Tabuada: multiplicação, divisão, Cartesiana e como aprender

Tabuada é uma tabela criada na matemática para auxiliar na realização de contas simples de multiplicação, divisão, adição e subtração.

Tabuada: multiplicação, divisão e Cartesiana

Tire suas dúvidas sobre tabuada - Foto: Concursos no Brasil

Para facilitar as contas básicas de matemática, foram criadas algumas tabelas que auxiliam na realização de contas simples de multiplicação, divisão, adição e subtração. Cada uma dessas tabelas é chamada de tabuada, e é sobre esse assunto que falaremos neste texto.

Existem tipos diferentes de tabuadas, justamente para facilitar as operações mais básicas da matemática, por isso é importante conhecer cada tipo de tabela e suas contas. Confira a seguir:

Tabuada da multiplicação

Essa é a tabuada mais conhecida e popular nas aulas de matemática básica, justamente por facilitar as operações básicas de multiplicação. Veja a seguir as tabuadas de 1 a 10 e entenda como elas ajudam a descobrir os resultados de cada conta:

Tabuada da divisão

Este tipo de tabuada é útil para a realização de operações que contêm divisões. Confira:

Tabuada Cartesiana

Diferentemente dos outros modelos de tabuadas, a tabuada Cartesiana, conhecida também como Tabuada de Pitágoras, é constituída por 11 colunas e 11 linhas, com a finalidade de resolver operações de multiplicação. No primeiro quadrado da tabela, é preciso marcar um X para que essa tabuada possa ser feita. Veja:

Vídeos sobre tabuada

Abaixo, confira uma lista com vídeos sobre tabuada. Esses conteúdos irão ajudar você a fixar melhor a matéria, assista:

Tabuada fácil e rápida do 1 ao 10 (Bônus do 11)

Neste vídeo, o professor Rafael Procópio ensina a fazer a tabuada e dá diversas dicas e alguns truques para quem tem dificuldades em trabalhar com as contas básicas de matemática. O conteúdo é bem completo, trabalhado detalhadamente, o que se torna um ótimo material de apoio para quem ainda tem dúvidas sobre o tema.

Decorar a tabuada: método simples e fácil

O vídeo do canal Estudante Eficiente ensina uma forma simples e realmente fácil de decorar a tabuada, uma boa dica de conteúdo para ser visto como revisão em dias de prova ou concurso, por exemplo.

Tabuada de Pitágoras

Aqui, a professora Margarete Rodrigues ensina como fazer a sua própria tabuada de Pitágoras, chamada também de tabuada Cartesiana. De forma prática e rápida, é possível entender as dicas e assimilar o conteúdo facilmente com a ajuda desse material.

Compreender melhor as bases da matemática é fundamental tanto para quem está começando os estudos quanto para aqueles que estão revisando qualquer conteúdo matemático para a realização de provas ou concursos. Felizmente, estudar e entender a tabuada é algo bastante simples, então não se esqueça de revisar as explicações e fazer suas próprias tabuadas, o que ajuda a fixar o conteúdo.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »