Literatura

Poema: o que é, exemplos, diferença entre poema e poesia

Poema: saiba mais sobre o gênero lírico que expressa emoções e sentimentos de um eu lírico. Confira os tipos de poemas, características, exemplos e mais.

Modernismo 2ª fase: característica e principais autores

A 2ª fase do modernismo iniciou em 1930 até 1945 durante a crise cafeeira e a Segunda Guerra Mundial. Conheça os principais autores e suas obras.

Modernismo 1ª fase: característica e principais autores

A primeira fase do Modernismo ficou conhecida como “fase heroica” e quebrou as regras da cultura tradicional impostas por valores estrangeiros.

Modernismo 3ª fase: característica e principais autores

A terceira geração do modernismo ficou conhecida como a Geração de 45, uma fase marcada pela linguagem mais requintada, a busca pela perfeição e a volta da rima

Crônica: o que é, características, tipos e dicas para escrever

Descubra o que é uma crônica, características desse estilo de texto, tipos, principais cronistas do Brasil e dicas para fazer uma boa crônica quando necessário.

O que é e como escrever um manifesto

Manifesto é usado para transmitir de maneira persuasiva opiniões, decisões, ideias e intenções. Você já deve ter vistos vários deles.

Quinhentismo

Saiba mais sobre o Quinhentismo e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto.

Naturismo

Saiba mais sobre o naturismo e esclareça as suas dúvidas com relação a esse assunto.

Realismo fantástico no Brasil

Já ouviu falar em realismo fantástico? Esse movimento literário teve muita força na América Latina no início do século XX e também contou com alguns representantes aqui no Brasil. Acompanhe a seguir mais detalhes sobre essa corrente.

Simbolismo

Saiba mais sobre o Simbolismo e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto.

Parnasianismo

"Poesias perfeitas” eram o objetivo da escola literária que surgiu na França, no século XIX para a valorização da linguagem culta avessa ao sentimentalismo do romantismo.

Movimento Armorial

Entenda mais sobre o Movimento Armorial e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto.

Trovadorismo

O trovadorismo é definido como um gênero literário que surgiu na idade média, durante o período feudal e consistia de poesias escritas e cantadas pelos homens nobres.

Enredo

Enredo é a sequência lógica de fatos, ações e conflitos que compõem uma narrativa. É a estrutura principal para montar qualquer história, com tema, conflitos e desfechos.

O romance

Um gênero literário que inspira desde o século XVII. Certamente, você já deve ter lido, assistido ou ouvido um romance.

A crônica literária

Derivada do Grego "Chronos", ela significa tempo. São usadas como uma forma de relatar assuntos relacionados à arte, esporte, ciência, fatos do cotidiano etc. De uma maneira muito subjetiva, o cronista imprime sua opinião através de uma crônica.

Fábula, parábola e apólogo

A fábula, a parábola e o apólogo são tipos textuais que são muito confundidos por possuir uma grande semelhança. No entanto, os três possuem características diferentes.

Versos, rimas e estrofes

A composição dos poemas é como a engenharia: construída por palavras, vírgulas, alguns pontos finais, lirismo, reticências... parênteses, versos, rimas e estrofes.

Licença poética

Certamente, você já deve ter cantado, dançado, lido ou assistido alguma licença poética. Ela discretamente habita entre nós, brincando com nossa imaginação.

Tropicalismo

Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento de revolução artística que despontou no final dos anos 60 ao início dos anos 70 e embora envolvesse vários segmentos do meio, teve maior ênfase nas manifestações musicais.

‹ Anterior
Página 1 de 2

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »