Gaia, a deusa terra da mitologia grega

Na mitologia grega ela é predecessora de tudo, sendo a segunda a ser criada, antes mesmo do universo nascer.

Você, com certeza já ouviu falar de Gaia, a deusa que representa a terra e toda a criação.

Segundo a mitologia grega, Gaia teria sido a segunda na ordem da criação, a primeira teria sido o Caos. Antes delas nada existia e tudo que se originou depois teria surgido delas. Ela seria a personificação da própria Terra (aqui se referindo ao nosso planeta em si).

Quando Caos se desfez, Gaia sozinha, deu a luz a 3 filhos, Pontos (representa o mar), Montanhas (que representa as montanhas) e Urano (que representa o céu).

Gaia por sua vez se casou com Urano, dando origem aos Titãs.

Urano por sua vez, ficou com medo de seus filhos roubarem o trono e por isso prendeu eles no ventre de Gaia (em alguns casos é dito que ele os prendeu no Tártaro, o submundo da mitologia grega).

Gaia ficou furiosa com o ato de seu marido e libertou um de seus filhos, Cronos, que por sua vez em um ato de vingança, mata Urano, assumindo o seu trono.

Nesse momento, Gaia (a terra) e Urano (o céu), se separam em duas partes.

Cronos por sua vez se casaria com Reia, sua irmã, dando origem aos deuses (como Zeus, Poseidon e Hades).

Aqui a história se repete, Cronos fica com medo de seus filhos roubarem o seu trono e come todos eles. Reia troca Zeus por uma pedra na hora de Cronos o devorar.

Zeus se vinga, derrotando o pai e abrindo a sua barriga, libertando todos os irmãos que tinham sido devorados, assumindo o lugar do pai.

Mas foi somente com a ajuda de Gaia que os deuses conseguiram vencer a guerra contra os Titãs, filhos de Urano e irmãos de Cronos.

Os Titãs foram jogados ao Tártaro e a era dos deuses começou.

Na mitologia grega é dito também que todos os seres foram criados diretamente da própria terra (de Gaia) e que eles se alimentavam do que a terra produzia naturalmente.

Gaia a ‘mãe terra’

Por ter sido criada no início de tudo, antes do tempo e espaço. A mitologia grega diz que Gaia resolveu girar sem parar no meio do nada (vácuo), até seu corpo se transformar em uma esfera.

Das partes do corpo de Gaia fora se formando as montanhas, os vales e o resto.

Quando viu que não existia vida, ela pegou a sua própria umidade quente e fez nascer a chuva, molhando e fertilizando seu próprio corpo (aqui visto como terra).

Assim surgiu os mares e também a vida.

Em outras palavras, na mitologia grega, Gaia não era apenas uma deusa e sim o nosso próprio planeta.

Todos os fenômenos naturais, como tempestades, terremotos, vulcões em erupção entre outras ‘desgraças’ naturais, aconteceriam por algum descontentamento de Gaia ou quando ela fica furiosa por algum motivo.

Gaia na cultura pop

Existem muitas histórias que personificam Gaia, tanto em filmes, livros e jogos.

Porém, talvez a mais conhecida atualmente seja a do jogo “God of War”.

No jogo é Gaia que aparece para Kratos e diz para ele se vingar dos deuses.

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Por Vagner Neubert

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade