Tempos verbais: tipos, modos, conjugações e dicas

Os tempos verbais são classificados de acordo com três tipos: presente, passado e futuro. Saiba mais tempo verbal em diferentes modos.

O momento exato no qual a ação do verbo acontece é chamado de tempo verbal, e existem vários tipos diferentes de tempos verbais, como quando indicamos um acontecimento passado, no presente ou que é esperado do futuro.

A partir disso, pode-se concluir que o tempo verbal de uma oração depende diretamente da ligação entre quem faz a ação e o próprio significado do verbo.

Dentro da língua portuguesa, existem três tempos verbais, indicando ações que podem acontecer no passado, no presente ou no futuro. Separados em Indicativo, Subjuntivo e Imperativo, cada um desses tempos tem suas próprias categorias:

Indicativo:

  • Presente;
  • Pretérito: Imperfeito, mais que perfeito e perfeito;
  • Futuro: futuro do presente e futuro do pretérito.

Subjuntivo:

  • Presente;
  • Pretérito;

Imperativo:

  • Afirmativo;
  • Negativo.

A classificação dos tempos verbais indica tempos que acontecem um após o outro e, dessa forma, existe uma outra divisão entre eles: Tempos Primitivos e Tempos Derivados.

Tempos primitivos

Tempos derivados

Presente do indicativo

Presente do subjuntivo

Imperativo afirmativo

Imperativo negativo

Pretérito perfeito do indicativo

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

Pretérito imperfeito do subjuntivo

Futuro do subjuntivo

Infinitivo impessoal

Pretérito imperfeito do indicativo

Futuro do presente do indicativo

Futuro do pretérito do indicativo

Gerúndio

Particípio

Tempos verbais primitivos e derivados

Os tempos verbais primitivos são os originários do latim; já os derivados são aqueles que têm sua formação a partir de um tempo verbal primitivo.

Tempos primitivos

  • Presente do indicativo;
  • Pretérito perfeito do indicativo;
  • Infinitivo impessoal.

Tempos derivados do presente do indicativo

  • Presente do subjuntivo;
  • Imperativo afirmativo;
  • Imperativo negativo.

Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo

  • Pretérito mais-que-perfeito do indicativo;
  • Pretérito imperfeito do subjuntivo;
  • Futuro do subjuntivo.

Tempos derivados do infinitivo impessoal

  • Futuro do presente do indicativo;
  • Futuro do pretérito do indicativo;
  • Pretérito imperfeito do indicativo;
  • Infinitivo pessoal;
  • Gerúndio;
  • Particípio.

Tempos verbais do modo indicativo

Acima, você viu que os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito) e futuro (do presente e do pretérito), por isso dividiremos a explicação com base em cada categoria e subdivisão.

Presente

O tempo presente do modo indicativo é aquele que mostra uma ação que ocorre no momento atual, como no caso de “Dirijo meu carro todos os dias”. A conjugação do verbo dirigir no presente do indicativo é, portanto: eu dirijo; tu diriges; ele dirige; nós dirigimos; vós dirigis; eles dirigem.

Pretérito

Pretérito é um tempo verbal que indica uma ação que ocorreu no passado. No modo indicativo, o pretérito é utilizado para se referir a ações acabadas, ações inacabadas ou ações anteriores a outras já passadas.

O pretérito é dividido em três categorias:

  1. Pretérito perfeito: Neste caso do indicativo, o pretérito perfeito um dia uma ação encerrada. Exemplo: “Ontem, no entanto, não dirigi”. A conjugação do verbo dirigir no pretérito perfeito é: eu dirigi. tu dirigiste; ele dirigiu; nós dirigimos; vós dirigistes; eles dirigiram.
  2. Pretérito imperfeito: Expressa uma ação anterior no tempo presente, mas que ainda não terminou de acontecer. Exemplo: “Antes eu não dirigia”. A conjugação do verbo dirigir no pretérito imperfeito do indicativo é: eu dirigia; tu dirigias; ele dirigia; nós dirigíamos; vós dirígieis; eles dirigiam.
  3. Pretérito mais-que-perfeito: Esse tempo expressa uma ação que anteviu uma outra já finalizada. Exemplo: “Quando fui caminhar, já dirigira pela manhã”. É importante conhecer o conceito desse tempo, que está em desuso. A melhor maneira é usar dois verbos que desempenham a mesma função de sentido, como “quando fui caminhar, já tinha dirigido pela manhã”. A conjugação do verbo dirigir no pretérito mais-que-perfeito do indicativo é: eu dirigira; tu dirigiras; ele dirigira; nós dirigíramos; vós dirigíreis; eles dirigiram.

Futuro

O tempo futuro é o que mostra uma ação que ainda não aconteceu. No modo do indicativo, o futuro é utilizado para indicar momentos que acontecerão depois do momento presente da fala ou, ainda, para ações que aconteceriam caso não tivessem sido impedidas por algo que houve no passado. Existem duas categorias de futuro do indicativo:

  1. Futuro do presente: indica uma ação que irá acontecer. Exemplo: “Amanhã dirigirei somente à tarde”. A conjugação do verbo dirigir no futuro do presente do indicativo é: eu dirigirei; tu dirigirás; ele dirigirá; nós digiremos; vós dirigireis; eles dirigirão.
  2. Futuro do pretérito: indica uma ação futura em relação a outra que já aconteceu. Exemplo: “Dirigiria mais se tivesse havido mais oportunidades”. A conjugação do verbo dirigir no futuro do pretérito do indicativo é: eu dirigiria; tu dirigirias; ele dirigiria; nós dirigiríamos; vós dirigiríeis; eles dirigiriam.

Tempos verbais do modo subjuntivo

O modo subjuntivo é dividido em: presente, pretérito (imperfeito) e futuro. Confira:

Presente

O presente do subjuntivo expressa uma ação atual que é indefinida ou questionável. Exemplo: “Que eles dirijam!”. A conjugação do verbo dirigir no futuro do subjuntivo é: que eu dirija; que tu dirijas; que ele dirija; que nós dirijamos; que vós dirijais; que eles dirijam.

Pretérito imperfeito

O pretérito imperfeito do subjuntivo expressa uma ação no passado que depende de outra ação que também já foi concluída. Exemplo: “Se eles dirigissem não precisariam andar a pé”. A conjugação do verbo dirigir no pretérito imperfeito do subjuntivo é: se eu dirigisse; se tu dirigisses; se ele dirigisse; se nós dirigíssemos; se vós dirigísseis; se eles dirigissem.

Futuro

O futuro do subjuntivo expressa uma ação que vai acontecer a depender de outra ação futura. Exemplo: “Quando eles dirigirem ficarão independentes”. A conjugação do verbo dirigir no futuro do subjuntivo é: eu dirigir; tu dirigires; ele dirigir; nós dirigirmos; vós dirigirdes; eles dirigirem.

Tempos verbais do modo imperativo

Este modo existe apenas no presente, podendo ser classificado em afirmativo ou negativo. Confira:

Imperativo afirmativo

O modo imperativo afirmativo exprime uma ordem afirmativa, como em “Estou indisposto. Dirija até o supermercado”. A conjugação do verbo dirigir no imperativo afirmativo é: dirija tu; dirija ele; dirijamos nós; dirigi vós; dirijam eles.

Imperativo negativo

O modo imperativo negativo exprime uma ordem negativa, como em “Precisamos revisar o carro. Não dirija até ter o aval da concessionária”. A conjugação do verbo dirigir no imperativo negativo é: dirijas tu; dirija ele; dirijamos nós; dirijais vós; dirijam eles.

Conjugação nos diferentes tempos verbais

O verbo dirigir é regular em relação à sua fonética, mas tem irregularidades em sua forma para a conjugação nos diferentes tempos verbais, quando é preciso mudar da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o. Isso acontece para que haja harmonia na pronúncia.

A conjugação nos imperativos afirmativo e negativo na 1.ª pessoa do singular (eu) não conjuga, pois não damos ordens a nós mesmos.

Confira a conjugação do verbo dirigir em todos os modos e tempos revisados acima:

  • Presente do indicativo: eu dirijo; tu diriges; ele/ela/você dirige; nós dirigimos; vós dirigis; eles/elas/vocês dirigem.
  • Pretérito perfeito: eu dirigi; tu dirigiste; ele/ela/você dirigiu; nós dirigimos; vós dirigistes; eles/elas/vocês dirigiram.
  • Pretérito imperfeito do indicativo: eu dirigia; tu dirigias; ele/ela/você dirigia; nós dirigíamos; vós dirigíeis; eles/elas/vocês dirigiam.
  • Pretérito mais-que-perfeito: eu dirigira; tu dirigiras; ele/ela/você dirigira; nós dirigíamos; vós dirigíreis; eles/elas/vocês dirigiam.
  • Futuro do presente: eu dirigirei; tu dirigirás; ele/ela/você dirigirá; nós dirigiremos; vós dirigireis; eles/elas/vocês dirigirão.
  • Futuro do pretérito: eu dirigiria; tu dirigirias; ele/ela/você dirigiria; nós dirigiríamos; vós dirigiríeis; eles/elas/vocês dirigiriam.
  • Presente do subjuntivo: que eu dirija; que tu dirijas; que ele/ela/você dirija; que nós dirijamos; que vós dirijais, que eles/elas/vocês dirijam.
  • Pretérito imperfeito do subjuntivo: que eu dirigisse; que tu dirigisses; que ele/ela/você dirigisse; que nós dirigíssemos; que vós dirigísseis; que eles/elas/vocês dirigissem.
  • Futuro do subjuntivo: se eu dirigir; se tu dirigires; se ele/ela/você dirigir; se nós dirigirmos; se vós dirigirdes; se eles/elas/vocês dirigirem.
  • Imperativo afirmativo: dirige tu; dirija ele/ela/você; dirijamos nós; dirigi vós; dirijam eles/elas/vocês;
  • Imperativo negativo: não dirijas tu; não dirija ele/ela/você; não dirijamos nós; não dirijais vós; não dirijam eles/elas/vocês.
  • Gerúndio: dirigindo
  • Particípio passado: dirigido.

Tempos simples e compostos

Quando falamos em tempos simples e em tempos compostos, nos referimos ao modo como os verbos expressam ação, estado, mudança de estado ou, ainda, fenômenos da natureza.

Caso haja apenas um verbo, trata-se de um tempo simples; mas, na ocorrência de dois ou mais verbos, temos um tempo composto. Exemplos:

  • Tempo simples: Dirigirei meu carro novo amanhã.
  • Tempo composto: Teria dirigido, mas fiquei indisposto.

Vídeos sobre tempos verbais

Abaixo, confira materiais para ajudar nos seus estudos:

Tempos e Modos Verbais, Aula de Português – Gramática para Concurso, Vestibular e Enem

O vídeo do canal Curso Online Gratuito traz um compilado sobre o tema e suas flexões de modo, trazendo exemplos para fixar o conteúdo.

Tempos e Modos Verbais

O vídeo do professor Marcos Aguiar é bastante didático e traz também alguns macetes e algumas dicas para quem vai prestar concursos públicos, misturando língua portuguesa com conceitos de lógica.

Tempos verbais – Simulado com 60 questões

Se o intuito for praticar o conteúdo e resolver questões que caem em vestibulares, provas de concurso e Enem, o vídeo do canal Pota Concurseiro é uma ótima escolha.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade