você tem de crédito para gastar e também o valor que você pode gastar por mês.

Na prática o que a emissora do cartão te oferece é um crédito para você gastar e depois pagar para ela.

Esse crédito normalmente possui duas formas: o rotativo e o parcelado. Cada um deles possuem um valor específico que pode ser gasto de limite.

Crédito rotativo e parcelado

O crédito rotativo é aquele que você pode gastar todo mês e que pode estar ou não ligado ao seu crédito parcelado.

Já o crédito parcelado é um valor em separado, sem ligação com o rotativo e que só é utilizado quando você parcela alguma compra.

Exemplo prático

Supomos que o seu cartão de crédito tenha 1000 reais de crédito total, ou seja, esse é o valor de empréstimo disponível nele.

Porém você não terá como gastar todo esse crédito no rotativo, ou seja, para pagar já na próxima fatura do cartão, pois a prestadora do cartão já fez um calculo prévio de quanto você terá de condições financeiras para pagar.

Geralmente você pode gastar por mês algo em torno de 30% do valor total do crédito disponível em seu cartão.

Ou seja, entre parcelado e rotativo você pode gastar uma base de 300 até 350 reais por mês, utilizando esse exemplo.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Por Vagner Neubert