Português

Neologismo: o que é, como é formado e quais os tipos

Neologismo é o nome que se dá a uma nova palavra ou expressão criada a partir de uma palavra que já existe, dando um novo significado.

Personificação: o que é e como é usada no dia a dia

Personificação, como o próprio nome já diz, significa dar características de pessoas para objetos inanimados ou animais. Entenda.

Metonímia: o que é, como usar tipos e variações

A metonímia é uma figura de linguagem que se assemelha à metáfora. Entretanto, ao invés de ser uma comparação entre termos, ela faz uma substituição.

Aliteração: o que é e como é usada na literatura

Aliteração é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de som. Ela se caracteriza pela repetição sonora de consoantes.

Aspas: o que é, tipos, quando usar e exemplos de citações

As aspas, na maior parte das vezes, aparecem em produções textuais para abrir e fechar citações. Existem dois tipos de aspas: as simples e as duplas. Confira.

Onomatopeia: o que é, classificações e exemplos

A onomatopeia é uma figura de linguagem que é utilizada para transcrever ruídos, barulhos, sons e movimentos. Ela é classificada em pura ou vocalizada.

Hipérbole: o que é e como usar no dia a dia

A hipérbole é uma figura de linguagem utilizada para intensificar algo, sendo bastante comum em conversas do cotidiano. Veja mais.

Metáfora: o que é, como usar, tipos e exemplos

A metáfora é uma figura de linguagem com a qual fazemos comparações por semelhança, usando uma palavra com o significado de outra. Saiba mais.

Ironia: o que é, como identificar, tipos e diferença entre sarcasmo

Ironia é uma figura de linguagem que expressa de forma proposital, uma ideia utilizando um discurso oposto ao que se deseja transmitir.

Cedilha: o que é, regras para usar, origem e exemplos

A cedilha deve aparecer sempre antes das vogais A, O e U, mas tem exceções de uso além das regras. Confira nosso conteúdo para aprender os detalhes.

Adjetivos: o que são, tipos, gênero, número e grau

Adjetivo é uma classe de palavras que emprega uma qualidade, estado ou característica ao substantivo. Saiba mais sobre o tema aqui.

Verbo: o que é, flexões, modos, tempos verbais e exemplos

Verbos expressam ação, estado, ocorrência, desejo ou fenômeno na natureza. Saiba mais sobre essa classe gramatical, como estrutura, modos, tempos e flexões.

Vocativo: o que é, diferença entre aposto e exemplos

Vocativo é uma expressão utilizada para dirigir a uma pessoa, animal ou coisa com o objetivo de evocar sua atenção. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Aposto: o que é, tipos, como usar e exemplos

Aposto é um acessório da oração que serve para explicar, enumerar, comparar, detalhar, resumir ou desenvolver o significado de alguma coisa.

Sinônimos: o que são, tipos e dicionários para consulta

Sinônimos são palavras diferentes que têm o mesmo significado, sendo que ambas devem fazer parte da mesma classe gramatical. Saiba mais.

Uso dos porquês: diferença entre porque, porquê, por que e por quê?

Uso dos porquês: quando usar porque, porquê, por que e por quê na Língua Portuguesa. Veja estas dicas de ortografia.

Tipos de frases: quais são, definições e exemplos

Existem cinco tipos de frases que são: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. Saiba mais detalhes e veja exemplos.

Substantivos: o que são, tipos, flexões, regras e exemplos

Substantivo é uma classe que sofre variação, podendo ser indicado por gênero, número e grau. Confira tipos, flexões, regras e muitos exemplos.

Interjeição: entenda o que é, os tipos e exemplos de uso

Interjeição é uma classe de palavras que traduz emoções, como surpresa, susto, hesitação, alegria e outros. Veja quais são os tipos de interjeições e exemplos.

Classes de palavras da Língua Portuguesa: funções e classificações

Confira quais são as dez classes de palavras da Língua Portuguesa, entenda as suas funções e descubra as particularidades de cada uma.

‹ Anterior
Página 1 de 4

Especial Concurso BB

Veja mais »