Catolicismo

Entenda o que é o catolicismo, suas bases, seus símbolos e a função do Papa.

Catolicismo

O catolicismo é uma das vertentes do Cristianismo, que é a maior religião do mundo.

A doutrina Cristã, ou seja, aquela que tem Jesus Cristo com seu salvador, se divide em Igreja Católica, igreja protestante e igreja ortodoxa.

No Brasil, cerca de 86% da população é cristã e a maior parte é católica, representando 64% do total de brasileiros, contra 22% dos evangélicos.

O catolicismo representa a Igreja Apostólica Romana. A origem do termo vem do grego "katholicós" e significa universal, uma alusão a universalidade da religião. Apostólica significa a continuação do trabalho dos apóstolos de Cristo e romana é pelo fato de sua sede estar localizada em Roma.

O papa

A autoridade máxima do catolicismo é o Papa. Este termo significa Pedro Apóstolo Príncipe dos Apóstolos.

Baseado neste título, é fácil supor que o Papa é o sucessor de São Pedro.

Sua eleição é feita por votação secreta, onde cardeais de até 80 anos votam. Esta eleição ocorre no Vaticano.

São cerca de 135 pessoas aptas a votar, sendo que 6 deles são brasileiros.

Quando um novo Papa é eleito, pode-se ver na chaminé da Capela Sistina a fumaça branca. Isso significa que o novo papa foi escolhido.

O primeiro papa foi São Pedro, entre os anos de 33 e 67. O atual papa é Francisco, o 266º Papa da Igreja Católica e sucedeu Bento XVI, que abdicou de seu papado em 2013.

Simbologia

Os principais símbolos do catolicismo são:

  • Cruz: é o mais conhecido e o mais essencial símbolo da Igreja Católica. Representa a crucificação de Jesus Cristo. Ao contrário do que ocorre no catolicismo, algumas religiões apresentam a cruz sem Cristo;
  • Lírio: considerada a flor do catolicismo, lembra a pureza de Jesus Cristo. Os católicos mais tradicionais se presenteiam com esta flor durante a páscoa;
  • Terço: representa a pureza de Maria, mãe de Jesus. Um terço possui várias contas e é utilizado durante a reza da ave-maria;
  • Nossa Senhora: pode ser vista em várias capelas e Igrejas. É a representação visual de Maria;
  • Pelicano: este é um símbolo católico pouco conhecido e representa o sacrifício de Jesus, visto que o pelicano muitas vezes se corta para alimentar seus filhotes;
  • Bíblia sagrada: símbolo das religiões cristãs, é a base do catolicismo;

Os mandamentos

Além dos 10 mandamentos bíblicos, já conhecidos por todos e que não serão relatados aqui por ser um conceito do Cristianismo como um todo, o catolicismo possui 5 mandamentos ligados à vida litúrgica. Vamos conhecê-los:

  1. Participar das missas dominicais, guardar os domingos e os dias santos, como Natal, Corpus Christi, entre outros, abstendo-se inclusive do trabalho;
  2. É preciso se confessar pelo menos uma vez ao ano. Este é o sacramento da reconciliação;
  3. Receber o sacramento da Eucaristia. É o mais importante dos sacramentos, pois representa receber o corpo e o sangue de Jesus;
  4. Jejuar e abster-se de carne na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa;
  5. Ajudar a Igreja em suas necessidades, com o dízimo ou com uma simples ajuda. O importante, de acordo com o Código de Direito Canônico, é dar com alegria, conforme relato bíblico de São Paulo em 2Cor 9, 7.

O catolicismo no Brasil

No Brasil, o catolicismo se inicia com a chegada dos portugueses, quando começa a catequização indígena. Isso ocorre no ano de 1500, quando o frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa na Ilha de Vera Cruz.

Os jesuítas chegam no Brasil por volta de 1549 e fundam a primeira capital do Brasil, Salvador. Dois anos depois é formada a primeira diocese brasileira.

Já no século XVII chega ao Brasil o padre Antônio Viera, que fazia parte da Companhia de Jesus. Durante o tempo que ficou aqui, comandou diversas missões.

A primeira ordem religiosa feminina surge na Bahia em 1677. Era a Ordem das Clarissas.

No século XVIII, devido a conflitos internos, Marquês do Pombal fecha a Companhia de Jesus e os Jesuítas são expulsos do Brasil.

Em 1824, 2 anos após a independência do Brasil, a constituição do Império define o catolicismo como religião oficial brasileira.

Em 1854 se inicia a missão da ordem dos franciscanos.

Com a Proclamação da República em 1889, é decretada a liberdade religiosa.

Já no século XX, Dom Carlos Duarte da Costa funda a Igreja Católica Apostólica Brasileira.

Em 1952, dom Hélder Câmara funda a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Na década de 1980 o papa João Paulo 2º visita 23 cidades brasileiras e eleva o Santuário de Aparecida (SP) à condição de Basílica.

Em 1991 ocorre a segunda visita do papa João Paulo 2º ao Brasil.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade