Dicas para redação no Vestibular e Enem

Uma das maiores preocupações de pessoas que estão prestes a fazer o ENEM ou vestibular é com relação a redação e sua temática que será cobrada na prova.

Para redigir uma boa redação, diferente do que muitos pensam, não é necessário escrever um texto com inúmeras palavras complexas ou argumentos dignos de premiações. Ao elaborar uma redação o que faz toda a diferença são os detalhes presentes no texto, que devem formar um conjunto harmônico e coerente.

Veja a seguir as melhores dicas para que você consiga elaborar uma redação nota 1000 em qualquer prova.

Se mantenha atualizado

As redações cobradas no ENEM, vestibular e até concursos públicos geralmente propõem temas da atualidade. Então, para fazer uma boa redação é essencial que você esteja engajado nos temas atuais e que possuem probabilidade de serem cobrados.

Conheça o modelo de cobrança da redação

Em todas as provas em que redações são cobradas existem exigências quanto ao tipo de redação que deve ser desenvolvida e a quantidade máxima e mínima de linhas. Por isso certifique-se de que você estará escrevendo o texto solicitado e obedecendo às regras expostas.

O tipo de texto cobrado no ENEM é o dissertativo-argumentativo, onde você deve argumentar e trazer soluções eficazes, sem ferir os direitos humanos. Na maioria dos vestibulares também é cobrado o mesmo tipo de texto do ENEM.

Limite-se ao tema solicitado

Em um vestibular ou na prova do ENEM você nunca deve fugir do tema solicitado, pois a sua redação provavelmente será zerada. Então, tenha cuidado em se manter apenas dentro do tema proposto.

Manter a estrutura organizada

Um texto organizado e bem estruturado é importante para que uma boa nota seja alcançada. Sabemos que a redação deve conter a introdução, desenvolvimento e conclusão, mas é importante saber como dispor tais elementos no texto e o que de fato apresentar.

A introdução é basicamente a apresentação do tema ao qual será tratado no texto, ela deve conter entre 3 até 5 linhas. O desenvolvimento pode ser dividido em desenvolvimento 1 e 2, onde cada um deve apresentar de 5 até 8 linhas; no desenvolvimento você deve argumentar e defender a sua ideia, sempre falando em terceira pessoa.

Já na conclusão você deve apresentar soluções para o problema que foi tratado ao longo de toda a sua redação, ela deve apresentar entre 3 até 5 linhas.

Anote pontos fortes sobre o tema

Ao ler o tema da redação e os contextos que geralmente são apresentados, automaticamente pensamos em coisas que estão relacionadas. Isso acontece automaticamente com quase tudo em nossas vidas. Por este motivo anote tudo o que você pensar ao ler o tema e seus contextos.

Feito isso basta classificar quais foram os pensamentos mais importantes e que podem te fazer escrever melhor sobre o tema, escolhendo-os assim para contextualizar. Mas lembre-se de manter conexão entre tais pensamentos.

Texto objetivo e claro

Uma das características que aumentam a pontuação na redação do ENEM é a objetividade e clareza, fugindo sempre do clichê e uso de frases prontas. Certifique-se de que a sua redação está clara e sem palavras ou expressões que gerem dúvida quanto ao que você quer dizer para o leitor.

Usar frases de autoridade

Citar na sua redação uma frase de alguém importante para reforçar o que você está falando, além de mostrar que realmente você tem uma boa base de conhecimentos, traz um destaque especial para o seu texto.

Por Tatiele Moreira