Termologia

Conheça este ramo da Física que realiza estudos sobre os fenômenos térmicos.

A Termologia é uma área da física que tem por base realizar estudos sobre os fenômenos térmicos. Trata-se de um ramo do conhecimento, cujas pesquisas contribuem para a compreensão de tudo aquilo que envolve o efeito popularmente conhecido como "calor". O calor é a "energia" que trocamos de um corpo em maior temperatura para o outro de baixa temperatura, algo como a energia térmica em trânsito, por exemplo.

Já a "temperatura" é a grandeza em que mede o nível de movimentação das partículas. Quando elas se encontram mais aquecidas, maior é a previsão das moléculas estarem sofrendo alterações. Isto é fator determinante para que se possa saber se a matéria está quente ou fria.

Veja as escalas mais utilizadas para se medir o calor:

Escala Celsius:

Esta escala foi construída tendo como referência a temperatura de um gelo, como o primeiro ponto fixo, e a temperatura de um vapor d'água em agitação (segundo ponto). Assim, atribuiu-se para estes dois pontos os valores 0° Celsius e 100° Celsius.

Trata-se de uma escala de fácil compreensão (daí o fato de ter se tornado universal), que durante alguns anos foi chamada de escala centígrada. Somente no ano de 1948 que, pela convenção internacional e interesse mútuo, obteve-se a mudança de seu nome para escala Celsius.

Escala Fahrenheit:

Esta é um pouco mais complicada, sendo utilizada como “padrão” de forma especial em países que possuam tradição britânica, incluindo nesta lista os Estados Unidos da América. As proporções em Fahrenheit são exatamente diretas, e o cálculo de conversão é relativamente complicado.

As temperaturas em Fahrenheit equivalentes ao zero e ao cem da escala em Celsius, possuem valores de 32°F e 212°F, e já seus intermediários tendem a variar sem um definição aritmética padrão.

Escala Kelvin:

Nesta definição, a escala Kelvin é utilizada especialmente na química e na física para fins específicos, norteando-se no ponto de partida tendo a definição de zero absoluto. Este Zero Absoluto é o limite da falta de calor no qual todas as moléculas de um determinado material chegam a paralisar completamente sua agitação.

Nesta escala Celsius, o zero de forma absoluta é atingido na temperatura – 273. Este cálculo teórico correspondente a temperatura foi feito por um físico chamado Lord Kelvin, sendo também importante para a criação de uma  nova escala. Seu pensamento foi razoavelmente lógico: se o zero absoluto é -273 ºC, é essa temperatura que deveria ser chamada de zero, e nenhuma temperatura, nesta escala, poderia ser negativa.

É exatamente esta ideia que é o resultado da escala. Ela é proporcionalmente idêntica à escala Celsius, mas sempre corresponde a 273 graus acima, pois inicia-se no zero absoluto e não possui números negativos.

Tendo isto, o zero na escala Celsius corresponde aos 273 graus Kelvin, enquanto que os 100 graus Celsius corresponde a 373 Kelvin. Essa é a medida utilizada no Sistema Internacional de Unidades para mensurações oficiais.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade