Neologismo é o nome que se dá a uma nova palavra ou expressão criada a partir de uma palavra que já existe, dando um novo significado.
Personificação, como o próprio nome já diz, significa dar características de pessoas para objetos inanimados ou animais. Entenda.
A metonímia é uma figura de linguagem que se assemelha à metáfora. Entretanto, ao invés de ser uma comparação entre termos, ela faz uma substituição.
Aliteração é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de som. Ela se caracteriza pela repetição sonora de consoantes.
As aspas, na maior parte das vezes, aparecem em produções textuais para abrir e fechar citações. Existem dois tipos de aspas: as simples e as duplas. Confira.
A onomatopeia é uma figura de linguagem que é utilizada para transcrever ruídos, barulhos, sons e movimentos. Ela é classificada em pura ou vocalizada.
A hipérbole é uma figura de linguagem utilizada para intensificar algo, sendo bastante comum em conversas do cotidiano. Veja mais.
A metáfora é uma figura de linguagem com a qual fazemos comparações por semelhança, usando uma palavra com o significado de outra. Saiba mais.
Ironia é uma figura de linguagem que expressa de forma proposital, uma ideia utilizando um discurso oposto ao que se deseja transmitir.
A cedilha deve aparecer sempre antes das vogais A, O e U, mas tem exceções de uso além das regras. Confira nosso conteúdo para aprender os detalhes.
Adjetivo é uma classe de palavras que emprega uma qualidade, estado ou característica ao substantivo. Saiba mais sobre o tema aqui.
Verbos expressam ação, estado, ocorrência, desejo ou fenômeno na natureza. Saiba mais sobre essa classe gramatical, como estrutura, modos, tempos e flexões.
Vocativo é uma expressão utilizada para dirigir a uma pessoa, animal ou coisa com o objetivo de evocar sua atenção. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Aposto é um acessório da oração que serve para explicar, enumerar, comparar, detalhar, resumir ou desenvolver o significado de alguma coisa.
Sinônimos são palavras diferentes que têm o mesmo significado, sendo que ambas devem fazer parte da mesma classe gramatical. Saiba mais.
Uso dos porquês: quando usar porque, porquê, por que e por quê na Língua Portuguesa. Veja estas dicas de ortografia.
Existem cinco tipos de frases que são: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. Saiba mais detalhes e veja exemplos.
Substantivo é uma classe que sofre variação, podendo ser indicado por gênero, número e grau. Confira tipos, flexões, regras e muitos exemplos.
Interjeição é uma classe de palavras que traduz emoções, como surpresa, susto, hesitação, alegria e outros. Veja quais são os tipos de interjeições e exemplos.
Confira quais são as dez classes de palavras da Língua Portuguesa, entenda as suas funções e descubra as particularidades de cada uma.