A reportagem

A reportagem é um tipo de texto jornalístico que vai além do relato de uma notícia. Ela traz informações mais aprofundadas sobre os temas tratados, além de opiniões diversas sobre eles.

A reportagem é um dos gêneros jornalísticos que pode ser escrito ou falado (Rádio ou TV). A reportagem baseia-se no relato de um fato, porém, vai mais além, como já mencionado.

A reportagem aborda testemunhos de pessoas envolvidas no acontecimento ou em um assunto e de fontes especializadas no tema abordado. Além disso, traz pontos de vistas diferentes sobre o assunto principal.

Diferença entre a Reportagem e a Matéria

É muito comum que se confunda a reportagem com a matéria. A matéria é outro gênero jornalístico, geralmente, mais curto do que a reportagem.

A matéria se atenta mais em abordar um fato recente, apresentando poucos detalhes sobre a notícia. Também não é comum na matéria a consulta de testemunhas e fontes.

Estrutura da reportagem

A reportagem deve seguir uma estrutura, para que a leitura se torne de fácil compreensão pelos leitores – embora esses modelos não sejam rígidos de serem seguidos.

Em geral, a reportagem conta com elementos jornalísticos como: título, uma frase curta para resumir o conteúdo da Reportagem (chamada de linha fina), um subtítulo, a introdução (lead), o desenvolvimento do texto, além de outros itens. Também pode trazer elementos como gráficos, caixa de informações, intertítulos, olho (frases repetidas no meio da diagramação da Reportagem), entre outros.

Em relação ao conteúdo da reportagem, temos o tema central, os temas secundários (não obrigatórios), as entrevistas, os relatos, fotografias, etc.

O lead, por exemplo, é uma parte essencial na reportagem. É através dele que o leitor decidirá se o conteúdo da reportagem lhe interessa ou não. Para se formular o lead, o jornalista conta com uma técnica onde ele deve apresentar informações que respondam a 5 perguntas: O que? Quem? Como? Quando? e Onde? Isso facilita muito na redação do lead.

Como fazer uma boa reportagem

Uma boa reportagem deve envolver o leitor. Para isso o jornalista conta com os recursos de conteúdos abordados, além de ferramentas gráficas que facilitam e complementam as informações de seu texto.

Além disso, é importante a imparcialidade do repórter durante a reportagem. Por isso, a boa reportagem deve apresentar relatos diferentes de pessoas envolvidas em um tema e a opinião de especialistas no assunto. Em geral, usam-se 3 tipos de fontes para garantir a imparcialidade da reportagem: uma fonte a favor do assunto, uma fonte opositora ao assunto e uma fonte neutra em relação ao assunto (geralmente, o especialista).

Dessa maneira, a reportagem deixa a critério e ao entendimento do leitor as conclusões sobre o assunto tratado, sem que o repórter opine.

Outras técnicas de reportagem

Algumas técnicas, além das já apresentadas, ajudam um jornalista a construir uma boa reportagem. Ele pode seguir as seguintes técnicas:

1. Escolher um tema/assunto relevante ou atual,

2. Pesquisar bastante sobre o assunto escolhido para a Reportagem,

3. Definir para que tipo de público irá escrever,

4. Preparar-se para realizar as entrevistas, fazendo uma pauta das perguntas,

5. Separar todo o conteúdo conseguido por meio das entrevistas, para, depois, escolher os mais interessantes,

6. Iniciar a Reportagem pelo Lead,

7. Finalizar a reportagem de forma isenta de opiniões ou conclusões,

8. Escolher fotos, gráficos, mapas e ilustrações em geral para a Reportagem,

9. Revisar atentamente a Reportagem, para evitar erros.

10. Formular um bom título, procurando colocá-lo no tempo presente.

Por Erica Franco