Modelos atômicos

Os modelos atômicos consistem em teorias de cientistas que foram elaboradas com base em experimentos para explicar a estrutura e funcionamento de um átomo.

O átomo pode ser definido como a menor fração que forma uma matéria, sendo capaz de ocupar espaço e possuindo massa. Em sua estrutura apresenta-se prótons, elétrons e nêutrons (com exceção do hidrogênio, que é composto apenas por prótons e elétrons).

Os elétrons têm carga negativa e ficam rodeando a eletrosfera do átomo, sendo diferentes dos prótons, que possuem carga positiva e formam o núcleo do átomo junto com os nêutrons, cuja carga é neutra.

Modelos atômicos

– Modelo Atômico de Dalton (Bola de bilhar)

O Modelo da Bola de bilhar foi a primeira teoria a ser estudada a respeito dos átomos. Através dessa teoria Dalton afirmou que o átomo era uma pequena esfera maciça, que não poderia ser dividida, destruída e nem penetrada. Além disso, nesse modelo atômico, o átomo não possuía carga.

O Modelo Atômico da Bola de bilhar pregava também que os átomos não eram alterados quando formavam algum componente químico, mas sim reorganizados.

– Modelo Atômico de Thomson (conhecido como Pudim de passas)

Antes sendo caracterizado como indivisível, nesse modelo essa teoria foi derrubada. Thomson foi o primeiro a propor a teoria de que o átomo poderia sim ser dividido e demonstrou que ele era formado pelos elétrons (com carga negativa) que ficavam presos em algo similar a uma esfera (que possuía carga positiva).

Essa nova teoria ficou conhecida como o Modelo Atômico do ‘’Pudim de passas’’ ou ‘’Pudim de ameixas’’, fazendo uma analogia do átomo com o pudim.

– Modelo Atômico de Rutherford (Planetário)

Rutherford em 1911 realizou um experimento com uma folha de ouro bem fina que foi colocada dentro de uma câmara de metal. Com isso ele tinha a intenção de analisar o caminho dos fragmentos alfa a partir do empecilho que foi criado pela fina folha de ouro.

Observando que alguns dos fragmentos ficavam bloqueados, outros não eram afetados, mas a maior parte dos fragmentos conseguiam ultrapassar o empecilho criado sendo que eram realizados desvios em sua trajetória, ele concluiu que isso acontecia em razão da repulsão elétrica que existia entre as partículas.

Com isso, Rutherford concluiu que o átomo possuía um núcleo e as cargas positivas eram encontradas em baixo volume (que era o próprio núcleo). Além disso, foi possível afirmar na teoria do Modelo Planetário que os elétrons se moviam ao redor do núcleo assim como os planetas se movem ao redor do sol.

– Modelo Atômico de Rutherford-Bohr

O Modelo Atômico de Rutherford foi estudado e aperfeiçoado por Bohr, sendo assim criado o Modelo Atômico de Rutherford-Bohr ou simplesmente Modelo Atômico de Bohr.

Nele Bohr descreveu que os elétrons descobertos por Rutherford não ficavam girando ao redor do núcleo sem nenhuma explicação, Bohr descobriu que isso acontecia porque eles descrevem as órbitas existentes no átomo. Foi definido também que o átomo é uma partícula extremamente pequena, onde mesmo assim a sua maior parte é vazia e o diâmetro presente no seu núcleo é em torno de 100 mil vezes menor do que todo o átomo.

Bohr também definiu que quando a eletricidade passa pelo átomo, o elétron pula para a órbita maior e posterior, sendo que depois volta para a sua órbita de origem. Além disso, quando há esses saltos, há luz como resultado.

Por Tatiele Silva Moreira