Mitologia hindu

A mitologia hindu é conhecida por suas filosofias e crenças na reencarnação, no karma e no dharma.

A mitologia hindu é uma das práticas religiosas mais antigas da história, e está fundada nos livros sagrados dos Vedas. É uma religião indiana datada de 1500 a.c, e possui 3 deuses importantes do hinduísmo: Brahma, Shiva e Vishnu.

A palavra Hindu vem de “Hindustan”, nome dado pelos ingleses aos indianos que rezavam e banhavam-se às margens do Rio Indo. O nome ganhou a denominação “Hindu”, mas somente no período de exploração local, chamado Período Colonial da Índia, que os indianos se uniram e consideraram uma única religião: o Hinduísmo.

A crença na mitologia hindu abrange vários deuses e são adorados em diversas partes da Índia. Não existe um único representante, como o Papa no cristianismo nem mesmo uma sede, como o Vaticano. Cada pessoa escolhe o deus que quer adorar, de acordo com suas crenças e filosofias.

A criação do mundo na mitologia hindu

De acordo com as escrituras sagradas, Brahma é o deus criador do universo e da alma humana. Dele, outras divindades surgiram formando a Trimuri ou trindade divina: Brahma (criação), Shiva (regeneração ou transformação) e Vishnu (preservação).

Outros deuses da mitologia hindu são considerados encarnações (avatares) desses 3 deuses hindus. Os mais populares são:

Rama

Avatar central do poema hindu Ramayana. Símbolo do grande homem em todos os seus aspectos (filho, esposo, irmão, amigo e governante).

Ganesha

O popular deus com cabeça de elefante, filho do deus Shiva e Parvanti. Sua figura é a mais querida na cultura hindu, representando a fé, coragem, controle, reflexão e conhecimento frente aos obstáculos.

Krishna

Um dos avatares mais populares do deus Vishnu, tendo diversos templos em sua adoração. Foi o sábio que ajudou Arjuna durante a Grande Guerra dos Bharatas, aconselhando-o a seguir seu Dharma e lutar.

Saráswati

Consorte de Brahma, ajudando-o na criação do mundo. Personificação das artes e conhecimentos, associada à fertilidade.

Lakshmi

Consorte de Vishnu. Representa a riqueza material, espiritual e o nosso mundo ilusório, sendo a mais próxima dos seres humanos. Popular na Índia, ela aparece coberta de joias e moedas de ouro, e deseja o bem a todos, independente do seu passado.

Crenças do hinduísmo

Os praticantes do hinduísmo acreditam em reencarnação, no ciclo de morte e renascimento eterno (Samsara) para aqueles seres não iluminados. A filosofia hindu também possui a ideia de Dharma, Karma, Moksha e Yoga, assim sendo:

  • Dharma - O caminho a ser seguido; a verdade universal.
  • Karma – Ação e consequência; lei da causa e do efeito.
  • Samsara – Morte e renascimento; reencarnação.
  • Moksha – Libertação do Samsara (do ciclo eterno da morte e renascimento); meditação; adoração aos deuses.
  • Yoga – Prática que busca o equilíbrio físico, mental e emocional, associado ao deus Shiva.

Além disso, muitos adeptos da mitologia hindu preferem seguir a dieta vegetariana e praticar os mantras.

Por Vania Ferreira

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade