Resenha

A resenha é um tipo de texto muito cobrado durante os níveis de ensino médio e até mesmo em concursos públicos e vestibulares. É caracterizada principalmente pela objetividade textual.

A resenha é um gênero textual caracterizado por apresentar ao leitor um resumo objetivo e com a presença de descrições sobre determinado tema ou determinada obra.

Em uma resenha não deve haver apenas críticas feitas de forma direta sobre o que se quer falar, mas há também descrições que justifiquem tais críticas. Desta forma, o texto se torna equilibrado e totalmente justificado com base na visão de quem o escreve.

Embora se trate de um texto objetivo, a resenha não aborda o tema de forma superficial.

Principais características da resenha

As principais características presentes na resenha são a objetividade, imparcialidade, impessoalidade e cientificidade.

A objetividade presente nas resenhas procura mostrar ao leitor fatos essenciais. Respeita-se a originalidade da obra ou fato que se fala, no entanto isso é feito de modo breve, sem que haja o detalhamento dos fatos.

Na imparcialidade e impessoalidade deve-se escrever a resenha de forma imparcial, ou seja, todos os sentimentos e emoções pessoais devem ser deixados de lado. Há a necessidade de apresentar um texto com pontos fortes e/ou fracos a respeito do que se fala, porém sem deixar com que o nosso sentimento transpareça no que queremos de fato passar para o leitor.

Já a cientificidade é uma característica presente em resenhas acadêmicas. Essa característica indica que todo o texto deve ser elaborado com base em estudos científicos, com racionalidade, ideias impostas de maneira lógica e com possibilidade de verificação em outros locais.

Tipos de resenha

– Descritiva

Na resenha descritiva, quem escreve realiza um julgamento a respeito das ideias do autor original da obra e a coerência com relação às ideias expostas por ele. Geralmente a resenha descritiva é bastante escrita na área acadêmica e para descrever livros técnicos.

– Crítica ou opinativa

A resenha crítica consiste em um texto mais detalhado, no qual quem a escreve precisa fundamentar tais descrições com base em argumentos da obra original a qual está sendo analisada. Nela é possível notar argumentação de forma positiva e/ou negativa a respeito da obra.

– Resenha literária

Uma resenha literária é classificada como uma resenha crítica feita somente para obras literárias.

– Resenha temática

Na resenha temática ocorre a abordagem de diversas obras que possuam o mesmo cunho temático.

Estrutura de uma resenha

– Deve haver um título que chame a atenção do leitor;

– A referência bibliográfica da obra ao qual estaremos elaborando a resenha;

– Descrição dos dados bibliográficos do autor da obra ao qual faremos a resenha;

– Um resumo a respeito do tema ou obra abordado;

– A exposição crítica a respeito do que está sendo tratado no resumo.

Como fazer uma resenha

Para elaborar uma resenha, primeiramente é necessário escolher o tema que será abordado. Para escrever bem é necessário ter um bom conhecimento a respeito do que iremos falar. Por isso, é interessante e aconselhável estudar fontes confiáveis sobre o tema ou obra para que possamos elaborar uma boa resenha.

Em seguida deve-se resumir a obra e contextualizá-la, para em seguida entrarmos em uma boa argumentação e crítica que queremos passar para o leitor.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade