Pilates

Saiba o que é Pilates? Sua história, os tipos de Pilates e seus benefícios.

HISTÓRIA

Em 8 de dezembro de 1880 nasce na Alemanha, Joseph Humbertus Pilates. O criador do Pilates, filho de um ginasta premiado e de uma naturopata. Em 1894, aos 14 anos de idade, Joseph apresentava uma boa forma física depois de ter superado sua debilidade física.

Nesse mesmo período, buscou-se aprofundar seus conhecimentos na área de anatomia, medicina tradicional chinesa, dentre outros. Desse modo, foi possível descobrir e estudar diversos tipos de atividades físicas diferentes como musculação, Yoga, boxe, mergulho, kung fu e a ginástica.

Foi a partir daí, que Joseph teve a ideia de criar o Método Pilates para ajudar pacientes que tinham o mesmo problema que ele. Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial utilizou os movimentos do Pilates para ajudar outras pessoas. Desta forma, o Pilates, passou a ser uma das atividades físicas mais procuradas pelas pessoas para fortificar, reabilitar e condicionar o corpo em diversos momentos do cotidiano.

O QUE É PILATES?

Pilates é uma prática composta por exercícios físicos e alongamentos que empregam o próprio peso do corpo na sua execução. É também uma forma de reeducação do movimento que permite trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

O Pilates visa trabalhar ao mesmo tempo diversos grupos musculares do corpo, por meio de movimentos suaves e contínuos, com enfoque na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos do abdômen, da coluna e da pelve.

Esse método objetiva focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revitalizado após a prática. Visto que, é uma mistura de treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.

Neste tipo de exercícios, os movimentos priorizam o equilíbrio, assim, o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

TIPOS DE PILATES

Nos exercícios de Pilates, a pessoa poderá escolher por dois tipos, sendo elas o Pilates Solo ou o Pilates em Aparelhos:

  • Mat Pilates ou Pilates de Solo, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios no momento em que for realizar os movimentos. Por ser praticado sem a ajuda de aparelhos, oferecem uma maior variedade de desafios ao método.
  • Pilates em aparelho, é caracterizado pela realização dos movimentos com o uso de aparelhos. Este, envolvem uma grande possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo.

OS BENEFÍCIOS DO PILATES

Com a pratica Pilates, é evidente a observação de diversos benefícios para o corpo e para a mente, sendo eles:

  • Alongamento do corpo todo;
  • Tonificação e definição da musculatura;
  • Melhoramento da postura;
  • Fortifica a musculatura profunda do abdômen;
  • Trabalha a percepção do corpo e da mente;
  • Prevenção e recuperação de lesões;
  • Redução do estresse e alivio das tensões;
  • Coluna mais forte e flexível;
  • Melhoramento da área de movimento das articulações;
  • Melhoramento da circulação sanguínea;
  • Melhor coordenação motora o equilíbrio;
  • Correção de sobrecargas e alinhamento dos músculos;
  • Aumento da mobilidade e a agilidade;
  • Mantém a boa forma do corpo;
  • Melhora o alto-estima;
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa;
  • Contribui para uma boa noite de sono;
  • Ajuda no tratamento de diversas patologias;
  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Elimina as toxinas do corpo;
  • Ajuda no controle do peso.
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo elas crianças, idosos, gestante e pessoas com deficiência física.

Por Berenice Nogueira Silva