O que é gênero editorial

O gênero editorial é empregado no jornalismo para expressar a opinião de um veículo de comunicação.

Em meio às notícias publicadas diariamente, os veículos de comunicação precisam destinar um espaço para opinar e se posicionar sobre os assuntos. Chamamos este espaço de editorial. Enquanto o gênero reportagem busca a isenção na hora de relatar uma notícia e ouve fontes que possuem diferentes modos de pensar, o gênero editorial deixa de lado estes princípios e expressa a opinião ou o ponto de vista de quem está todos os dias em contato com os fatos.

  • Origem dos editoriais

O princípio dos editoriais está no jornal impresso. É atribuída a Horace Greeley a publicação da primeira página de editorial da história da imprensa mundial. No "Tribune de Nova York" Greeley defendia causas como o fim da escravidão e das guerras. O estilo textual foi um choque na época. Até então não era comum os jornalistas expressarem sua opinião, que era restrita aos leitores. Greeley recebeu muitas críticas de pessoas que não concordavam com as opiniões. Mas, com o tempo, o jornal cresceu e tornou-se referência, graças aos artigos apimentados.

  • Editorial de jornal impresso

Publicado normalmente em uma página exclusiva, no início dos jornais, o editorial costuma levar o título "Opinião". O material é sempre assinado por um editor ou colunista. Junto a publicação normalmente estão as cartas enviadas pelos leitores. Editoriais ilustrados também podem aparecer, como caricaturas, charges e cartoons.

Normalmente o texto é escrito em terceira pessoa e em formato dissertativo. O conteúdo desenvolve-se com o intuito de avaliar quais questões são importantes para seus leitores sobre um determinado tema apenas. O texto explica e defende a opinião do jornal relacionando o assunto a fatos do passado, prevendo possíveis desdobramentos e estimulando o público a possíveis reações.

Um dos editoriais que causam mais repercussão é o do Jornal Folha de São Paulo. Intitulado "O Que a Folha Pensa", o periódico aborda a opinião sobre assuntos que são divulgados no próprio jornal no formato de reportagem, posicionando-se em temas como aborto e Copa do Mundo. Normalmente, este tipo de publicação gera grande repercussão nas redes sociais.

  • Editorial em outros veículos de comunicação

Atualmente o gênero editorial está presente em transmissões de televisão, rádio e sites. Nas emissoras de TV a veiculação ocorre geralmente com uma vinheta, indicando que será exposta a opinião do editorial. Logo em seguida o âncora do telejornal apresenta o conteúdo, sem a exibição de imagens e ilustrações.

No rádio o gênero editorial costuma ser transmitido de forma parecida com a televisão, com uma vinheta e logo em seguida inicia a exposição do tema. Já em sites o conteúdo normalmente é parecido com o disponibilizado em jornais impressos, um texto corrido é divulgado, podendo ser de tamanho maior que o da TV. Em muitas situações um jornal impresso também reproduz em seu site o mesmo editorial.

  • Editorial de revista

Na área de revistas de moda o termo "editorial" está relacionado às publicações de imagens com o intuito de divulgar marcas e conceitos. Desta forma publica-se de maneira artística e inconsciente as marcas que fazem parte da produção de um ambiente visando mostrar nova tendências e elementos, seja acompanhado de textos ou não.