15 dicas para escrever melhor

Saber escrever bem é essencial não apenas para estudantes ou meros usuários da língua, mas principalmente para aqueles que utilizam a escrita como ferramentas de trabalho.

Há pessoas que acreditam ser um dom, outros nem tanto, mas a verdade sobre escrever bem vai muito além de apenas uma habilidade natural. As habilidades que nós temos podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e isso acontece também com a escrita.

Para escrever melhor é necessário criar uma mudança em nossos hábitos e treinar para que possamos nos tornar mais íntimos da escrita e consequentemente escrever melhor.

Se você quer escrever melhor, porém não sabe como fazer isso, confira a seguir 15 dicas que irão fazer você desenvolver a sua escrita da melhor forma possível.

15 dicas para escrever melhor

Tenha o hábito de ler

Ler diariamente faz com que você crie um laço com as palavras, aprimora o seu vocabulário e gramática, fazendo com que quando for escrever saiba organizar melhor as ideias no papel. Leia revistas, jornais, livros e outros textos e observe como os autores fazem o uso das palavras, pontuações e desenvolvem a sua ideia.

Dê preferência aos termos nacionais

Os termos oriundos de outras línguas, principalmente o inglês, podem fazer com que o seu texto se torne confuso ou que muitos leitores sem tais informações se sintam perdidos com o uso dessas palavras. Por este motivo, sempre que possível, dê preferência aos termos nacionais ou a sua tradução, caso tenha. Isso deixará o seu texto mais limpo e agradável.

Organize seus pensamentos

Antes de começar a escrever organize as suas ideias e pontue sobre o que você quer escrever e como deseja fazer isso. Com isso o seu texto pode ficar mais organizado e com uma boa sequência lógica de ideias.

Pratique

A prática leva à perfeição, disso sabemos. Assim, coloque em prática a escrita. Comece escrevendo textos sobre coisas que goste ou tenha muita afinidade, depois evolua para temas que você não conheça e necessite de uma pesquisa prévia para poder falar.

Leia seu texto em voz alta

Quando você passa a ler os seus textos em voz alta é mais fácil identificar possíveis erros, repetição de palavras em excesso e até mesmo palavras que juntas não soam muito bem, como é o caso da cacofonia. Além disso, dá para perceber e corrigir falhas de pontuação de um modo mais fácil.

Tenha coerência e coesão nas ideias

Para ter clareza e coesão textual você precisa entender que o seu texto deve ser claro e objetivo. Não enfeite o seu texto com ideias irrelevantes ou palavras muito rebuscadas que você nem faz ideia do que se trata. Dê sempre prioridade a um texto claro e com palavras simplificadas, se possível.

Não faça uso de abreviações

As abreviações, muito utilizadas na internet, fazem com que o seu hábito natural de conhecer as palavras e escrevê-las corretamente seja perdido. Por isso, não abrevie as palavras, procure sempre escrevê-las corretamente para não perder esse hábito natural.

Cuidado com a pontuação e acentuação

Uma vírgula colocada no lugar errado pode mudar completamente o sentido de toda uma frase, assim como a pontuação em determinadas palavras. Por conta disso, para ter uma leitura mais dinâmica e de fácil compreensão, atente-se para os sinais de pontuação e a acentuação gráfica das palavras.

Leia e reescreva seus textos

Nós estamos em constante aprendizado e evolução, quando lemos e reescrevemos nossos textos, fazemos adaptações neles que melhoram o que realmente dá para melhorar.

Peça para outras pessoas avaliarem seus textos

Quando outra pessoa lê o nosso texto, ela pode nos dar um retorno mais preciso de sua real opinião. Peça para que amigos ou familiares de sua confiança analisem o seu texto e pontuem o que gostou e/ou não gostou e se a leitura foi de fácil compreensão e dinâmica.

Escreva sobre a mesma coisa, mas com uma visão diferente

Depois de fazer um texto onde você defende e incentiva a respeito de algo, faça novamente um texto falando sobre a mesma coisa, mas dessa vez você não deve defender e nem incentivar como anteriormente. Assim, você aprimora ainda mais a sua capacidade de escrever sobre qualquer coisa.

Concentração é importante

Mantenha-se focado no que está fazendo. Se você está no momento de praticar, não deixe que pequenas coisas lhe roube a atenção. Pratique o hábito de escrever em lugares calmos e com uma boa iluminação.

Use técnicas de escrita

Caso o seu momento não esteja tão inspirador ou bom para escrever, estude e tente aplicar algumas técnicas de escrita para desenvolver um texto e continuar praticando.

Aprenda diversos gêneros textuais

Não se prenda a apenas um gênero textual; é importante manter a diversificação e saber escrever diversos tipos de textos.

Tenha disciplina

A disciplina é quem fará você conseguir aplicar as dicas anteriores em sua rotina. Por isso, faça um cronograma e procure diariamente manter a disciplina para escrever bem.

Por Tatiele Silva Moreira