Mitologia Grega

Saiba mais sobre a mitologia Grega e esclareça as suas dúvidas neste artigo.

A Mitologia Grega

A mitologia grega pertence ao corpo principal dos antigos mitos e doutrinas gregas, sobre seus deuses e heróis, a natureza do mundo e a origem e significado de sua própria adoração e prática ritual. Faz parte da antiga religião grega.

Estudiosos modernos referem-se e estudam mitos, tentando revelar as instituições políticas e religiosas da Grécia antiga e sua civilização, de modo a compreender a natureza da própria mitologia.

É também um estudo de episódios narrativos relacionados à mitologia grega antiga, seu significado e sua relação com o povo – com o advento do cristianismo, é considerado como ficção meramente fictícia.

No entanto, para muitos estudiosos modernos, compreendendo a mitologia grega e revelando a compreensão da antiga sociedade grega e seu comportamento e sua prática ritual.

O estudo da Mitologia

Ao longo dos tempos, esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativas que constituem a literatura grega e também na representação de outras artes, como a pintura da Grécia Antiga e a pintura vermelha na cerâmica grega.

Inicialmente divulgado na tradição oral-poética, hoje esses mitos são tratados apenas como parte da literatura grega.

Esta literatura abrange as fontes literárias mais conhecidas da Grécia Antiga: os poemas épicos Ilíada e Odisseia (ambos atribuídos a Homero e enfocando os eventos que cercam a Guerra de Tróia, destacando a influência de deuses e outros seres), bem como Teogonia e o Obras e os Dias, ambos produzidos por Hesíodo.

Os mitos também são preservados nos Hinos Homéricos, em fragmentos de poemas épicos, na poesia lírica, na obra das tragédias do século V a.C., nos escritos de poetas e eruditos do período helenístico e em outros documentos de poetas de o Império Romano, como Plutarco e Pausanias.

A principal fonte de pesquisa detalhada sobre a mitologia grega é a evidência arqueológica que revela e descobriu decorações e outros artefatos, como desenhos geométricos cerâmicos que remontam ao século 8 aC, retratando cenas do ciclo de Tróia e as aventuras de Hércules.

Após os períodos Arcaico, Clássico e Helenístico, Homero e várias outras personalidades parecem completar as provas dessas existências literárias.

A mitologia grega teve uma ampla influência na cultura, arte e literatura da civilização ocidental e permanece uma parte da tradição e da linguagem ocidentais.

Os poetas e artistas dos tempos antigos e do presente são inspirados na mitologia grega e encontraram significado e relevância contemporâneos em seus temas.

A mitologia grega teve um tremendo impacto na cultura, arte e literatura da civilização ocidental e ainda faz parte do patrimônio cultural e da linguagem ocidental.

Poetas e artistas da antiguidade até o presente são inspirados na mitologia grega, descobrindo o tema mitológico para dar-lhes significado e relevância contemporâneos.

Seu legado também influencia a ciência, como dar sistemas solares e pesquisa teórica, acadêmica, psicanalítica, antropológica e muitos outros nomes de planetas no caso das novas tradições pagãs de hoje, tais como feitiçaria por ela e outras influências similares em Dianismo, Stregheria, e em particular, o dodecateísmo (ou neopaganismo helênico) tentou salvar suas crenças.

Por Camila Fernanda de Carvalho

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade