A narração

A narração, ou texto narrativo, pode ser definida como um texto em que o narrador tem a função de relatar uma sequência de fatos (enredo).

Em uma narração, o narrador fica encarregado de contar o fato em que envolve as personagens da história. Além disso, o fato narrado acontece em um tempo e espaço definidos. Os tipos de texto narrativos são os contos, crônicas, fábulas, novelas e romances.

Assim, a narração pode ser utilizada para narrar textos curtos, como os contos, ou até mesmo narrar uma novela ou romance, que são narrativas em que o enredo é muito mais longo e geralmente gira em torno de um protagonista e vários coadjuvantes.

Estrutura de uma narração

Todo texto é composto por uma estrutura que faz com que ele ganhe suas características e possa ser classificado e identificado de modo mais fácil. A estrutura de uma narração envolve a apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

- Apresentação

A apresentação ou introdução de um texto narrativo é o local onde contém as principais informações a respeito do que será narrado. Essas informações envolve os personagens da história, tempo, espaço e características específicas do fato a ser narrado.

- Desenvolvimento

Também denominado de trama, o desenvolvimento é a parte em que os acontecimentos são narrados de forma mais detalhada, podendo desenvolver um ar misterioso que só será revelado no ápice da narração (clímax).

- Clímax

O clímax é o momento mais esperado do texto, onde fatos são revelados ou ocorrem momentos chaves para que todos os acontecimentos se encaixem perfeitamente e possam encaminhar para um desfecho coerente.

- Desfecho

O desfecho, conhecido também por desenlace, é o momento de finalização do texto narrativo. No desfecho há a conclusão de toda a história e fatos que possivelmente ficaram pendentes durante o desenvolvimento também são esclarecidos.

Elementos de uma narração

- Narrador

O narrador é o responsável pelo foco narrativo (perspectiva). Ele pode ser o narrador personagem (onde o narrador participa da história e geralmente faz a narração na 1º pessoa do singular), narrador observador (o narrador não se envolve no enredo, apenas observa e narra os acontecimentos na 3º pessoa do singular) e narrador onisciente (que sabe tudo sobre o enredo, podendo narrar na 1º ou 3º pessoa).

- Personagens

Os personagens são aqueles que estão envolvidos e participam da história a ser relatada. Eles são definidos como personagens principais (protagonistas, que são os mais importantes no enredo) e secundários (coadjuvantes, que não possuem papel tão importante).

- Tempo

O tempo em que ocorre a narração pode ser classificado como cronológico (em que é descrito no texto e ocorre em uma determinada sequência) ou psicológico (onde sabemos que existe um tempo, mas não conseguimos especificá-lo).

- Espaço

O espaço, assim como o tempo, pode ser classificado em duas formas: como psicólogo ou físico. No espaço físico o narrador indica em que espaço os acontecimentos estão acontecendo (pode ser uma cidade, bairro, cômodo de uma casa, estabelecimentos e outros).

Já no espaço psicológico a narração é feita de forma a narrar os pensamentos e sentimentos do personagem, ou seja, o ambiente é o seu interior, revelando desta forma o que ele pensa ou sente.

- Enredo

O enredo basicamente é a união da apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho da história, apresentando assim um início, meio e fim. Ele conta toda a história relatada pelo narrador.

Por Tatiele Silva Moreira