Cloro

Saiba quais são as propriedades do cloro e como esse importante elemento químico está presente em nosso dia a dia.

O cloro (Cl) faz parte do grupo de elementos químicos, sendo um dos mais leves da categoria de halogênios, cuja coloração é amarelo-esverdeada, possui odor forte e é altamente tóxico.

A toxicidade do cloro e sua capacidade corrosiva e irritativa para a saúde humana tornou-se arma química na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, o cloro não é um vilão, já que, com devidos cuidados, ele pode ser útil à saúde pública.

O cloro está presente no meio ambiente sob a forma de cloreto de sódio (NaCI), conhecido como sal de cozinha e presente no mar e na terra. Outras substâncias compostas de cloro são:

• Cloreto de hidrogênio (HCI)
  • Ácido hipocloroso (HCIO)
  • Ácido clórico (HCIO3)
  • Dióxido de cloro (CI02)
  • Clorato de sódio (NaCI03)
  • Clorato de potássio (KCIO3)

Descubra mais sobre esse elemento químico e quais são suas propriedades e usos na natureza e na saúde pública.

O que é cloro?

Cloro é considerado um dos elementos químicos com maior reação na Tabela Periódica e o mais importante dos halogênios, tendo massa atômica de 35,5 u e número atômico 17.

Sua fórmula é obtida através da eletrólise do cloreto de sódio, para fabricar NaOH ou sódio (eletrólise do cloreto de sódio fundido)e bastante útil no tratamento da água e no branqueamento de papel.

No que diz respeito ao cloro não tratado, ele é um gás oxidante, capaz de provocar um incêndio ou morte por inalação, mas com os devidos cuidados e tratamentos corretos, esse elemento químico é de grande utilidade, visto, até mesmo, como herói para a água de todo o planeta.

Usos e propriedades

Como mencionado, o cloro é encontrado sob a forma de cloreto de sódio, e muito se engana quem pensa que aquele “cloro” de piscina ou a água sanitária é cloro puro. Na verdade, trata-se de hipoclorito de sódio, uma substância que contém cloro em sua composição.

Os usos e propriedades do cloro estão listados abaixo:

• Participa do tratamento da água, eliminando bactérias e vírus;
  • É agente branqueador de papel;
  • Sintetiza plásticos, tintas, solventes e gomas;
  • Usado na produção de desinfetantes e inseticidas;
  • Presente na fabricação de titânio nos motores de aeronaves;
  • É componente dos veículos, para a fabricação de painéis, almofadas, para-choques, aditivo de combustível, etc.
  • É matéria-prima do cloreto de vinila, substância que produz o chamado PVC (policloreto de vinila);
  • Está presente na alimentação como sal de cozinha (cloreto de sódio);
  • Faz parte da produção do anestésico clorofórmio.

Outra propriedade do cloro é sua participação na maioria dos medicamentos (alergias, AIDS, câncer, diabetes, dentre outros), nos hospitais para desinfetar as áreas de trabalho e evitar infecções, e na produção de equipamentos médicos, como cateteres, luvas cirúrgicas, próteses, marcapassos, embalagens de proteção aos medicamentos, etc.

Além de ser usado na alimentação como sal de cozinha, o cloro é importante agente bactericida contra a Salmonella, Escherichia coli e Campylobacter, além de higienizar embalagens de alimentos.