Filósofos pré-socráticos

Saiba mais sobre os Filósofos pré-socráticos e esclareça as suas dúvidas sobre eles.

A filosofia é a ciência que busca explicações para os fenômenos relacionados com o ser-humano através da razão. A sua origem deu-se a partir da necessidade de responder à pergunta: “De onde surgiu a humanidade?”, que antes dos filósofos, era respondida por meio de mitos. A partir daí, surge então as primeiras teorias racionais, com os filósofos pré-socráticos (Eles recebem este nome por serem os antecessores de Sócrates, famoso pensador grego). Confiram aqui alguns grandes pensadores e suas principais ideias:

Tales (Mileto, 650 a.c)

Tales é conhecido por ter sido o primeiro a desligar-se do pensamento mitológico e dar início à filosofia. Em seu pensamento, o filósofo constatou que tudo no Universo tinha origem em um único elemento: a água. Ele chegou a essa conclusão após observar que sem água, tudo morria. Logo, esta seria a fonte da vida. Aristóteles o chama de “fundador da filosofia”.

Um de seus grandes feitos foi prever o eclipse no ano de 585 a.c, como matemático, elaborou explicações para as inundações do Nilo, e solucionou problemas geométricos. Ao fazer uma viajem pelo Egito, ele calculou a altura de uma pirâmide, através da proporção entre sua altura e o comprimento de sua sombra (Teorema de Tales).

Pitágoras (Samos, 570a.c)

Pitágoras supôs que todos os seres eram unidos em volta de uma única unidade fundamental: a matemática. Para ele “tudo é número”, sendo estes, não considerados como símbolos, mas como a essência de tudo no universo.

Ele teve muita importância para a matemática e muitas de suas descobertas são utilizadas até hoje, como, por exemplo, a classificação dos números entre primos e compostos, pares e ímpares. Pitágoras estabeleceu também relações geométricas como a de que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois ângulos retos.

Parmênides (Eleia, 515 a.c)

Parmênides deixou um poema com suas ideias, onde ele separava o mundo que vivemos em duas vias, a “via da verdade”, representando o pensamento verdadeiro, baseado na razão e a “via da opinião”, considerada errada, pois na hora de emitir as opiniões, os homens confiavam exageradamente em seus instintos, o que os enganava e levava ao erro.

Heráclito (Efeso, 535 a.c)

Heráclito traz em suas obras a ideia da essência na mudança, onde defende que no mundo “tudo flui, nada permanece, nem persiste o mesmo”. Desta forma, ele se mostrava contrário a Tales, já que a partir do momento que tudo muda a água não poderia ser a origem do mundo, por também ser mutável.

Anaximandro (Mileto, 610 a.c)

Seguidor de Tales, Anaximandro é conhecido por elaborar o primeiro mapa do mundo que habitava, segundo ele, a origem do mundo era o apeíron, o infinito, e tudo no se dissolvia nele, defendia ainda que o mundo não era apenas um, mas um entre muitos. Escreveu um livro chamado Sobre a natureza, porém, o mesmo se perdeu.

Resumindo, os filósofos pré-socráticos ficaram conhecidos como percussores da filosofia ocidental, provocando uma ruptura do conhecimento com os mitos e estabelecendo a razão como critério fundamental para o desenvolvimento de teorias que visam o entendimento da existência humana. 

Por Douglas Vieira Rocha

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade