Mitologia japonesa

A mitologia Japonesa tem uma longa história que remonta a mais de 2.000 anos. Tornou-se parte de duas grandes tradições religiosas: o xintoísmo, uma religião indígena, e o budismo, que se desenvolveu na Índia e chegou ao Japão da China e da Coréia.

Mito da criação japonesa

Diferentes pessoas, culturas e religiões descreveram a criação da Terra em sua mitologia e folclore. O mito japonês narra como o universo e seus elementos foram criados com uma história interessante também.

Diz à lenda que, antes de existir o mundo, o céu e a terra eram uma coisa só. Não existia claro ou escuro, masculino ou feminino, luz ou sombra, tudo era uno. Essa unificação tinha forma de um ovo, que continha dentro dele um imenso caos, pois ainda não existia forma definida para o que tinha lá dentro. Até o dia que esse ovo se rompeu.

Criação das Ilhas do Japão

Muitos acreditam que foram os deuses Izanagi e Izanami que criaram as ilhas do Japão. Izanami, o deus feminino, e Izanagi, o deus masculino uma vez agitou o oceano com sua lança de jóias até que ele se transformou em uma massa dura de terra. Assim a primeira ilha do Japão chamada Onokoro foi criada.

Izanagi e Izanami então desceram para esta ilha, se conheceram circulando em torno do pilar celestial, descobriram a sexualidade um do outro e começaram a procriar. Após os fracassos iniciais, eles produziram as oito ilhas que agora compõem o Japão.

Os Primeiros Deuses

O Deus Susanoo, que no Xintoísmo significa “Deus do Trovão ou das Tempestades”, é conhecido como “O Varão Impetuoso” e o irmão mais novo da Deusa Amaterasu, que no Xintoísmo significa “Deusa do Sol”.

Segundo a mitologia japonesa, os dois são filhos dos Deuses celestiais Izanagi e Izanami, criadores do arquipélago japonês, de uma infinidade de deuses e de todos os seres vivos da terra.

Criaturas Mágicas

Um grupo de criaturas monkeylike chamadas kappa exibe qualidades boas e más na mitologia japonês. Associados à água, eles vivem em rios, lagoas e carregam água em um espaço oco no alto de suas cabeças.

Se a água derramar, os kappa perdem seus poderes mágicos. Kappa bebe o sangue de humanos, cavalos e gado. Mas eles também comem pepinos, e as famílias podem evitar ser atacadas jogando um pepino com seus nomes no lar aguado do kappa.

Entre as boas qualidades do kappa está uma tendência a ser educado. Quando eles encontram alguém, eles se curvam, frequentemente derramando a água em suas cabeças. Eles também sempre cumprem suas promessas. Em muitos contos, os humanos superam o kappa forçando-os a fazer promessas.

Legado da mitologia japonesa

A mitologia desempenha um papel importante na vida do povo japonês hoje em dia. Mitos e lendas são à base de muita arte, drama e literatura japoneses, e as pessoas ainda aprendem e contam histórias sobre os deuses e deusas.

Existe também uma ênfase especial para as raposas, ou kitsunes. De acordo com o seu folclore elas são seres de extrema inteligência e algumas carregam consigo capacidades mágicas.

Por Renata Pádua

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade