Mercado financeiro

Mercado financeiro é definido da como um lugar onde se compra e vende valores mobiliários, como ações e títulos.

Mercado financeiro é definido da como um lugar onde se compra e vende valores mobiliários, tais como ações e títulos. É onde também se negocia o cambio de moedas estrangeiras e mercadorias, como ouro e produtos agrícolas.

Como funciona o mercado financeiro

Basicamente, o mercado financeiro coloca muitos compradores e vendedores de produtos em um mesmo local. Ele torna mais fácil essa relação, uma vez que esse processo move a economia, pois é preciso haver essa intermediação para se alocar recursos.

Instrumento

É todo contrato que gere um caixa a uma parte, por contratos e ou dinheiro, como empréstimos ou ações de alguma empresa e títulos ativos.

Instituições

São os agentes financeiros, tais como empresas, bancos e o governo, que têm suas próprias características para cada investimento.

Investidor

É todo aquele que tem dinheiro sobrando ou em poupança e que deseja investir ou multiplicar estes.

O que se negocia

Mercado financeiro é onde se faz a compra e venda de ações, títulos, moedas estrangeiras, ouro e produtos agrícolas. Neste tipo de transação estão as instituições que regulam e fiscalização.

Formas do mercado

Essas formas são: as pessoas da sociedade representadas pelas famílias; empresas e governo em contato direto ou indireto, através do investimento por pessoas querendo poupar. De outro lado, há aqueles que querem conseguir investidores com recursos para os seus negócios. São os tomadores.

Algumas formas de o mercado recolher de um lado e passar aos captadores de recursos são as opções de investimentos. Estas opções variam de acordo com cada perfil de investidor, tendo uma grande diversidade de possibilidades para se investir.

Transferência de Risco

Uma captação de recursos para um capital futuro, onde se aporta um investimento com maior risco e menor certeza de rendimento. É feito em ações de empresas que acompanham o fluxo de movimentação do mercado, podendo - essas empresas - serem ou não desvalorizadas.

Transações e fluxo

A questão do fluxo e dos índices no mercado financeiro pode ser medida com base em índices, porcentagem e proporções. Em um cotidiano vivido por uma pessoa qualquer, por exemplo, a proporção está relacionada com o mercado financeiro, os investimentos, as compras a vista ou a prazo, inflação e outros mais.

Quando você realiza um investimento em um banco, digamos que sua taxa chegue a 10% de rendimentos ao ano. Se alguém solicita um empréstimo nesse mesmo banco, o banco costuma emprestar por uma taxa de juros superior a seu rendimento, para possuir a liquidez.

Conclusão

O mercado financeiro gerencia todas as operações financeiras de compra e vendas cuidando para serem seguidas as regras estipuladas pelas agencias reguladoras. Além disso, ele vai acompanhando os riscos que existem, garantido fluidez e transparência em cada movimentação.

Por Alana Jessika