Esfinge

Originada no Egito Antigo, Esfinge é uma imagem mitológica com corpo de leão e cabeça de ser humano (geralmente de um faraó), presente tanto na mitologia grega, quanto na arquitetura egípcia.

Significado

Esfinge deriva do grego sphingo que significa estrangular. Para os egípcios antigos a imagem significava poder e sabedoria. Acreditavam que eram protetoras das pirâmides e dos templos. Para os gregos era um monstro que assombrava a cidade.

Contexto histórico

As esfinges eram consideradas traiçoeiras e impiedosas. As pessoas que, infelizmente, não conseguiam responder seu enigma, sofriam um destino bem comum nos contos e histórias mitológicas, eram mortos e totalmente devorados por esses monstros.

Na mitologia havia vários seres que representavam uma mistura de animais com pessoas. Cada um deles possuía uma função e as pessoas acreditavam nesses mitos e temiam muitos desses seres. Esfinges, por exemplo, são criaturas mitológicas com corpo de leão, cabeça de gente e às vezes asas de pássaro.

A Esfinge de Gizé, a mais conhecida, foi construída por Quéfren, e é um dos símbolos da realeza egípcia o quarto faraó da 4ª dinastia.  Para os egípcios ela representava uma divindade: O Deus Sol “Atum Rá”. Encontra-se no Planalto de Gizé, no Egito (África), pesquisadores acreditam que a data de sua construção tenha sido por volta 2500 a.C., durante o reinado do Faraó Quéfren; entretanto, alguns apontam que sua idade é muito maior: erguida em 10.000 a.C.

No Egito, a esfinge era uma criatura com corpo de leão e cabeça humana. Era vista como benevolente, em contraste com sua versão grega, que era má. Era uma espécie de guardiã que geralmente era representada em enormes estátuas colocadas nas entradas dos templos.  Entre as grandes patas de leão, é possível encontrar uma placa de granito vermelho descrevendo essa passagem. Alguns estudiosos acreditam que ela foi pintada de vermelho, no entanto com o tempo a coloração desapareceu.

Estrutura

Ela possui 73 metros de comprimento, 19 metros de largura e 20 metros de altura, é feita de pedra calcária. A Esfinge de Gizé representa a maior Esfinge do planeta e ainda, a maior estátua esculpida num grande bloco de pedra.

Possui uma estrutura interessante baseada numa figura mítica que inclui um corpo de leão e uma cabeça humana com turbante real voltada para o sentido do sol nascente.

Curiosidades

  • Na boca da Esfinge tem uma inscrição que diz: “Eu protejo a capela do teu túmulo. Eu guardo tua câmara mortuária. Eu mantenho os intrusos afastados. Eu jogo os inimigos no chão com suas próprias armas. Eu expulso o perverso da capela do sepulcro. Eu destruo os teus adversários em seus esconderijos, bloqueando-os para que não possam mais sair. ”
  • Um dos maiores mistérios sobre a Esfinge está relacionado com a data em que o monumento foi erigido e ainda sobre a perda do nariz, de um metro de largura, antigamente isso significava perder a honra.
  • Os árabes conhecem a Esfinge de Gizé pelo nome Abu al-Hawl, que significa “Pai do Terror”.
  • A esfinge mais antiga conhecida foi encontrada perto de Gobekli Tepe, em Nevali Cori, Turquia, datada de 9.500 a.C.

Por Paloma Gomes

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade