Materialismo Dialético

“Entenda o conceito de materialismo dialético criado por Karl Marx e por Friedrich Engels e saiba qual sua importância para a ciência hoje e como ela influenciou o comunismo marxista”

O materialismo dialético é uma teoria filosófica que utiliza da dialética, um conceito que era usado pelos gregos antigos, como Platão, para entender como funcionam as relações sociais.

Esta teoria foi criada por Karl Marx e por Friedrich Engels.

A base desta teoria é a dialética de Hegel, mas diferentemente deste autor, que utilizava-se da dialética do idealismo, Marx elaborou sua dialética com base no materialismo.

Quem foi Karl Marx

Karl Marx foi o fundador do pensamento do materialismo dialético, auxiliado por Engels.

Marx viveu entre os anos de 1818 e 1883 e foi um filósofo e revolucionário socialista. Ele nasceu na cidade de Trèves.

Na Universidade de Bonn ele estudou direito, história, filosofia, arte e Literatura.

Depois disso ainda estudou jornalismo, sendo diretor de um jornal na cidade alemã de Colônia.

Em 1848, junto com Engels, Marx escreveu uma de suas principais obras, o “Manifesto Comunista”, onde esboçou suas ideias sobre a luta de classes, criticando fortemente o capitalismo.

Ele morreu em 1883, em Londres, na Inglaterra, mas antes disso ainda escreveu outra importante obra, também com Engels: “O Capital”.

O materialismo dialético

Para compreender este conceito, precisamos entender o significado destas duas palavras que formam a teoria de Marx:

  • Dialética: é a arte do diálogo. Este conceito foi trazido por Hegel, outro filósofo alemão. A dialética de Hegel é dividida em três enfoques: fazer uma afirmação (a tese), contrapor esta afirmação (antítese) e originar uma nova ideia a partir das duas anteriores (a síntese). É uma nova ideia, mas baseada na discussão originada das duas anteriores;
  • Materialismo: doutrina que diz que a matéria explica os fenômenos naturais e sociais. Ao contrário do que pensava Hegel, Marx dizia que o ser humano não podia ser pensado de forma abstrata, pois ele era formado a partir das relações sociais.

Partindo deste pressuposto, podemos concluir que Marx utilizou uma parte do conceito de Hegel (a dialética), mas criou sua própria teoria ao aplicar o materialismo nela. Hegel utilizava do conceito da dialética idealista.

Com esta posição de Marx, criticando o idealismo, a dialética se torna um método científico, sendo aceita como um método de análise da realidade.

Em resumo, podemos dizer que no materialismo dialético nada está pronto. O mundo, as pessoas, as coisas e os animais vão sempre se modificando e essa modificação é ocasionada pelas relações sociais, pelas contradições e pelos conflitos.

Princípios do materialismo dialético

  • Princípio da totalidade: todas as coisas estão dentro de um mesmo conjunto e estas coisas (mundo, pessoas, relações) estão ligadas entre si e umas influenciam as outras;
  • Princípio da mudança qualitativa: as mudanças ocorrem em tempos diferentes e em ritmos diferentes. Diversas pequenas mudanças levam a uma grande transformação;
  • Princípio da contradição universal: ao mesmo tempo, as forças que formam a realidade se unem e se opõem;
  • Princípio do movimento: nada está pronto. A transformação acontece a todo o tempo, com os conflitos e as contradições.

Baseado nestes princípios, em seu livro “a Dialética da Natureza”, Engels aplicou as ideias do materialismo dialético dentro da ciência, e nela definiu as três leis fundamentais desta teoria:

  1. Com base no princípio da mudança qualitativa, Engels cria a lei da transformação, onde as mudanças que ocorrem de forma quantitativa (várias mudanças) dão origem a mudanças qualitativas;
  2. O princípio da contradição universal dá origem à lei da unidade e da interpretação dos contrários, onde a realidade é formada por um conjunto de contradições;
  3. A lei da negação da negação fala sobre a tríade tese, antítese e síntese, na qual um contrário nega o outro e com isso, novas ideias surgem.

O materialismo histórico

Como você viu, o materialismo dialético aborda as formas de estudar os fenômenos naturais por meio da dialética e as formas de interpretar esses fenômenos por meios materialistas.

O materialismo histórico nada mais é do que aplicar os princípios do materialismo dialético no estudo da vida social e das relações que ocorrem na sociedade. É a aplicação do materialismo dialético na história da sociedade.

O materialismo dialético no estudo de classes

A teoria marxista estuda a luta de classes, contrapondo a burguesia e o proletariado.

Com base na teoria do materialismo dialético, temos a burguesia como a tese e o proletariado como a sua antítese. O diálogo entre estes dois conceitos, vão gerar a síntese, que seria substituir uma sociedade de classes por uma sociedade sem classes, que seria o conceito de comunismo de Karl Marx.

Para Marx, esta seria a solução para a crise do capitalismo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade