Future Perfect Simple: quando usar, regras e exemplos

Future Perfect Simple é um tempo verbal em Inglês usado para descrever uma ação concreta que pretende ser realizada (ou finalizada) em algum momento no futuro.

Future Perfect Simple: quando usar, regras e exemplos

Saiba mais sobre este tempo verbal em Inglês - Foto: Concursos no Brasil

Sabe aquela lista de metas que fazemos todos os anos para o Réveillon? Com tarefas, propósitos e objetivos para serem cumpridos dentro de um prazo definido? Para falarmos desse tipo de situação na língua inglesa, nós usaremos o Future Perfect Simple.

Mas o que é e como funciona este tempo verbal? Vamos observar um exemplo para entender mais precisamente como esse tempo funciona:

They will have started working out, by the end of the month.
(Eles terão começado a malhar até o final do mês.)

Perceba que nessa sentença temos a descrição de uma ação concreta que pretende ser realizada (ou finalizada) em algum momento no futuro. Note também que, para reforçar essa ideia de um período distante no futuro, usamos o termo “by”, dado que ele indica “até”.

Vale ressaltar, que principalmente na língua oral esse não costuma ser um tempo verbal muito frequente, mas que é importante aos estudantes do idioma dominarem sua estrutura.

Então, ao descrever um acontecimento futuro que antecede outra ação ou uma ação futura concreta que já terá acontecido ou estará completa em um determinado tempo no futuro usaremos o Future Perfect Simple (futuro perfeito simples).

Esse tipo de estrutura verbal também existe na língua portuguesa, a chamamos de futuro do presente composto. E antes de entrarmos nos pormenores de como formar este tempo verbal, vamos conhecer alguns termos que ajudam a identificar o Future Perfect?

Expressões temporais que indicam uso do Future Perfect

Em qualquer tempo verbal, não só da língua inglesa como em qualquer outro idioma, expressões temporais são termos que auxiliam na localização da sentença dentro do espaço-tempo.

Então no caso do Future Perfect, que descreve ações que vão acontecer num período temporal específico, usamos as seguintes expressões indicadoras de tempo:

  • By este termo é usado para mostrar o prazo no qual a ação ocorrerá, geralmente traduzida como “em, no, na, até”.
  • By the time When – essa expressão e esta palavra ajudam a estabelecer uma data futura, significa “quando” na língua portuguesa.
  • Until – termo usado para mostrar o prazo no qual a ação ocorrerá, traduz-se como “até”.
  • Before – este termo é usado para estabelecer a ordem dos fatores, significa “antes” em português.
  • In – essa palavra quando usada juntamente com expressões de tempo como “in time for” ou “in a week” para identificar um momento futuro específico, isoladamente esse termo significa “em” na língua portuguesa.

Observe os exemplos a seguir:

When I get home, my husband will have cooked dinner. 
(Quando eu chegar em casa, meu marido terá preparado a janta.)

She will not havetravelled all around Latin America before she gets vaccined.
(Ela não terá viajado por toda a América Latina antes de tomar a vacina.)

We will have read the book in time for the movie’s release.
(Teremos lido o livro a tempo do lançamento do filme.)

Quando usar o Future Perfect

Ao usarmos o Future Perfect tratamos de um evento ou ação que terá, ou não, sido concluído até certa hora ou data. Em outras palavras, esse tempo verbal é aplicado quando precisamos de um prazo ou data-limite para essa ação.

Vale frisar que esse é um ponto comum e fundamental para todos os tempos verbais perfect (perfeitos) da língua inglesa: o princípio de tempo limite (deadline).

Então, as sentenças do Future Perfect estão localizadas num tempo anterior (passado) aquele momento específico ao qual estamos fazendo referência no futuro. Ou seja, este tempo verbal é aplicado para se referir a uma ação ou processo determinado, que será concluído em algum momento posterior ao presente.

E recapitulando, geralmente usa-se expressões temporais junto a este tempo verbal para indicar o momento em que a ação estará concluída, como podemos observar no exemplo a seguir:

We will have done all the chores by the time our parents arrive at home.
(Nós teremos terminado todos os afazeres de casa quando nossos pais chegarem em casa.)

Note que existe um prazo que foi estipulado ou estimado para que uma ação tenha sido concluída em algum momento determinado do futuro: “terminar todos os afazeres de casa”. Qual a data-limite? Quando os pais chegarem em casa, pretende-se a ação já terá sido concluída.

Agora que você já entendeu o propósito e o tipo de situação na qual o Future Perfect é aplicado, vamos partir, no próximo tópico, para o entendimento das regras para estruturação desse tempo verbal.

Formação do Future Perfect

Para saber a estrutura deste tempo verbal precisamos primeiro lembrar do básico. O tempo Future em inglês, faz referência a estruturas que usam o verbo auxiliar “will” para sinalizar que ação relatada está localizada num tempo futuro.

Para a indicação do Perfect, e isso vale para todos os tempos perfeitos, que sinaliza que a ação está concluída é indicada pelo segundo verbo auxiliar “have” no Simple Present. (Curiosidade! O termo Perfect vem do Latim perfectum que significa “completo”).

Outra parte fundamental que compõe todos os tempos perfeitos da língua inglesa, que é a última parte da estrutura, é composta pelo Past Participle, que chamamos em português de “particípio”. Mas como vamos descobrir os particípios?

Assim como em qualquer conjugação, existem os verbos que são regulares, que possuem um padrão de conjugação ou verbos que são irregulares, e, portanto, não existe uma regra que defina a flexão de todos eles.

Para os verbos regulares, existe uma constância e regularidade no modelo de conjugação para a formação do particípio passado. Entenda as regras no quadro a seguir:

Para os verbos terminados em – e, acrescenta-se somente o –d no final do verbo:

·         to arrive (chegar) – arrived
·         to like (gostar) – liked
·         to live (viver) – lived

No caso dos verbos regulares terminados em consoante + vogal + consoante (CVC), duplica-se a última consoante e acrescenta-se o –ed:

·         to control (controlar) – controlled
·         to prefer (prefer) – preferred
·         to stop (parar) – stopped

Verbos terminados em –y precedidos de consoante, retira-se o y e acrescenta-se o –ied:

·         to cry (chorar) – cried
·         to study (estudar) – studied
·         to try (tentar) – tried

Para os verbos terminados em –y precedido de vogal, acrescenta-se apenas o –ed:

·         to enjoy (aproveitar) – enjoyed
·         to play (brincar; jogar) – played
·         to stay (ficar) – stayed

Já para o caso dos verbos irregulares, recomendamos a prática de atividades e leitura para se habituar ao uso e a forma escrita de cada uma. A tabela a seguir tem os verbos mais usados, observe:

INFINITIVO

PARTICÍPIO PASSADO

TRADUÇÃO

to be

been

ser, estar, ficar

to bring

brought

trazer, servir, causar, executar, induzir

to buy

bought

comprar

to come

come

vir, chegar

to do

done

fazer

to drink

drunk

beber

to eat

eaten

comer

to find

found

achar, encontrar

to get

got

obter, conseguir

to give

given

dar

to go

gone

ir

to know

known

saber, conhecer

to leave

left

partir, deixar, sair

to make

made

fazer, criar, elaborar

to meet

met

encontrar(-se), reunir(-se)

to put

put

pôr, colocar

to read

read

ler, interpretar

to see

seen

ver, perceber

to take

taken

tomar, pegar, levar

to wake

woken

acordar

to write

written

escrever, anotar

Então sempre que ouvir o termo PERFECT tenha em mente que haverá a estrutura básica: have + past participle. Então vamos ver como seria a estrutura de uma frase afirmativa no Future Perfect:

Sujeito + WILL + HAVE + PAST PARTICIPLE + complemento.

Atenção! A conjugação do verbo auxiliar “have” é utilizada na forma base, sem flexão para todas as pessoas (pronomes) e situações.

Exemplos:

They will havefinished the project before June.
(Eles terão finalizado o projeto antes de junho.)

By the end of the trip, you will have taken a lot of pictures.
(Até o final da viagem, você terá tirado várias fotos.)

Before the wedding, he will havebought a new house. 
 (Antes do casamento, ele terá comprado uma casa nova.)

Forma negativa (negative form)

Para falar de ações que poderão não estar concluída no futuro, ou seja, sentenças negativas, basta usar o termo indicativo de negação “not” depois o verbo auxiliar “will”:

Sujeito + WILL + NOT + HAVE + PAST PARTICIPLE + complemento.

Exemplos:

Gamora will not have become an Avenger by the end of the movie.
(Gamora não terá virado uma Vingadora ao final do filme.)

Thomas still won’t havegraduated from college by this time next year. 
(Thomas ainda não terá se formado na faculdade nesta época do ano que vem.)

The machine will not have finished washing the clothes until the time I arrive at home.
(A máquina não terá terminado de lavar as roupas até a hora de eu voltar para casa.)

NOTA: assim como ocorre na forma do Simple Future o verbo auxiliar “will” também permite a forma contraída no Future Perfect, então podemos substituir “will not” por “won’t”.

Forma interrogativa (interrogative form)

Assim como em todas as formas interrogativas da língua inglesa, aqui seguiremos a mesma norma de inversão da ordem de alguns elementos. Com base nisso teremos o auxiliar “will” posicionado antes do sujeito no início da frase, para perguntas objetivas ou logo depois de uma question word (What, Where, Who, When etc).

Vale mencionar, que tanto perguntas afirmativas quanto negativas podem ser utilizadas. Por fim, a estrutura de uma pergunta no Future Perfect é a seguinte:

WILL + Sujeito + HAVE + PAST PARTICIPLE + complemento?

ou

WON’T + Sujeito + HAVE + PAST PARTICIPLE + complemento?

Exemplos:

Will they have eaten all the birthday cake by the end of the party? 
(Eles terão comido todo o bolo de aniversário até o final da festa?)

Won’t they have it all written before I can pick it up?
(Eles não vão ter tudo escrito antes de eu poder busca-lo?)

When will you havemade the final product?
(Quando você terá feito o produto final?)

Diferença entre Future Perfect e Future Perfect Continuous

O Future Perfect Tense é classificado de duas maneiras: Future Perfect Simple e Future Perfect Continuous. O fato de ambos serem dois tempos perfeitos no futuro pode gerar um pouco de dúvida para aqueles que ainda estão se familiarizando com esses tempos verbais.

Então, a fim de diferenciá-los é importante, antes de tudo, entender e conhecer o uso de cada uma. Enquanto o tempo verbal Simple expressa alguma ação ou evento que estará concluído antes de um tempo específico no futuro, o Continuous está tende a dar ênfase a duração/continuidade de uma ação ou evento que serão realizadas no futuro.

Além de expressarem situações diferentes, outra diferença entre esses tempos verbais está em suas estruturas, veja os exemplos:

The children will have had lunch by the time we get there.
(As crianças já terão almoçado quando a gente chegar lá.)
Future Perfect Simple

The children will have been having lunch by the time we get there.
(As crianças estarão almoçando quando a gente chegar lá.)
Future Perfect Continuous

Note que em termos de estrutura, o Future Perfect Simple é formado por will + have + past participle, enquanto que o Future Continuous é composto por will+ have + been +gerund (-ing). Vamos recapitular?

USO

ESTRUTURA

EXEMPLO

FUTURE PERFECT SIMPLE

Usado para indicar ações que serão concluídas num tempo determinado do futuro.

Sujeito + will + have + past participle + complemento

By the end of 2016, I will have lived in Portugal for a year.
(Ao final de 2016, eu terei morado por um ano em Portugal.)

FUTURE PERFECT CONTINUOUS

Aplicado para indicar a continuação de ações que serão terminadas em determinado tempo no futuro.

Sujeito + will+ have + been +gerund (ING) + complemento

By the end of2016, I will have been living in Portugal for a year.
(Ao final de 2016, fará um ano que eu estarei vivendo em Portugal.)

Vídeos sobre Future Perfect

Abaixo, confira vídeos sobre Future Perfect que podem ajudar você a fixar melhor o conteúdo:

Future Perfect x Future Continuous

Aproveitando que acabamos de ver as diferenças entre estes dois tempos verbais do Future Perfect Tense, aproveite para revisar este conteúdo com a Teacher Rachel que retoma alguns aspectos que já citamos acima com novos exemplos.

Como usar Future Perfect em Inglês

Mais uma vez as Profas. Bi e Gi vão nos ajudar a entender outras nuances desse tempo verbal por meio de cenários contextualizados. Antes de fechar a aba do seu navegador dê uma conferidinha neste conteúdo.

Tempo Verbal: Future Perfect

Agora que chegamos ao final do artigo, com o panorama geral do Future Perfect Simple, é recomendável que além de revisar este tempo verbal, você retome os tempos anteriores para fixar o conteúdo da melhor forma possível.

Neste vídeo, com o Gavin Roy, além de revisar o Future Perfect, você poderá relembrar outros dois tempos perfeitos simples, o Past Perfect e o Present Perfect.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »