Simple Present: entenda regras e veja exercício de Inglês

Simple Present é o primeiro tempo verbal da língua inglesa. Descubra como usar o simple present, regras e faça exercícios.

Primeira aula de inglês, o professor escreve no quadro o verbo “to be” e suas conjugações. Percebemos que diferentemente da gramática da língua portuguesa, os verbos não sofrem alterações para todas as pessoas (pronomes). Essa é uma das praticidades da gramática inglesa que vamos aprofundar mais um pouco agora, no aprendizado do Simple Present.

Como o próprio nome indica, o Simple Present trata do presente simples, que corresponde ao Presente do Indicativo da língua portuguesa. Este tempo verbal serve para indicar ações habituais que ocorrem no presente, fatos gerais, ações repetidas ou situações, características físicas, emoções e desejos permanentes. Também é usado para expressar uma verdade universal, sentimentos, opiniões e preferências.

  • She goes to the gym three times a week (Ela vai à academia três vezes por semana). Hábito
  • That dog is big (Aquele cachorro é grande). Características físicas
  • We wear pink on Wednesdays (Nós vestimos rosa as quartas-feiras). Eventos repetidos
  • Water freezes at zero degrees (A água congela a zero graus). Verdade universal
  • To fasten you seat belt, simple connect the two ends together until they click (Para afivelar seu cinto de segurança, basta conectar as duas partes até que ouvir um click). Orientações
  • Beyoncé’s show is at 21 pm tomorrow (O show da Beyoncé é amanhã às 21h). Eventos programados
  • The kids are excited to go to the park (As crianças estão empolgadas para ir ao parquet). Emoções

Uma forma de identificar que a sentença está usando o Simple Present é que na maioria das vezes as frases são acompanhadas de expressões de tempo (advérbios). Por exemplo: daily (diariamente), now (agora), every day (todos os dias), always (sempre), never (nunca), today (hoje), often (frequentemente), sometimes (às vezes), generally (geralmente), usually (usualmente) etc.

Como mencionamos anteriormente, ao contrário da língua portuguesa, em inglês, os verbos no Simple present não são flexionados em todas as pessoas, exceto na terceira pessoa do singular (he - ele, she - ela, it – coisas, objetos e animais) em frases afirmativas.

Além disso, outra peculiaridade da língua inglesa, é que para a construção de frases interrogativas e negativas usa-se verbos auxiliares (do e does) que aprofundaremos mais a seguir.

Qual a diferença entre Simple Present e Present Continuous

Por se tratar do tempo presente, o Simple Present e o Present Continuous costumam ser confundidos, não se preocupe, vamos te ajudar e diferenciá-los.

Uma diferença básica entre estes dois tempos verbais é que o primeiro, como o próprio nome diz, é um tempo simples, ou seja, usa apenas um verbo. Já o segundo é construído por locução verbal, que usa a conjugação do verbo “to be” no Simple Present acompanhado de outro verbo com sufixo ING (que equivale ao nosso gerúndio).

Outro ponto que facilita a diferenciação entre os dois tempos, é que o Simple Present trata de ações habituais (rotinas) que acontecem no presente. Enquanto o Present Continuous apresenta uma ação que está ocorrendo (em trânsito, por isso contínua) no presente ou um fato que acabou de acontecer (atividades temporárias).

Exemplo

  • She eats dounuts every Friday (Ela come dounuts toda sexta-feira). Rotina
  • She is eating a dounut now (Ela está comendo um dounut agora). Ação em trânsito

Regras gerais do Simple Present

Lembra quando dissemos que a conjugação dos verbos no Simple Present é mais simples de aprender que o Presente do Indicativo em português. Observando a conjugação do verbo amar (to* love) entenda o porquê:

*NOTA: para indicar que um verbo está no infinitivo, a língua inglesa usa a partícula TO antes da base do verbo para representar que ele não está conjugado.

Pronomes PessoaisAMARSubject PronounsTO LOVE
EuAmoILove
TuAmasYouLove
Ele/ ElaAmaHe/ She/ ItLoves
NósAmamosWeLove
VósAmaisYouLove
Eles/ ElasAmamTheyLove

Enquanto na língua portuguesa o verbo possui variação de desinência para cada pessoa, na língua inglesa as únicas pessoas que sofre variação de conjugação são as 3ªs pessoas do singular (he, she, it).

Mas como nem tudo são flores, a língua inglesa é feita de exceções. Mas calma, apenas três verbos não seguem esta regra do Simple Present, que são chamados de irregulares, são eles: TO BE (ser e estar), TO HAVE (ter) e CAN (poder e conseguir).

O primeiro apresenta uma variação para a primeira pessoa do singular e forma irregular para a terceira pessoa do singular. O verbo “to have” apresenta irregularidade apenas para a terceira pessoa do singular e o último não apresenta variação para he/she/it. Observe:

Subject PronousTO BETO HAVECAN
IAmHaveCan
YOUAreHaveCan
HE/SHE/ITIsHasCan
WEAreHaveCan
YOUAreHaveCan
THEYAreHaveCan

Forma afirmativa do Simple Present

De modo geral, a língua inglesa costuma construir suas sentenças na ordem direta, ou seja: Sujeito + Verbo principal + complemento.

Mas como pontuamos anteriormente, existe flexão verbal para a terceira pessoa do singular (he, she, it) na conjugação dos verbos no Simple Present, então é necessário entender a regra de como essa flexão é construída. Veja o quadro a seguir:

Regra geral: para a maioria dos verbos basta acrescentar “S” no final

  • to feel (sentir) – feels;
  • to help (ajudar) – helps;
  • to live (viver) – lives;
  • to hold (segurar) – holds;
  • to use (usar) – uses;
  • to runs (correr) – runs;
  • to work (trabalhar) – works;
  • to dance (dançar) – dances.

Verbos terminados em –ss, –sh, –ch, –o, –x: acrescenta-se “ES”

  • to pass (passar) – passes;
  • to kiss (beijar) – kisses;
  • to watch (assistir) – watches;
  • to wash (lavar) – washes;
  • to go (ir) – goes;
  • to relax (relaxar) – relaxes;
  • to fix (consertar) – fixes.

Verbos que terminam em consoante + y: retira-se o –y e, em seguida, acrescenta-se “IES”

  • to study (estudar) – studies;
  • to copy (copiar) – copies;
  • to cry (chorar) – cries;
  • to fly (voar)– flies.

Para os verbos terminados em vogal + y: acrescenta-se “S”, como na regra geral

  • to play (jogar, brincar) – plays;
  • to say (dizer) – says;
  • to enjoy (aproveitar) – enjoys;
  • to obey (obrceder) – obeys.

Lembre-se! Essas flexões são usadas APENAS para he – she – it, para as demais pessoas I – you -we - they vai ser usada a base do verbo (verbo sem “to”).

Forma negativa e interrogativa no Simple Present

Na construção das negações e perguntas, a língua inglesa também se comporta de forma diferente do português.

No Simple Present são usados os chamados verbos auxiliares, ou seja, eles atuam como ajudantes do verbo principal da frase, para indicar a negação ou construir a pergunta. São eles o DO e DOES.

Como dizer não no Simple Present

Na construção das frases negativas, usa-se a estrutura: Sujeito + DO NOT ou DOES NOT + verbo no infinito sem to + complemento.  Observe que tem a variação “do” e “does”, essa diferença é para respeitar a regra da terminação “es” da flexão dos verbos para a terceira pessoa do singular.

Ou seja, “do” será usado para I – you – we – they, enquanto “does” será usado apenas para he- she -it.

Além disso, já que o auxiliar já está realizando a flexão, o verbo principal volta para a base (verbo sem “to” e sem terminação “S”, “ES”, “IES”). Observe:

  • You do not go to school on Sundays (Vocês não vão à escola aos domingos).
  • He doesn’t play soccer without his friends (Ele não joga futebol sem seus amigos).
  • I don’t like to run in hot days (Eu não gosto de correr em dias quentes).
  • It does not play with strangers (Ele não brinca com estranhos).
  • She doesn’t do her homework every day (Ela não faz suas tarefas de casa todos os dias).

Percebeu que o verbo “to do” também precisa de auxiliar, apesar de parecer o mesmo verbo? Tome cuidado para não deixar passar este detalhe.

Além disso, a língua inglesa permite um fenômeno gramatical chamada contração, observe nos exemplos anteriores que “do not” pode ser escrito “don’t” e que “does not” pode ser colocado como “doesn’t”. Mas evite as contrações em textos formais.

Como fazer perguntas no Simple Present

As frases interrogativas no Simple Present seguem a seguinte estrutura: DO ou DOES (verbo auxiliar) + sujeito + verbo principal sem to + complemento. Observe que a regra da flexão do “do” e “does” para as negativas também vale na hora de fazer perguntas. Veja:

  • Does she live here? (Ela mora aqui?)
  • Do you like pizza? (Você gosta de pizza?)
  • Does he play a musical instrument? (Ele sabe tocar um instrumento musical?)
  • Do we do the dishes now or tomorrow? (Lavamos os pratos agora ou amanhã?)
  • Do you wake up early every day? (Você acorda cedo todos os dias?)

Percebeu que quando traduzimos essas frases do Simple Present para o português, o auxiliar não tem a mesma função que na língua inglesa, ou seja, ele não tem valor de conteúdo, ele exerce apenas uma função estrutural (gramatical), ajuda a indicar que estamos começando uma pergunta, ou ajudar a realizar negações.

Simples e curto

Algo possível na língua inglesa é o uso das chamadas “respostas curtas”. Que são o pronome acompanhado do verbo em afirmativa ou negativo. Observe:

  • Do you like strawberries? Yes, I do (Você gosta de morangos? Sim, eu gosto).
  • Does she drive a BMW? No, she doen’t (Ela dirige uma BMW? Não, ela não dirige).

Quebra regra: TO BE AND CAN

Anteriormente já havíamos mencionado que os verbos “to be” e “can” são verbos irregulares. E que quando conjugados no Simple Present, eles apresentam particularidades (retorne à listagem).

Além disso, estes dois verbos apresentam formas particulares de construção das frases interrogativas e negativas.

Diferente dos outros verbos, “to be” e “can” NÃO PRECISAM DE AUXILIARES. Então como ficam as estruturas das frases?

Forma Negativa

Para formar uma frase negativa no Simple Present com estes verbos, basta acrescentar a partícula “not” depois deles, veja o exemplo:

  • I am not italian (Eu não sou italiana).
  • She is not (ou isn’t) tall (Ela não é alta).
  • We are not (aren’t) doctors (Não somos medicos).
  • I cannot eat pennuts (Eu não posso comer amendoim).
  • He can’t whistle (Ele não consegue assobiar).

Note que a possibilidade de contração da negação também é válida para o verbo “to be” e “can”.

Forma Interrogativa

Antes de se preocupar com estas exceções, pense que eles simplificam a construção do Simple Present.

No caso destes dois verbos, a estrutura da frase na forma interrogativa é feita por meio de uma mudança na posição do verbo, que vamos chamar de dança das cadeiras. Observe:

AffirmativeInterrogative
You are a teacher (Você é um professor).Are you a teacher? (Sou eu um professor?)
He is handsome (Ele é bonito).Is he handsome? (Ele é bonito?)
I can jump high (Eu consigo pular alto).Can you jump high? (Eu consigo pular alto?)
She can use a sword (Ela é capaz de usar uma espada).Can she use a sword? (Ela é capaz de usar uma espada)

Então, para esses verbos, a forma interrogativa é formada com a movimentação do verbo principal para início da frase. Esse será o indicativo de que a frase é uma pergunta. Viu? Mamão com açúcar.

Let’s get to work!

Agora que você entendeu como usar os verbos no Simple Present, vamos praticar um pouco?

  1. Complete com a conjugação verbal adequada:
  1. We ___________ tea in the mornings. (to drink)
  2. This exercise ______ be complicated. (can)
  3. It ___________ heavily during September every year. (to rain)
  4. You ________ an amazing artist. (to be)
  5. He ________ to Paris every winter. (to go)
  6. She only _______ when she ______ home. (to relax – to be)
  7. He _______ in the mornings and he ________ video games in the evenings. (to study – to play)
  8. You _______ ask the teacher to help you. (can)

Respostas:

  1. We DRINK tea in the mornings.
  2. This exercise CAN be complicated.
  3. It RAINS heavily during September every year.
  4. You ARE an amazing artist.
  5. He GOES to Paris every winter.
  6. She only RELAXES when she IS home.
  7. He STUDIES in the mornings and he PLAYS video games in the evenings.
  8. You CAN ask the teacher to help you.
  1. Passes as frases para a forma negativa.
  1. You are a nice person.
  2. She can run fast.
  3. He likes his new tennis shoes.
  4. They live in California.
  5. It rains every January in Brazil.
  6. We wash the dishes after lunch.

Respostas

  1. You aren’t a nice person.
  2. She can’t run fast.
  3. He doesn’t like his new tennis shoes.
  4. They don’t live in California.
  5. It doesn’t rain every January in Brazil.
  6. We don’t wash the dishes after lunch.
  1. Passes as frases para a forma interrogativa
  1. She can climb trees.
  2. She has three different cellphones.
  3. He cooks delicious meals.
  4. We are neighboors.
  5. They live together in an apartment.
  6. You have two beautiful dogs.

Respostas

  1. Can she climb trees?
  2. Does she have three different cellphones?
  3. Does he cook delicious meals?
  4. Are we neighbors?
  5. Do they live together in an apartment?
  6. Do you have two beautiful dogs?

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