Futebol: como funciona uma partida

Esporte mais popular do mundo, o jogo de futebol tem como meta chutar mais bolas no gol do adversário.

O futebol é um esporte praticado em um campo. São constituídas equipes de 11 jogadores que se enfrentam com o objetivo de fazer mais gols no adversário. Cerca de 270 milhões de pessoas praticam o futebol no mundo, nas mais diferentes modalidades.

Origem do futebol

A habilidade de manipular a bola com os pés teve origem nos  séculos III e II a. C na antiga China. O jogo que veio originar o futebol era chamado de cuju e consistia em chutar uma bola usando os pés para uma pequena rede. Com o tempo a técnica foi se popularizando em diferentes regiões do mundo.

Os jogos de equipe, já com regras de futebol, foram desenvolvidos no fim da Idade Média nas Ilhas Britânicas e em zonas próximas. Na segunda metade do século XVII ocorreram as primeiras mudanças, que deram origem ao rúgbi, ao futebol americano e ao futebol australiano.

Dia 26 de outubro de 1863 é a data oficial do início do futebol moderno na Inglaterra. Ebenezer Cobb Morley iniciou seis reuniões entre 12 clubes para definir as regras oficiais. Foi criada a Football Association, entidade que coordena até hoje o futebol na Inglaterra.

Origem do futebol no Brasil

Com a simplicidade da prática, o esporte foi crescendo cada vez mais. O brasileiro Charles Miller, que estudava na Inglaterra, foi o responsável por trazer o futebol ao país em 1894.

A primeira partida foi em São Paulo, no dia 14 de abril de 1895 entre São Paulo Railway e a Companhia de Gás. Os times eram constituídos por jogadores  ingleses que viviam na capital paulista. A partida foi conquistada pelo primeiro time por 4 a 2.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi criada em 1979 e administra o futebol no país. São 27 federações estaduais vinculadas. A sede fica no Rio de Janeiro e organiza os campeonatos nacionais. O Dia do Futebol é comemorado em 19 de julho.

Jogo de futebol e suas regras

Atualmente existem 17 regras no futebol. Elas mudam de acordo com a modalidade do esporte.

As principais regras para que ocorra o jogo são:

  • Campo: formato retangular de medidas entre 90 a 120 metros e 45 a 90 metros;
  • Bola: 68 a 70 cm de circunferência e peso de 410 a 450g
  • Árbitro: autoridade para aplicar regras;
  • Número de jogadores: 11.

As principais regras durante a partida são:

  • Duração: 90 minutos, dois blocos de 45 minutos e uma pausa de 15 minutos;
  • Limites: a bola estará fora de jogo quando ultrapassar a linha lateral ou meta ou se a partida for interrompida pelo árbitro;
  • Impedimento: quando o integrante que está mais próximo da linha da meta contrária que a bola e o penúltimo jogador adversário, quando está em sua própria metade do campo, quando se encontra na mesma linha que os dois últimos adversários e na mesma linha que o penúltimo adversário;
  • Faltas e má conduta: o árbitro autoriza um tiro livre direto para o jogador que comete faltas de forma imprudente ou violenta.
  • Pênalti: Maior penalidade por causa da falta feita por um jogador dentro de sua área. O gol é marcado diretamente.

Por Fábio Pacheco