Mitologia Celta

Sendo os primeiros povos europeus a serem civilizados, os celtas acreditavam em vários deuses e a sua religião era baseada em diversas lendas e mitos, constituindo assim a Mitologia Celta.

O povo celta possui uma imensa importância no desenvolvimento da civilização europeia. Eles foram os responsáveis por aprimorar a utilização do ferro no setor de metalúrgica no continente, tornando-se assim os principais povos da Idade do Ferro.

A Mitologia Celta envolve diversas lendas e deuses poderosos, onde acreditava-se que a natureza e os animais estavam intimamente ligados aos poderes dos deuses.

Por serem extremamente religiosos, os celtas tinham o costume de passar as suas tradições oralmente, de geração a geração. Eles não costumavam registrar as suas histórias religiosas, pois acreditavam que desta forma estariam aprisionando os seus espíritos.

Sendo uma crença baseada em muito misticismo e magia, os celtas realizavam muitas festas, rituais e sacrifícios (até humano), para que pudessem agradar aos seus deuses, principalmente se achassem que estavam sendo castigados por alguma de suas divindades.

Divisão da Mitologia Celta

– Goidélica (irlandesa e escocesa);

– Britânica Insular (galesa e da Cornualha);

– Britânica Continental (Europa continental).

Quem eram os druidas?

Os druidas eram peças importantes na sociedade celta. Eles eram considerados sábios seres intelectuais e conselheiros, com um alto grau de influência sobre o povo. Eles sabiam ler e escrever (em grego e latim), porém não registravam suas histórias justamente por medo de aprisionar seus espíritos no papel.

Por pregar por meio dos princípios da sabedoria e do amor, os druidas adoravam a natureza e acreditavam que os deuses eram os seus regentes; com isso eles buscavam trazer um equilíbrio da natureza e dos deuses com outros seres vivos. Além disso, eles também eram responsáveis por conduzir diversos rituais aos deuses, alimentar a música e poesia dos povos celtas.

Eles eram divididos em três classes: bardos, ovates e druidas. Os bardos utilizavam cores azuis e eram encarregados de alimentar as músicas e poesias da sociedade celta, fazendo com que as emoções, louvor aos deuses e até suas lendas fossem expressadas por meio das músicas.

Os ovates eram os magos e médicos do povo celta que utilizavam cores verdes, sendo conhecidos por utilizarem a medicina e a magia para curar. Eles também conseguiam entrar em contato com seres de outro plano espiritual, passar mensagens do outro plano para o povo e ver o futuro.

Por fim, existiam os druidas, que utilizavam a cor branca e eram sacerdotes e juízes dos povos. Por serem seres cheios de sabedoria, conhecimento e guiar os rituais religiosos, eles também possuíam importantes papeis políticos.

Xamanismo

O xamanismo era a prática espiritual dos povos celtas, onde utilizava-se muitas ervas, rituais, músicas e muitos outros artifícios, acreditando-se sempre que tudo o que o cercavam era divino e sagrado.

Os animais que falavam também são uma referência ao xamanismo presente na Mitologia Celta.

Principais deuses da Mitologia Celta

Os celtas eram politeístas e por isso acreditavam em diversos deuses, mas os principais deuses da Mitologia Celta (considerando as três divisões) são:

– Belenus

– Cernunnus

– Chuchulain

– Dagda

– Danu

– Dea Matrona

– Epona

– Finn Maccool

– Lug

– Manannán Mac Lir

– Morrigan

– Sucellus

– Taranis

Por Tatiele Silva Moreira

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade