Orientação sexual

Orientação sexual é o estímulo que um indivíduo tem de sentir-se atraído afetiva e sexualmente por outro indivíduo.

Orientação sexual é um tema que gera polêmica, não por seu significado, mas pela incapacidade da sociedade de respeitar as diferentes escolhas de cada indivíduo.

Sob o aspecto cultural, indivíduos que não se classifiquem como heretoafetivos, fogem dos padrões de normalidade e são, muitas vezes, colocados à margem da sociedade.

Por esse motivo, mesmo em tempos atuais, muitas pessoas sentem-se reprimidas, ameaçadas física e emocionalmente, perdendo seu direito de viver em segurança.

SEXUALIDADE na infância

De acordo com as teorias psicanalíticas, todo ser humano nasce bissexual e assim permanece até que passe pelo Complexo de Édipo na infância. Segundo Sigmund Freud, é nessa fase em que a criança irá direcionar amor e objeto de identificação aos seus cuidadores.

Para Freud, a sexualidade, após essa fase, fica adormecida até o período da puberdade, fase em que será canalizada para os órgãos genitais.

Correntes psicanalíticas contrárias a Freud contestam a universalidade do cumprimento das fases do Complexo de Édipo, entendendo que cada índivíduo é único e reagirá ao Édipo segundo suas particularidades parentais e culturais.

É inegável que tratar a sexualidade de maneira tão simplista faz com que o processo pareça automatizado e deixa de lado suas particularidades ainda desconhecidas.

O que é ORIENTAÇÃO SEXUAL

Orientação sexual diz respeito ao direcionamento afetivo sexual do indivíduo com relação às pessoas do sexo oposto (heterossexual), do mesmo sexo (homossexual), ou de ambos os sexos (bissexual).

Orientação sexual sobrepõe-se ao termo Opção sexual, uma vez que, comprovadamente, homossexualidade e bissexualidade não são escolhas conscientes de indivíduos que desejam relacionar-se com pessoas do mesmo sexo, ou ambos, respectivamente.

Freud cita a necessidade de neutralidade do psicólogo com relação às escolhas dos pacientes, em concordância com o decreto de 1999 em que fica proibido no exercício da profissão tratar a orientação sexual como doença.

"Recusamo-nos, da maneira mais enfática, a transformar um paciente que se coloca em nossas mãos em busca de auxílio, em nossa propriedade privada, a decidir por ele o seu destino, a impor-lhe os nossos próprios ideais*, e, com o orgulho de um Criador a formá-lo à nossa imagem e verificar que isso é bom" (Obras completas vol XVII – artigo: "Linhas de progressos na terapia psicanalítica" – pág 207)

Tipos de ORIENTAÇÃO SEXUAL

  • Heterossexual – indivíduo que se relaciona sexualmente com pessoas do sexo oposto.
  • Homossexual – Indivíduo que se relaciona sexualmente com pessoas do mesmo sexo.
  • Bissexual – Indivíduo que se relaciona sexualmente com pessoas do mesmo sexo e com pessoas do sexo oposto.
  • Assexual – Indivíduo que não se relaciona sexualmente com nenhum dos gêneros.
  • Panssexual – Indivíduo que se atrai afetiva e sexualmente independente do gênero, ou sexo.
  • HSH (Homens que fazem sexo com homens) – Sigla usada para designar indivíduos do gênero masculino que não se intitulam gays, mas se relacionam sexualmente com outros homens.
  • MSM (Mulheres que fazem sexo com mulheres) – Sigla usada para designar indivíduos do gênero feminino que não se intitulam lésbicas, mas que se relacionam sexualmente com outras mulheres.

Por Danielle Filizola

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade