Redação

O que é e como escrever um manifesto

Usado para transmitir de maneira persuasiva, opiniões, decisões, ideias e intenções. Você já deve ter vistos vários deles.

Cartas

Certamente você já deve ter enviado e recebido alguma carta, seja de amor, notificações ou até mesmo as temidas cobranças.

Tipos de discursos

Discurso é um elemento que faz parte da linguagem dos seres humanos, podendo ser falado ou escrito. É umas das principais ferramentas que permitem a comunicação entre as pessoas.

Correspondência oficial

Ata, decreto, despacho, memorando. Esses são termos bem comuns para quem vive na rotina da carreira pública. Mas você sabe diferenciar cada um deles?

15 dicas para escrever melhor

Saber escrever bem é essencial não apenas para estudantes ou meros usuários da língua, mas principalmente para aqueles que utilizam a escrita como ferramentas de trabalho.

O foco narrativo

O foco narrativo consiste em definir qual é o ponto de vista do narrador da história, sendo que este pode ser apenas quem assiste aos fatos narrados ou um personagem ativo em sua própria narração.

A narração

A narração, ou texto narrativo, pode ser definida como um texto em que o narrador tem a função de relatar uma sequência de fatos (enredo).

Campos lexicais e semânticos

Os campos lexicais e semânticos são bastante confundidos, por serem temas relacionados e semelhantes. Aprenda a diferenciar.

A reportagem

A reportagem é um tipo de texto jornalístico que vai além do relato de uma notícia. Ela traz informações mais aprofundadas sobre os temas tratados, além de opiniões diversas sobre eles.

Dicas para redação no Vestibular e Enem

Uma das maiores preocupações de pessoas que estão prestes a fazer o ENEM ou vestibular é com relação a redação e sua temática que será cobrada na prova.

Tipos de narrador

Toda narração, obviamente, possui um narrador, que é quem descreve fatos e acontecimentos vistos, ouvidos, lidos ou imaginados em um momento e local determinados. Existem diferentes tipos de narrador em uma história literária.

A argumentação

A argumentação é um recurso de linguagem amplamente utilizado tanto na escrita quanto no discurso oral.

O que é gênero editorial

O gênero editorial é empregado no jornalismo para expressar a opinião de um veículo de comunicação.

Redação: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão

Toda redação deve ser escrita respeitando a sua estrutura clássica: início, meio e fim. Isso garante que as ideias sejam expostas de forma lógica para o leitor.

Redação dissertativa

A Redação Dissertativa é, por exemplo, o tipo de redação solicitado na prova do ENEM, mas não apenas nesse tipo de prova.