Letra de Câmbio e Capitalização

Você já deve ter ouvido falar em letra de câmbio e capitalização, porém, poucas são as pessoas que sabem a diferença entre este dois.

Esta matéria tratará da diferença existente entre uma letra de câmbio e uma capitalização, já que muitos não sabem como pode ser rentável ter qualquer uma das duas.

Letra de Câmbio – O que é

A letra de câmbio é um título de investimento de renda fixa, sendo um pouco similar com o Certificado de Depósito Bancário, o CDB.

Porém, uma das diferenças existentes entre a letra de câmbio e o certificado de depósito bancário é que o primeiro somente pode ser emitido pelas instituições financeiras, enquanto a segunda, somente pelos bancos.

O investimento com renda fixa é aquele em que ao emprestar determinada quantia, você recebe o valor que foi emprestado, acrescida de uma remuneração.

Inclusive, é possível escolher qual a taxa que incidirá na letra de câmbio, a pré-fixada ou a pós-fixada.

Além disso, a letra de câmbio tem o Fundo Garantido de crédito como garantia.

Na verdade, trata-se de um seguro para ser acionado, quando há algum problema com a empresa que fez a emissão do título.

Desta forma, se houver o fechamento ou a falência da financeira, você não precisa ficar desesperado, já que receberá o dinheiro investido, assim como também o acréscimo, porém até um limite determinado.

As vantagens das Letras de Câmbio

A primeira grande vantagem é a possibilidade de realizar a escolha de qual tarifa de rentabilidade que será adotada.

Sendo adotada a tarifa pré-fixada, você saberá exatamente o percentual de rendimento anual imediatamente.

Já a letra de câmbio pós-fixada, você não saberá o rendimento anual, já que este estará atrelado ao percentual da taxa de juros CDI.

Com isso, quanto maior for a taxa durante o prazo de investimento, mais feliz, você ficará, pois, o retorno obtido será maior, porém se for menor, consequentemente, o seu retorno também reduzirá.

Capitalização – O que é

O título de capitalização é uma forma de realizar uma economia programada com um prazo definitivo.

Quem adquirir um título de capitalização poderá pagar mensalmente um valor determinado e durante o período de vigência do título, participará de diversos sorteios.

Ao término da vigência do título, poderá resgatar a totalidade do valor que foi guardado ou parte dele.

Os prêmios podem ter valores variados, podendo ser de alguns milhões de reais ou pequenos valores.

Portanto, aquele que adquirir um título de capitalização estará ao mesmo tempo guardando dinheiro, assim como também, participando de sorteios.

O resgate do valor pago durante a vigência da capitalização

Para realizar o resgate dos valores pagos durante a vigência do título de capitalização é necessário respeitar o período de carência mínima.

Com isso, se você estiver pagando o título, porém, pretende requerer a restituição do mesmo, antes do fim do período de carência, somente receberá o valor, após este prazo de carência, e mesmo assim poderá perder o percentual indicado no contrato.

Sempre que for contratar um título de capitalização é necessário verificar todas as condições do plano, justamente para não ser prejudicado.

Por Janaina Silva