Resumo: o que é e como se faz

Há uma dificuldade cada vez maior, entre os jovens universitários, em produzir resumos de acordo com as normas da ABNT, ou seja, textos que sintetizem a ideia do texto original de forma neutra, sem emissão de opiniões ou julgamentos.

Em trabalhos acadêmicos e científicos, o resumo sempre será a parte mais lida do trabalho. Por isso é de suma importância que ele seja bem formulado e escrito. Para isso é preciso conhecer e saber a diferença entre os tipos de resumo existentes.

Vamos tratar de dois tipos de resumo:

  • Resumo indicativo

Trabalho simples que aponta somente os pontos principais do documento original. Nesse tipo de resumo a consulta ao texto original, geralmente, se faz necessária.

  • Resumo informativo

Trabalho detalhado com objetivos, materiais, métodos utilizados e resultados do tema em questão. Esse tipo de resumo, geralmente, dispensa a consulta ao documento original.

O resumo segundo a ABNT

De acordo com a NBR 6028, norma publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento”.

Vamos ver quais são esses pontos relevantes a seguir:

  • Parágrafo único

O resumo deve ser escrito em um único parágrafo, com frases concisas, afirmativas, em ordem direta (sujeito+verbo+complemento) e, preferencialmente, na voz passiva (quando o sujeito recebe a ação expressa no verbo, e não a pratica);

  • Palavras-chave

Selecione de 3 a 5 palavras-chave que estejam relacionas ao tema do trabalho apresentado;

  • Seja compreensível

Um bom resumo faz com que o leitor entenda o objetivo do estudo ao lê-lo;

  • Apagamento

É a técnica de cortar ou, como o nome sugere, apagar trechos desnecessários do texto original. Geralmente esses trechos são compostos de adjetivos e advérbios como mostra o exemplo:

O pedreiro construía casas maravilhosas. Era dedicado e pontual em seu trabalho.

Que poderia ser substituída por:

O pedreiro trabalhava bem.

  • Generalização

Com essa técnica reduzimos vários elementos de uma mesma frase ao seu significado. Veja o exemplo:

Maria comprou correntes, pulseiras, anéis, brincos e gargantilhas para usar na festa.

Depois que aplicamos a técnica de generalização a frase fica assim:

Maria comprou joias para usar na festa.

  • Construção

Esse recurso consiste em substituir uma sequência de fatos ou ações por uma única, que seja o resultado de todas. Vamos ao exemplo:

Raquel fez dez polichinelos, trinta abdominais e correu vinte minutos na esteira. Depois disso fez mais dez minutos de aquecimento e alongamento.

Que também poderia ser:

Raquel fez ginástica.

  • Abstract

O abstract segue a mesma estrutura do resumo e é muito importante que ele também seja bem escrito. Caso você não possua fluência em inglês, peça ajuda de amigos ou professores que possam te auxiliar na tradução e revisão. NUNCA use o Google Tradutor para elaborar seu abstract;

  • Tamanho do resumo

Ainda de acordo com a NBR 6028: “os resumos devem ter: de 150 a 500 palavras quando utilizados em trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; e de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves”;

  • Citações

Você deve ser o autor de todo o texto apresentado no resumo. Citações e paráfrases podem ser usadas no decorrer do texto do trabalho e não no resumo;

Seguir essas dicas e recomendações é uma ótima maneira de apresentar um trabalho acadêmico livre de erros e melhorar ainda mais seu projeto.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade