Fundos Imobiliários

Fundos de Investimentos Imobiliários são definidos como um condomínio de investidores que se juntam como cotistas.

Os Fundos de Investimentos Imobiliários funcionam de forma similar às ações, porém ao invés de investir em ações, o investidor estará colocando o seu dinheiro na aquisição de pequenas partes de imóveis. Eles possuem duas classificações: fundos de tijolo e fundos de papel.

Os Fundos de Investimentos Imobiliários do tipo de tijolo são os fundos que possuem imóveis físicos como shopping, hotel, edifício empresarial e outros. Já os Fundos Imobiliários do tipo de papel são aqueles compostos apenas por aplicações realizadas no setor como a CRA, CRI, LCI e LCA.

Como funcionam os Fundos Imobiliários?

Os Fundos Imobiliários de tijolo funcionam com o acompanhamento de um gestor especializado, que de acordo com os resultados ele faz as modificações necessárias nos ativos. Isso é feito para que o máximo de rentabilidade seja obtida pelo investidor; para que esse objetivo seja alcançado geralmente são feitas compras de imóveis.

A valorização do imóvel comprado também funciona como uma forma de gerar lucro para o investidor.

Já os fundos de papel são aplicações consideradas mais estáveis, pois é composto por aplicações de renda fixa. Os lucros pelos fundos de papel são provenientes desses ativos e da valorização das cotas adquiridas.

Para investir em um Fundo Imobiliário você deve ter uma conta em uma corretora e transferir o seu dinheiro para ela, e através do home broker você pode operar fazendo a compra dos fundos.

Como escolher

Um dos maiores problemas do investidor é saber se deve realizar o investimento ou não nos Fundos Imobiliários. Para decidir se vale a pena investir em Fundos Imobiliários é necessário analisar o perfil do investidor e verificar quais são as expectativas dele de acordo com aquele tipo de investimento a ser considerado.

Para pessoas que possuem pouco dinheiro, no entanto desejam investir no setor de imóveis, esses fundos são ótimas opções a serem consideradas.

Impostos sobre os Fundos Imobiliários

Sabemos que são cobrados tributos sobre alguns investimentos e esse é um dos fatores para que muitos investidores possam se decidir se vão investir ou não.

Os Fundos Imobiliários são tributados apenas pelo Imposto de Renda. Essa cobrança acontece no valor de 20% sobre os lucros obtidos quando é feita a venda das cotas compradas.

Vantagens

- É muito fácil fazer a compra de cotas de imóveis por meio de uma corretora e através do home broker;

- Oferece uma boa liquidez, pois poderá ser vendido a qualquer momento e possui liquidez maior do que um imóvel físico;

- A depender da corretora você só paga a taxa de corretagem e algumas oferecem a corretagem gratuita, ou seja, você pode não pagar nada para comprar as suas cotas de imóveis;

- Bom investimento para diversificar a carteira de qualquer investidor experiente ou novato do mercado financeiro;

- Rentabilidade maior do que um imóvel físico.

Por Tatiele Silva Moreira