Esgrima

A esgrima é um dos esportes mais antigos do mundo. Além disso, a esgrima faz parte do quadro de esportes olímpicos.

Os estudiosos acreditam que a prática da esgrima vem desde o século XVI, já que consta a descrição deste esporte em inúmeros manuscritos europeus. Na época do absolutismo, isto é, no século XVII e XVIII, houve inúmeras competições com a utilização de espadas e sabres.

Este esporte passou a integrar o quadro de competições olímpicas no ano de 1986, nos jogos de Atenas. Sendo que a prática deste belo esporte somente chegou ao Brasil no período imperial, sendo que no início do século XX, houve militares no Rio de Janeiro que utilizaram a esgrima em seus treinamentos.

Neste esporte de combate, os competidores precisam se defender e atacar por meio de algumas armas brancas, como espada, sabre e florete.

Regras da Esgrima

Como todo esporte, a esgrima também possui suas regras, sendo as seguintes:

  • O combate possui 3 assaltados que dura 3 minutos, cada um.

As armas brancas para o combate são sabre, espada e florete. O florete e a espada medem 1,10 m, sendo utilizados com a finalidade de acertar o adversário com a parte da ponta.

O competidor que atingir o tronco do outro competidor com o florete, ganha pontos. Já a espada pode ser utilizada para atingir qualquer parte do competidor adversário.

O sabre pode ter até 1,05 m, sendo utilizado para atingir o adversário com a lâmina ou ponta na parte da cintura ou acima. 

Sempre que houver o toque de um dos competidores no colete do adversário será marcado eletronicamente o ponto, já que todo o coloque possui sensores.

O objetivo do combate é somar o máximo de pontos possíveis. Todos os competidores devem utilizar roupas especiais, justamente para não se ferir. O equipamento de proteção são colete protetor, luvas e máscara metálica.

Neste esporte, as mulheres participam e precisam além dos equipamentos de proteção anteriormente citados, os protetores para os seios.

Local para o combate

O combate é realizado em uma pista de esgrima. Esta pista mede de 1,5 a 2 metros de largura e 14 metros de extensão. Além disso, existe uma linha que separa em dois lados de mesmo tamanho.

Há uma área que fica no fundo de cada lado, onde o competidor que está sendo atacado não pode entrar. 

As competições do esporte

A esgrima faz parte do quadro de esportes olímpicos e por isso, houve competições nas Olimpíadas de Londres no ano de 2012 e em 2016, no Rio de Janeiro.

Os competidores deste esporte também podem participar do Campeonato Mundial de Esgrima, que acontece anualmente, exceto quando é ano de Jogos Olímpicos.

Benefícios da esporte esgrima

Inúmeros são os benefícios deste esporte, sendo alguns deles:

  • Habilidades corporais
  • Aumenta o equilíbrio e a foça
  • Auxilia a resistência muscular
  • Proporcionar melhor agilidade na tomada de decisões, raciocínio e pensamento.
  • Ajuda a desenvolver a coordenação motora
  • Proporciona um melhor desenvolvimento da concentração.

As competições

As competições internacionais são realizadas pela Federação Internacional de Esgrima, mais conhecida como FIE. Já as competições nacionais, no Brasil, são realizadas pela Confederação Brasileira de Esgrima, conhecida como CBE.

Por Janaina Silva

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade