Física

Ciência responsável pelo estudo dos fenômenos naturais referentes à mecânica, óptica, eletricidade, termologia, acústica e física moderna. Está relacionada com as demais ciências naturais, e de certo modo, engloba a todas.

Física é o termo que vem do grego e significa natureza. A física procura analisar, justificar e prever por meio de leis de fenômeno o que realmente acontece com a matéria ao decorrer do tempo. Assim como outras ciências, também é dividida de acordo com alguns critérios:

Física teórica: Formula novas teorias, perguntas e experimentos, a fim de expandir o conhecimento acerca do assunto.

Física experimental: Através de experimentos, é capaz de validar ou invalidar teorias cientifica e até mesmo corrigir aspectos defeituosos.

Física aplicada: Uso das teorias físicas no cotidiano.

Física clássica: São estudadas todas as teorias e conhecimentos desenvolvidos antes do século XIX. Exemplo: termodinâmica, mecânica ondulatória, eletromagnetismo e física aristotélica.

Física moderna: São estudados os conceitos e teorias desenvolvidas a partir do século XIX. Exemplo: física experimental, física quântica, física nuclear e relatividade.

Principais nomes da Física e quais teorias eles defendiam

Albert Einstein (1879-1955): É muito conhecido por sua teoria da relatividade, que comprova a inexistência do espaço e do tempo absoluto. Einstein foi um dos criadores da idade atômica, e a sua famosa equação E=m.c² tornou-se importante para o desenvolvimento da mesma. Para a criação da teoria, baseou-se em um profundo pensamento filosófico e um complexo conhecimento matemático.

Em 1905, Einstein apresentou três de suas maiores contribuições ao conhecimento científico. Em um dos trabalhos, propôs que a luz poderia ser criada como uma corrente originada de partículas intimas, as quais deu o nome de quanta. A sua obra ajudou na comprovação da teoria quântica. Num segundo trabalho, denominado “A Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento”, apresentou a teoria da relatividade restrita. O terceiro importante trabalho foi o movimento browniano, uma deslocação em ziguezague de partículas microscópicas suspensas num líquido ou gás. Esse movimento confirmava a teoria atômica da matéria. 

Alessandro Giuseppe Antônio Anastasio Volta (1745-1827): Alessandro foi o primeiro a separar o metano. Inventou dispositivo que envolve eletricidade estática, porém, o seu principal feito foi a eletricidade dinâmica, diretamente relacionada à corrente elétrica.

Em 1794, montou um dispositivo onde se encontrava dois metais distintos, sem o contato de qualquer tipo de tecido. Como resultado do trabalho, obteve a informação de que havia uma corrente elétrica circulando entre os dois metais. Em 1800, comprovou sua tese construindo um dispositivo que gerasse um fluxo constante de eletricidade. O primeiro dispositivo da historia recebeu o nome de “bateria elétrica.” Contudo, a maior honra de Alessandro foi quando se criou uma unidade para medir a diferença de potencial elétrico com o nome Volt, em consideração aos seus trabalhos.

André Marie Ampére (1775-1836): Estruturou a teoria que promoveu a construção de uma grande quantidade de aparelhos eletromagnéticos, descobrindo leis que regem entre si as atrações e repulsões das correntes elétricas. Descobriu também uma maneira de mostrar a atração e repulsão de um fio percorrido por corrente. E em sua homenagem foi dado o nome de ampére, á unidade de medida de intensidade elétrica.

Galileu-Galilei (1564-1642): É considerado o fundador da ciência experimental moderna. Aperfeiçoou instrumentos como o relógio e o telescópio. Descobriu as leis da queda dos corpos e a lei que domina o movimento do pendulo. Suas conclusões eram baseadas em observações e nos resultados dos experimentos do que na lógica da dedutiva.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade