Sinônimos: o que são, tipos e dicionários para consulta

Sinônimos são palavras diferentes que têm o mesmo significado, sendo que ambas devem fazer parte da mesma classe gramatical. Saiba mais.

Sinônimos: o que são, tipos e dicionários para consulta

Sinônimos precisam ter o mesmo valor semântico - Foto: Concursos no Brasil

Quando duas palavras diferentes têm o mesmo significado, podemos dizer que uma é sinônimo da outra. O termo vem do grego synonymós (syn: com + onyma: nome) e indica basicamente que dois vocábulos são idênticos ou muito parecidos em seus significados — ao escrever um bom texto, o uso de sinônimos é fundamental para que não haja repetições que deixam a leitura enfadonha, desinteressante.

O que são sinônimos

Para que uma palavra possa ser chamada de sinônima de outra, ambas devem fazer parte da mesma classe gramatical (as duas devem ser verbos, substantivos ou adjetivos, por exemplo). É preciso também que as palavras tenham o mesmo valor semântico, ou seja, que façam o mesmo sentido dentro da oração — veja alguns exemplos simples de sinônimos:

  • Carro — Veículo, Automóvel
  • Feliz — Alegre, Contente
  • Bonito — Belo
  • Falar — Discursar, Conversar
  • Cair — Tombar

Tipos de sinônimos

Conhecer sinônimos é fundamental para ter um amplo vocabulário, o que pode ser percebido no momento da escrita de uma redação ou até mesmo quando é preciso interpretar e compreender textos.

Os sinônimos são classificados em duas categorias: sinônimos perfeitos e sinônimos imperfeitos. Entenda melhor cada um desses tipos:

Sinônimos perfeitos

Sinônimos perfeitos são aquelas palavras cujos significados são exatamente os mesmos, idênticos. Veja alguns exemplos:

  • Alfabeto — Abecedário
  • Vocabulário — Léxico
  • Após — Depois
  • Belo — Bonito
  • Abajur — Luminária

Sinônimos imperfeitos

Os sinônimos imperfeitos são aquelas palavras com significados muito parecidos, mas não exatamente idênticos. Confira alguns exemplos:

  • Gordo — Obeso
  • Feliz — Alegre
  • Impaciente — Ansioso
  • Feio — Horrível
  • Casa — Lar

É sempre necessário analisar o contexto das palavras e suas possíveis interpretações, especialmente se o intuito for classificar um sinônimo como perfeito ou imperfeito. Para entender essa questão, precisamos conhecer mais duas classificações de palavras: hipônimos e hiperônimos.

Resumidamente, podemos dizer que hipônimo é uma palavra que atua como um sinônimo específico e hiperônimo é a palavra que se torna um sinônimo mais abrangente, genérico. Veja um exemplo:

Residência = Casa (hipônimo) = Lar (hiperônimo).

As três palavras são sinônimas umas das outras. No entanto, é possível que um apartamento também seja considerado uma residência e, seguindo a mesma lógica, é possível dizer, por exemplo, que algum país é o lar de uma pessoa.

O mesmo vale quando pensamos que as palavras “trabalho” e “serviço” podem ser consideradas sinônimas a depender do contexto. É possível dizer “ele foi para o trabalho” e “ele foi para o serviço”, mas também é possível que “serviço” seja algo completamente diferente de “trabalho”.

Compreender o uso de sinônimos e as especificidades semânticas e pragmáticas de cada palavra é essencial para a elaboração de textos mais ricos em vocabulário, especialmente quando for necessário produzir uma redação dissertativa-argumentativa.

Para aprender sinônimos de forma mais natural e na prática é fundamental criar o hábito cotidiano da leitura.

Lista com dicionários de sinônimos

Felizmente, existem alguns dicionários disponíveis online e que podem ajudar quando o objetivo for encontrar um ou mais sinônimos para determinadas palavras e até expressões. Conheça alguns desses dicionários de sinônimos a seguir:

Sinonimos.com.br

O dicionário Sinônimos é um dos mais conhecidos e completos com palavras brasileiras. São mais de 30 mil sinônimos de palavras e expressões para a consulta, de acordo com informações do próprio site.

No ar há 10 anos, o sinonimos.com.br é uma forma rápida e fácil de encontrar sinônimos e melhorar a qualidade do seu texto.

Reverso Synonyms

O Reverso Synonyms é mais um dicionário virtual que facilita a busca por sinônimos e analogias não apenas em Língua Portuguesa, mas também em outros idiomas. O site é bastante intuitivo, mas conta também com uma explicação sobre como usar o mecanismo de pesquisa e busca, o que é ótimo para quem ainda não está familiarizado com esse tipo de ferramenta.

Na página inicial do Reverso Synonyms, é possível encontrar links para matar a sua curiosidade e descobrir quais são os sinônimos de palavras interessantes ou, ainda, quais são os sinônimos mais frequentes em português.

Infopédia

O Infopédia, da Porto Editora, de Portugal, além de mostrar os sinônimos das palavras pesquisadas, traz outros conteúdos interessantes para quem estuda a Língua Portuguesa com mais profundidade e também para quem tem interesse em outros idiomas, como espanhol, alemão, grego e chinês.

A página conta, ainda, com artigos de apoio e um conversor para as atuais regras do acordo ortográfico e até mesmo um canal de ajuda para estrangeiros que estão aprendendo a falar português.

Dicionário Informal de Sinônimos

O Dicionário Informal de Sinônimos tem opções de pesquisa que incluem buscas por sinônimos, antônimos, flexões, rimas, buscas reversas e comparação de palavras.

As palavras do Dicionário Informal são catalogadas pelos próprios usuários com a intenção de documentar as mudanças naturais sofridas pela língua portuguesa com o passar do tempo.

Conhecer as definições de sinônimos, assim como entender como o uso de palavras semelhantes pode enriquecer um texto e deixar sua leitura mais natural e prazerosa, é fundamental para quem estuda meios de produzir redações com mais qualidade e, claro, para quem se preocupa em interpretar melhor os mais diversos tipos de textos.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »