Fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva tem como finalidade melhorar o tratamento funcional do atleta ou não em um período menor de tempo.

A fisioterapia esportiva tem demonstrado ao mundo a sua grande relevância, principalmente para os atletas.

Muitas pessoas acreditam que essa vertente terapêutica está ligada somente aos atletas profissionais, porém estão equivocados.

Fisioterapia Esportiva – O que é

A fisioterapia esportiva também é conhecida como fisioterapia desportiva ou fisioterapia do esporte.

A finalidade principal desta área de atuação do fisioterapeuta é fazer com que uma pessoa tenha condições de retornar a prática do esporte em um pequeno período de tempo.

Além disso, a fisioterapia esportiva também é utilizada para tratar e prevenir as lesões oriundas do desgaste das articulações.

Há alguns anos é possível constatar que o número de adeptos a prática esportiva tem aumentado de forma significativa e em consequência, também aumentou o número de lesões esportivas.

Desta forma, conforme a gravidade da lesão, o atleta profissional ou não precisará se afastar de forma total ou parcial da atividade.

Com o auxílio da fisioterapia esportiva, o período de afastamento será reduzido, por causa das técnicas utilizadas.

Para quem serve a fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva não é destinada aos aletas que têm rendimento alto, mas sim, para qualquer pessoa que pratica alguma atividade esportiva.

Portanto, a fisioterapia esportiva é indicada também para as pessoas que jogam futebol no final de semana, que vai a academia diariamente, corre todos os dias, entre outros.

Então, não é direcionado somente para profissionais, mas também para os amadores, já que todos podem a qualquer momento sofrer uma lesão.

Benefícios da Fisioterapia Esportiva

A fisioterapia esportiva não se preocupa somente com a recuperação do atleta, mas sim com diversos outros aspectos.

Atenção com à saúde - A fisioterapia esportiva também pode auxilia com dicas de atividades físicas para prevenir o surgimento de algumas doenças.  Com isso, ao trabalhar em conjunto com médicos, farmacêuticos, nutricionistas, poderá sugerir a melhor atividade, conforme as limitações físicas da pessoa.

Recuperar e prevenir lesões musculoesqueléticas – O profissional de fisioterapia realiza o chamado diagnóstico clínico e com isso, propõe a recuperação funcional adequada a lesão sofrida, justamente para haver o retorno rápido a atividade.

Diversos exames específicos são realizados para poder constatar a gravidade da lesão e então, realizar adequadamente a intervenção terapêutica.

Análise dos problemas clínicos – O fisioterapeuta esportivo analisará os problemas clínicos principais do atleta, para que possa realizar a pesquisa das causas e consequências e com isso, propor um tratamento específico e que traga resultados positivos.

Portanto, é de grande importância a atuação do fisioterapeuta, já que em grande número de situações, as lesões esportivas são oriundas da prática incorreta da atividade ou dos exercícios.

Acreditar que praticar exercícios ou atividade com alta intensidade sem acompanhamento pode trazer grandes consequências, como sobrecarregar o corpo e com isso, surgir lesões.

As lesões podem ser simples ou até mesmo graves, como por exemplo, o rompimento dos ligamentos.

As técnicas utilizadas por meio da fisioterapia esportiva é conforme a modalidade de esporte ou tipo de exercício realizado pelo atleta.

Além disso, os recursos a serem utilizados na recuperação ou até mesmo na prevenção serão de acordo com a avaliação do profissional e da patologia do atleta.

Por Janaina Silva

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade