Hinduísmo

Hinduísmo é uma religião indiana que consiste em uma gama de práticas religiosas, espirituais e filosóficas, dentre as quais inclui a adoração a deuses, o dharma e o karma.

Hinduísmo é um conjunto religioso e cultural indiano que abrange um vasto grupo de ideias, filosofias e crenças. Sem uma data exata de seu surgimento (alguns afirmam ter sido há mais de 300 mil anos), o hinduísmo é considerado a 3ª maior religião do mundo (e oficial da Índia), seguido do cristianismo e do islamismo.

A religião hindu, diferente de outras religiões, não possui um sistema único de crenças, e sim, um conjunto de crenças que inclui milhões de deuses, e nem todos são venerados pelos praticantes do hinduísmo.

Por se tratar de uma crença desenvolvida, a mitologia hindu permite que seus praticantes escolham seu deus, suas filosofias e qualquer coisa dentro da crença hindu tenha afinidade para que possam venerar.

O que é hinduísmo?

O hinduísmo, como mencionado, compreende um conjunto de práticas espirituais, religiosas e filosóficas, em que cada hindu escolhe a sua própria filosofia ou venera um deus, sem se prender a uma única crença.

Na cultura hindu, não há uma figura representativa da religião, como o Papa no cristianismo, nem mesmo uma única “bíblia” e nenhuma organização como no Vaticano. Como se trata de uma crença individual, nem todos cultuam o mesmo deus. No leste da Índia, por exemplo, é muito comum encontrar adeptos das deusas hindus.

Como surgiu o hinduísmo?

Muitos acreditam que o hinduísmo surgiu há milhares de anos antes do cristianismo a partir dos textos sagrados chamados Vedas.

Esses textos foram escritos pelos arianos, habitantes da Pérsia (atual Irã) por volta de 1500 a.C, ajudando no surgimento do hinduísmo por essas tradições védicas. No século XI, a doutrina hindu sofreu influências do islamismo devido a uma invasão muçulmana na região.

A doutrina hindu também sofreu alterações em sua cultura quando a Índia foi dominada pelos ingleses no século XIX, fazendo com que novas seitas e escolas surgissem.

Principais características do hinduísmo

Segue abaixo as principais características de quem segue a cultura hindu:

  • Respeito pela tradição;
  • Crença em reencarnação;
  • Acreditar e adorar um Deus sob qualquer forma;
  • Confiar nos livros sagrados;
  • Confiar nos guias espirituais;
  • Importância dos ritos;
  • Sistema de castas.

Com o passar dos anos, nem todos os hindus seguem as características tradicionais da religião, como o sistema de castas, negado pela constituição, e os ritos. O sistema de castas é formado por grupos sociais que separam os párias (intocáveis) daqueles considerados dentro de uma hierarquia social respeitada, como os sudras (operários), vaicias (comerciantes), xátrias (guerreiros) e brâmanes (sacerdotes).

Filosofia e práticas hindus

Existem 4 ideias filosóficas importantes a serem destacadas:

  • Dharma – Missão de vida;
  • Karma – Ação e reação;
  • Samsara – Ciclo de renascimento;
  • Moksha – Libertação;
  • Yogas – Caminhos para a libertação.

Entre as práticas do hinduísmo, inclui o puja (rito religioso no qual há oferenda ao deus), o prasad (quando o sacerdote que faz o puja distribui a oferenda ao povo presente nos templos) e muitas outras adorações em ambientes sagrados.

Muitos hindus seguem uma dieta vegetariana por considerarem a vaca um animal sagrado em toda Índia. Outras práticas hindus são a meditação, o yoga e o canto de mantras.

Principais deuses hindus

Os deuses hindus são conhecidos como avatares, que significam manifestações ou encarnações de três divindades: Brahma, Vishnu e Shiva. Por sua vez, esses três deuses são manifestações do Brahman, tido pelos hindus como o princípio cósmico que se manifesta em todas as coisas existentes no mundo.

Os principais deuses hindus são:

  • Brahma – É o deus na cultura hindu, o criador do universo;
  • Vishnu – O deus que preserva, e faz parte da trindade de Trimúrti, correlacionado a santíssima trindade;
  • Shiva – O criador do Yoga, deus da destruição e transformação;
  • Krishna – Representa as manifestações do Deus Supremo;
  • Ganesha – O mais popular da Índia. Filho de Shiva e de Parvati, considerado o deus da fortuna. Possui cabeça de elefante.

Diferenças entre hinduísmo e budismo

Tanto a cultura hindu quanto a budista compartilham da mesma crença em reencarnação, apostando em um comportamento mais virtuoso para não voltar na próxima vida sob uma forma inferior.

Também possuem os conceitos de dharma e karma, mas com uma diferença: os budistas buscam o Nirvana, um estado de paz e felicidade eterna. Já os hindus almejam alcançar o moksha, a busca pelo conhecimento por meio dos deuses.

Outras diferenças entre o hinduísmo e o budismo têm relação com as suas origens: o budismo foi difundido pelos conhecimentos de Buda e consagrado como uma das principais religiões da China. O hinduísmo surgiu a partir dos Vedas, textos sagrados escritos pelo povo ariano, e é a religião oficial dos indianos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade