Contaminação radioativa

Conheça os efeitos e os fatores que influenciam através da contaminação radioativa sobre o corpo humano.

O que é Contaminação radioativa?

Contaminação radioativa é o contato e a retenção de material radioativo, geralmente em forma de líquido ou poeira. Pode acontecer por meio da inalação, da ingestão ou da penetração através da pele ou de algum ferimento específico. Essa contaminação pode ser do tipo: externa ou interna.

A contaminação do tipo externa ocorre na pele ou nas roupas, onde pode cair ou ser retirada por atrito, contaminando pessoas e objetos. Já a contaminação interna é o material radioativo dentro do corpo, o qual pode contaminar através da ingestão, inalação ou por meio de lesões na pele. 

 Como a Contaminação Radioativa ocorre no corpo?

Em geral, a radiação atua nas estruturas moleculares das células, impossibilitando a saudável reprodução da célula e provocando alterações aleatórias e graves em nosso DNA, que interfere no adequado funcionamento de todo o corpo ao mudar proteínas essenciais para a manutenção da vida.

Além disso, destroem o metabolismo e ocasiona sintomas, tais como: sangramentos, vômitos, diarreia, podendo gerar um câncer e até mesmo a morte. Há alguns tratamentos para desintoxicação de pessoas contaminadas com radiação, mas a sua eficácia dependerá do nível de exposição, do organismo e de condições anteriores de saúde, visto que, em sua grande maioria, a contaminação é letal a curto ou longo prazo.

Estudos revelam que existem contaminação radioativa, quando radionuclídeos artificiais estão presentes no ambiente terrestre, como no solo, nas plantas, na água, nos alimentos e em nosso corpo interno e externo.

Se uma pessoa sofre contaminação por radiação, consequentemente ela torna-se uma ameaça para outras pessoas. Visto que, o material radioativo que está presente em determinado corpo, permanece emitindo radiações, e isso poderá contaminar outras pessoas. 

Fatos que ocorreram sobre efeitos de contaminação por radiação

Em 13 de setembro de 1986, na cidade de Goiana, aconteceu uma tragédia radioativa, a do Césio 137.  O incidente teve início, após dois jovens catadores de materiais recicláveis, encontraram e abriram um aparelho de radioterapia contendo o elemento radioativo. Na ocasião, quatro pessoas morreram, mais de mil foram contaminadas e, estima-se que dezenas de pessoas faleceram em consequência de complicações desenvolvidas a partir da contaminação pelo césio 137.

No ano de 1986, ocorreu uma das maiores tragédias radioativa, na cidade de Chernobyl, na Ucrânia. Um reator da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu, e altos índices de radiação foram emitidos. Até hoje não sabe ao certo o número de vítimas, entretanto, a Organização Mundial da Saúde estima-se que mais de 4 mil pessoas tenham morrido e 50.000 contaminados em decorrência da exposição.

Contaminação radioativa na agricultura

A agricultura também pode ser afetada pela contaminação por radiação, uma vez que, o perigo maior está na exposição às radiações ionizantes que podem ocasionar danos biológicos nas células de novas sementes e cultivos.

Fatores que influenciam a contaminação radioativa

  • O tempo de exposição à fonte de radiação;
  • A distância mantida entre o trabalhador e a fonte de radiação;
  • A blindagem: barreiras feitas de materiais que sejam capazes de absorver radiações ionizantes;
  • Uso de equipamentos protetores, os níveis de radiação, o poder de conscientizar a sociedade sobre os riscos da contaminação radioativa, dentre outros.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade