Sexo, gênero e sexualidade

"Sexo", "sexualidade" e "gênero" são palavras que usamos para pensar sobre nossa identidade. No entanto, os termos não são tão simples quanto imaginamos.

Sexo

O que determina o sexo de uma pessoa é a anatomia do seu corpo. Ou seja, biologicamente, nascemos menino ou menina, em função de um órgão sexual.

Esta ideia reflete o que todos temos aprendido: temos um sistema reprodutor, características físicas secundárias (como seios ou barba) e sexualmente somos definidos por esses elementos.

Verdade? Não necessariamente. O sexo é apenas uma parte da identidade sexual de uma pessoa. É apenas a parte física desta individualidade, que pode encontrar diferentes posturas psicológicas.

Gênero

Segundo especialistas, gênero “é o que determina aquilo que culturalmente seriam características do ser masculino e do feminino”. Estariam incluídos nessa classificação a anatomia, forma, vestimentas, comportamentos, valores e seus respectivos interesses.

Identidade de gênero

A identidade de gênero se refere ao modo como alguém se identifica. Não só a si mesmo como para a sociedade. Nesse sentido o indivíduo pode se apresentar como um homem ou mulher ou ambos, sem levar em consideração a sua biologia ou orientação sexual.

Sexualidade

A sexualidade envolve muito mais do que apenas fazer sexo ou participar de atividades sexuais. Ela é definida como os sentimentos, comportamentos e identidades associadas ao sexo.

Existem muitos aspectos da sexualidade, dentre eles destacamos:

  • os traços físicos e psicológicos que diferem entre homens e mulheres;
  • as atrações emocionais e sexuais que um indivíduo sente em relação a outro;
  • a pessoa com quem estabelece e mantém relações sexuais.

A sexualidade também é influenciada pelas expectativas e estruturas sociais como: religião, política e medicina. Uma das maiores diferenças entre sexo e sexualidade é

que a sexualidade é muito pessoal e individualizada, embora descreva como as pessoas se relacionam com os outros e como se definem em suas sociedades.

Orientação sexual refere-se à principal atração romântica, emocional e sexual que uma pessoa sente em relação aos outros. Existe uma ampla gama de orientações sexuais com as quais uma pessoa pode se identificar, que incluem:

  • heterossexualidade;
  • homossexualidade;
  • assexualidade;
  • pansexualidade;
  • bissexualidade.

Sexo e sexualidade são assuntos extensos que estão presentes em muitos aspectos da vida das pessoas.

Identidade pessoal e sexual

A sexualidade não se reduz a impulsos, motivações, hormônios e intimidades, nem se resume somente à paixão ou às possibilidades corporais de experimentar prazer e afeto.

A forma como vivemos e entendemos nossa sexualidade é produzida historicamente, através de um processo contínuo, do qual construímos nossa identidade pessoal e sexual, que surge nos desdobramentos históricos e culturais.

O fato de nascermos com um determinado sexo biológico, não é suficiente para determinar a maneira como iremos sentir, expressar e viver nossa sexualidade, ou construir nossa identidade de gênero, nossa orientação sexual não pode ser determinada pela visão hegemônica de heterossexualidade como único padrão.

Por Renata Pádua

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade