Redação dissertativa

A Redação Dissertativa é, por exemplo, o tipo de redação solicitado na prova do ENEM, mas não apenas nesse tipo de prova.

A Redação Dissertativa obedece a critérios rígidos de construção da estrutura dos parágrafos que deve seguir a seguinte ordem: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Na dissertativa solicitada no ENEM é pedido uma solução para o problema apontado ou questão discutida, a solução pode ser apresentada no último parágrafo de conclusão, facilitando a composição de uma ideia conclusiva de solução e evitando que a solicitação seja descrita de maneira vaga que pode não ser percebida pelo avaliador.

Obrigatoriamente a dissertativa deve iniciar com uma introdução e no próximo parágrafo é feito o desenvolvimento da redação, no último parágrafo deve ser apresentada a conclusão.

O Que Colocar na Introdução da Dissertativa?

A introdução pode ser feita em apenas um parágrafo curto podendo se estender um pouco, o que é solicitado é que a estrutura dos parágrafos esteja de acordo com a redação dissertativa, a introdução pode ser um pouco menor do que o desenvolvimento.

Na introdução deve ser apresentado um tema, observe o exemplo:

Tema: Descobrimento do Brasil

“ O Brasil foi descoberto no ano de 1500 quando caravelas portuguesas atracaram em terras do estado de Salvador, localizado atualmente no estado da Bahia. ”

Como Fazer o Desenvolvimento da Redação Dissertativa?

No desenvolvimento da redação dissertativa é interessante que você relate um acontecimento ou conte uma história dando detalhes do que deve ser dito, este parágrafo poderá se estender um pouco ou ser constituído de dois parágrafos.

O autor da redação deve ficar atento para não apresentar ideias conclusivas neste parágrafo porque isso poderá confundir os corretores da prova do ENEM, mesmo que você guarde uma outra conclusão para o último parágrafo, o corretor pode entender que são dois parágrafos de conclusão e sentir falta do parágrafo de desenvolvimento e tirar pontos da redação.

Como Fazer a Conclusão da Redação Dissertativa?

A conclusão da dissertativa deve sempre estar no último parágrafo, esta é uma regra de estruturação de parágrafo.

No ENEM a redação dissertativa pede que o aluno apresente uma solução para o problema, fique atento e aproveite para colocar a solução no último parágrafo, a conclusão deve conduzir a solução que foi descrita, observe o exemplo:

Tema: A Poluição Na Atmosfera Terrestre

“ A vida no planeta terra não vai mais existir se o homem não cuidar do planeta e preservar a natureza, é necessário a colaboração de todos os continentes e intervenção da Organização das Nações Unidas para que os países que mais poluem tomem iniciativas e cumpram com as metas de preservação do meio ambiente. ”

Observe que inicio o parágrafo com a conclusão de que a vida na terra não vai mais existir se o homem não cuidar do planeta, após uma breve parada o conectivo é acrescenta a conclusão uma solução necessária para que todos os países colaborem com a preservação do meio ambiente através de abordagem de todos os continentes.

Quantos Parágrafos Deve Ter Uma Redação Dissertativa?

A dissertativa deve ter no máximo quatro parágrafos, existem textos Dissertativos de Teses de Mestrado e outros onde são utilizadas muitas linhas, para a redação do ENEM e concursos públicos o número máximo de parágrafos quatro, o número ideal para não cometer erros três.

É recomendado que exista dois parágrafos apenas no desenvolvimento da Redação, a introdução se não for muito interessante para atrair o leitor deve ser concisa, no segundo parágrafo deve ser desenvolvido o tema, uma dica é utilizar detalhes ao relatar os fatos, desta maneira este parágrafo se estende.

O terceiro parágrafo pode introduzir ou conduzir a conclusão que deve estar no último parágrafo, o ideal para não correr riscos é que se faça a conclusão no terceiro parágrafo, na redação do ENEM junto a conclusão deve ser apresentado uma solução para o tema da proposta.

Por Patrícia Kely